Beleza Saúde   |   16/11/2018   |   1.44 Mil visualizações

O óleo essencial de patchouli é extraído de uma planta de porte médio, da família Pogostemon e nativa do sudeste da Ásia. Esse óleo é forte, de aroma bem marcante e vem sendo utilizado há vários séculos nos setores de perfumaria, cosméticos e cuidados pessoais.

Devido às suas propriedades medicinais e terapêuticas é um grande aliado da saúde e bem-estar das pessoas. Justamente por esse motivo conquistou a admiração do mundo todo e tornou-se tão presente em nosso dia a dia.

Mas você sabe para que serve realmente o óleo essencial de patchouli? Já sabe como usá-lo em sua rotina e assim obter os melhores benefícios desse produto natural?

Veja neste post os principais benefícios do óleo essencial de patchouli e conheça as formas mais práticas e eficazes de usá-lo. Acompanhe este conteúdo e aprenda de vez como incluir esse produto em sua rotina e ter mais saúde.

1. Benefícios para a pele

O óleo essencial de patchouli possui propriedades antissépticas, adstringentes e cicatrizantes, que contribuem com a saúde e o bem-estar da sua pele. Por causa disso, essa substância é muito usada para o tratamento de diversas doenças e problemas de pele, tais como:

  • Acne;
  • Caspa;
  • Cicatrizes;
  • Dermatite;
  • Eczema;
  • Envelhecimento precoce;
  • Pé de atleta;
  • Queimaduras;
  • Rachaduras;
  • Entre outros.

Além disso, o patchouli ajuda na tonificação e regeneração das células combatendo o câncer e melhorando a firmeza da pele. O óleo de patchouli também pode ser usado para combater a retenção de líquidos, varizes, estrias e celulites. Também é um ótimo aliado para minimizar o desconforto provocado pela picada de insetos e manter as bactérias longe de seu corpo, além de atuar como um repelente natural.

2. Benefícios para o humor

Os benefícios do óleo de patchouli para o humor também são muito famosos e os motivos principais para a popularidade dessa substância. O patchouli promove o relaxamento e melhora o humor quando aplicado na aromaterapia, fator que o torna um excelente aliado contra a depressão e o estresse.

Pessoas que sofrem com ansiedade extrema também podem usar do óleo essencial de patchouli como um calmante natural. Além disso, ele também é indicado como sedativo natural para os casos de insônia severa.

O patchouli é um ótimo aliado para o humor, que ajuda a promover sentimentos agradáveis e manter a depressão longe de você. Também revigora a mente, dá mais fluidez aos pensamentos e é um ótimo alívio para um dia corrido de trabalho ou estudo.

O cheiro adocicado também traz sentimentos agradáveis quando usado na aromaterapia, além de aconchego e boas vibrações.

3. Benefícios para a saúde
4 benefícios do óleo essencial de patchouli e como usá-lo!

Além de todos os benefícios que vimos até agora, o óleo de patchouli concentra ainda mais vantagens para nossa saúde. Esse produto natural é considerado um remédio por muitos profissionais de saúde, ajudando a tratar, prevenir e curar diversas doenças.

Veja algumas das vantagens do óleo de patchouli para sua saúde:

  • Ajuda a combater hemorragias;
  • Aumenta os glóbulos vermelhos no sangue;
  • Combate a hipertensão arterial;
  • Combate a queda de cabelo;
  • Contribui para a oxigenação dos órgãos e células;
  • Dá mais fome e acelera o metabolismo;
  • Diminui o colesterol ruim;
  • É um excelente diurético;
  • Evita o desenvolvimento de câncer;
  • Minimiza as dores musculares e no corpo;
  • Reduz a febre e inflamações;
  • Trata infecções diversas;
  • Trata problemas nos dentes e gengiva;

O óleo essencial de patchouli também é um fungicida poderoso, o que ajuda a prevenir e combater infecções causadas por fungos. Também atua como um inseticida natural, útil para manter mosquitos longe e evitar doenças como Zika, Dengue, Febre amarela e outras.

4. Outros benefícios do patchouli

A lista de benefícios do óleo de patchouli não para de crescer. Você sabia que ele é considerado como afrodisíaco também? Pois é!

O óleo essencial de patchouli pode ser usado para recuperar a libido do casal, através do aumento dos hormônios sexuais masculinos e femininos (estrogênio e testosterona, respectivamente).

As dores de cabeça e cefaleias também podem ser combatidas com o óleo de pacthouli. Essa substância natural também ajuda a controlar a enxaqueca e diminuir as dores tensionais na cabeça, que causam extremo desconforto.

Como usar o óleo essencial de patchouli?
4 benefícios do óleo essencial de patchouli e como usá-lo!

Existem muitas formas de incorporar o óleo de patchouli a sua rotina. A mais comum é através da aromaterapia, que traz a maioria dos benefícios que vimos até agora.

No entanto, você ainda pode apelar para a massagem corporal. Nesse caso, basta adicionar algumas gotas do óleo em seu creme de massagem e espalhar pelo seu corpo com movimentos circulares.

Outra forma de utilizar o patchouli é durante o banho. Você pode adicionar algumas gotas na água do banho caso tenha uma banheira, ou pingar o óleo em sua espuma de banho e aplicar diretamente sobre a pele.

Para os casos de dores intensas ou infecções, o óleo de patchouli ainda pode ser usado como compressa. Basta adicionar algumas gotas em água morna, umedecer um pano ou toalha e aplicar sobre a região afetada.

A queima da essência de patchouli também é uma ótima forma de usá-lo, especialmente como repelente natural ou na aromaterapia. É possível encontrá-lo como incenso em lojas de produtos naturais ou mesmo folhas secas. Outra opção é pingar algumas gotas sobre o incenso comum antes da queima.

Os difusores elétricos também podem ser usados para espalhar o óleo essencial de patchouli pelo ambiente. Basta comprar o refil, colocar no difusor e deixar que esse equipamento equilibre o ambiente com essa fragrância maravilhosa.

Uma última forma de usar é na aplicação direta sobre a pele. No entanto, tenha cuidado com a quantidade do produto a ser aplicada e certifique-se que não tem alergia antes de cobrir uma região maior do corpo, ok?

Gostou de ver esses benefícios do óleo essencial de patchouli e como incluí-lo no seu dia a dia? Aproveite e conheça os nossos produtos a base de patchouli e deixe sua rotina ainda mais saudável e natural. Confira!

#useorganico

Comentários

Bitnami