Sustentabilidade   |   16/02/2018   |   1.59 Mil visualizações

Cada vez mais estamos preocupados com nossa alimentação e os produtos que levamos à mesa. Já é bem sabido que a maioria dos vegetais e alimentos está cheio de conservantes e agrotóxicos, substâncias que fazem mal a nossa saúde.

Mas para ter uma alimentação saudável e usar produtos naturais não é preciso morar no interior. Você também não precisa comprar em lojas especializadas que cobram muito caro por esses produtos.

Basta liberar um pequeno espaço em sua casa e fazer uma mini horta de vegetais, temperos e hortaliças diversas. Quer aprender como fazer isso?

Confira neste post os cuidados na hora de criar um canteiro doméstico e algumas sugestões para ter o seu próprio ambiente de plantio. Veja as dicas abaixo e invista sério na sua alimentação saudável e de sua família.

Cuidados para ter uma mini horta em casa

Antes de pensar em criar uma horta em sua casa é preciso tomar alguns cuidados.

Primeiro você deve considerar o espaço disponível para criar o canteiro, assim fica fácil decidir pelo melhor modelo de horta e também quais plantas serão cultivadas.

Verifique também se o local recebe a luz do sol entre 3 ou 4 horas por dia, de preferência pela manhã quando os raios solares são mais brandos. A maioria das hortaliças e vegetais precisa dessa exposição para fazer a fotossíntese e crescer de forma saudável.

Cuidado com o compartilhamento de vasos entre duas ou mais plantas. Para que isso dê certo é preciso que ambas as espécies possuam características similares. Por exemplo, as plantas devem ser expostas ao sol pelo mesmo período de tempo e regadas com a mesma frequência e quantidade de água.

Ao tomar esse cuidado na escolha dos vegetais que farão parte de sua horta doméstica, você evita sacrificar uma planta para que outra cresça.

Identifique cada uma das espécies e pesquise muito sobre elas. O ideal é criar um diário de plantio, uma espécie de caderno ou bloco de notas, onde você vai anotar todos os detalhes dos vegetais de sua horta como idade, hora de irrigação, exposição ao sol e assim por diante.

Tenha muita paciência e dedicação, essas são as palavras de ordem para quem deseja criar um espaço de plantio dentro do quintal ou da sua própria casa. Uma mini horta é como um bicho de estimação, exige cuidados regulares, muita paciência e dedicação para colher os frutos.

Se não tem certeza sobre quais plantas combinam com o clima de sua cidade ou podem ser criadas em mini hortas, consulte um especialista. Um agrônomo experiente pode ajudar a criar um canteiro de plantas e hortaliças em sua casa com sucesso.

Como fazer uma mini horta em casa?

Agora que você já viu os pré-requisitos para criar um mini horta em casa, vamos partir para o que interessa.

Ter uma pequena área em seu terreno ou mesmo dentro de casa é uma ótima pedida. Plantar ajuda a relaxar, tirar o estresse e ainda pode render alimentos saborosos e sem nenhum conservante ou agrotóxico.

Em suma, o seu bem-estar e a sua saúde como um todo agradecem essa iniciativa.

Mas o fato é que existem muitas formas para criar um pequeno canteiro doméstico. A melhor forma para fazer isso vai depender do espaço disponível, das plantas que deseja cultivar e também das particularidades de sua região.

Depois de ter todas essas informações em mãos, aí sim podemos conhecer algumas ideias incríveis de mini hortas.

Veja três maneiras de fazer uma mini horta em casa, independente de onde você mora e o que deseja plantar. Confira agora mesmo como tirar esse sonho verde do papel e torná-lo realidade.

1. Fixando na parede
3 maneiras de fazer uma mini horta em casa | Use Orgânico

Para quem tem pouco espaço dentro de casa e até mesmo no quintal, as hortas fixas na parede são ótimas opções. Além de economizar espaço, elas são grandes aliadas da decoração. Afinal, quem não gosta de ter aquela parede recheada de vasos e plantas?

Da mesma forma, uma mini horta pode dar uma função perfeita para aquela parede que você não usa. Apenas lembre-se que deve pegar sol nesse local em algum momento do dia e evite lugares muito úmidos ou com rajadas de ventos muito fortes.

Em seguida, plante as suas hortaliças e fixe-as na parede através de vasos, garrafas pet, latinhas e até caixas. Use a sua imaginação e crie um ambiente só seu e muito bonito para receber as suas plantinhas.

Como exemplos de locais para receber seu ambiente verde, estão: muros, paredes da lavanderia, roll de entrada da casa, paredes próximas a janelas da cozinha e etc.

2. Hortas suspensas

3 maneiras de fazer uma mini horta em casa | Use Orgânico

Foto: bananacraft.com via Pinterest

Não tem uma parede sobrando para pendurar seus vasos de planta? Não tem problema! Você pode optar pelas mini hortas suspensas, que mantém as hortaliças erguidas.

Esse tipo de canteiro também é muito útil para colocar na sua cozinha, acima do local onde prepara os alimentos. Assim as plantas e temperos ficam ao alcance da mão na hora que está cozinhando.

Dependendo do que você deseja plantar, as hortas suspensas costumam ocupar mais espaço do que na parede. Então, é bom dedicar um lugar específico para receber as hortaliças e que seja próprio para o plantio.

Use garrafas pet, vasos invertidos, latas e outras opções para manter a horta no ar. Prenda os recipientes com correntes ou cordas, como preferir. Aliás, a forma com você fixa as plantas também pode ser um grande diferencial para sua decoração, então aproveite para usar ainda mais a criatividade nessa hora.

Não se esqueça do escoamento da água na horta suspensa. Você vai precisar comprar vasos específicos e não regar muito os vegetais. Caso contrário eles podem ficar úmidos dentro dos recipientes e acabar apodrecendo. Tome muito cuidado!

3. Espaço verde
3 maneiras de fazer uma mini horta em casa | Use Orgânico

Essa opção é para quem tem um quintal para plantar suas hortaliças e manter o seu canteiro. Pode ser um pequeno jardim, ou mesmo uma área pequena junto ao muro ou sua casa mesmo.

O tamanho do local não é importante, mas sim o que será plantando e o carinho que você vai aplicar sobre as plantas.

Nesse espaço verde no chão você pode apelar pelo modo tradicional e criar um canteiro do zero. Para isso capine a área, mexa a terra e adicione adubo. Só depois plante o que você deseja.

Também é importante ficar atento aos cuidados que já mencionamos neste artigo. A área também precisa receber sol e estar de acordo com essas exigências para que sua horta vingue.

Já tem uma mini horta em sua casa ou apartamento? Qual dessas opções mais chamou a sua atenção? Deixe o seu comentário abaixo e compartilhe suas experiências com outras leitoras!

#useorganico

Comentários

Não tóxico

Não testado
em animais

Livre de
parabenos

Vegano

Gluten-Free