Sustentabilidade   |   22/06/2018   |   2.13 Mil visualizações

Você já pensou em usar plástico biodegradável em sua rotina? Pois deveria!

Esse material ecologicamente correto traz muitos benefícios para o meio ambiente, animais e até mesmo para você. Afinal de contas, não é segredo para ninguém que o plástico comum é um verdadeiro veneno para nossa saúde, não é mesmo?

Nunca tinha parado para pensar por esse ângulo?

Calma! Ainda dá tempo de rever os seus hábitos e reduzir os impactos de sua escolha na natureza e todos os indivíduos que dependem dela para sobreviver.

Veja neste post os 4 motivos principais para usar o plástico biodegradável sempre que possível e descubra as vantagens dessas embalagens para sua vida. Confira este post agora mesmo e acompanhe os benefícios de uma escolha sustentável e consciente!

1. Menos risco de câncer

O primeiro motivo para adotar o plástico biodegradável é o risco menor de câncer, sem dúvida. Diversos estudos ligaram o plástico proveniente do petróleo com os casos de câncer e outras doenças graves em humanos e animais.

O maior motivo para isso é que o plástico convencional absorve partículas nocivas à saúde e as libera dentro do nosso organismo. Além disso, alguns cientistas acreditam que existem nano partículas nessas embalagens que afetam as nossas células e as tornam cancerígenas.

Só para se ter uma ideia, um estudo mais recente nos EUA revelou que milhões de pessoas estão consumindo esses itens nocivos na água. Isso mesmo!

Os dois litros desse líquido precioso que devemos ingerir diariamente estão, na verdade, envenenando as nossas células com substâncias que causam câncer.

E não é só com aquelas pessoas que usam garrafas pet ou copos plásticos. De acordo com o estudo, a água já vem contaminada pela torneira em diversos países do mundo.

Usar o plástico biodegradável garante a sua saúde e de todas as pessoas que você ama. As embalagens sustentáveis são criadas com produtos  naturais e que não trazem risco nenhum à nossa saúde.

2. Decomposição mais rápida
4 motivos para usar o plástico biodegradável na sua rotina!

Outro dado interessante em relação ao plástico comum é sua decomposição extremamente demorada. Uma garrafa pet lançada em um aterro sanitário, por exemplo, pode levar milhares de anos até desaparecer completamente.

Enquanto isso, essas embalagens que parecem inofensivas, contribuem para poluir o meio ambiente e causar doenças.

Para piorar o quadro, já foram produzidas mais de 7 milhões de toneladas desde a década de 1950, de acordo com a primeira análise global divulgada em 2017. A quantia de plástico seria suficiente para cobrir todo o território da Argentina.

Infelizmente, 79% dessa quantidade são enviadas diretamente para aterros sanitários. Ou seja, elas não passam por nenhum processo de reciclagem e reutilização, são apenas abandonadas em terrenos baldios e contaminam o solo, lençóis freáticos, o ar e todo o ambiente.

Apenas 9% dessa quantidade é reutilizada e 12% incineradas. Números ainda muito pequenos para combater os problemas que o plástico comum causa ao meio ambiente e às pessoas.

O plástico biodegradável, por sua vez, tem sua decomposição acelerada por causa da matéria-prima utilizada na sua criação. Além disso, plásticos vegetais já foram descobertos e permitem a reutilização ilimitada dessas embalagens, o que não acontece com o produto comum.

3. Não polui os oceanos

Você sabia que boa parte das embalagens plásticas produzidas vai parar no mar? É isso mesmo!

Seja por causa da chuva, das enchentes, ou mesmo a falta de responsabilidade das pessoas, essas embalagens são lançadas ao mar. No oceano elas acabam dentro do estômago de peixes, baleias, tartarugas e outros animais marinhos.

Esse é um problema sério que não só causa doenças graves na vida marinha, como contribui para a morte precoce desses bichos.

Alguns estudos de entidades ligadas à preservação da vida marinha estimam que até 2050 exista mais plástico nos oceanos que peixe. A descoberta é desoladora e mostra o quanto o problema do plástico comum é serio e precisa ser combatido o quanto antes.

O descarte irresponsável, a falta de uma política de engenharia reversa e a ausência de fiscalização do poder público são os maiores responsáveis por esse quadro assustador. Se não fizermos a nossa parte, as embalagens plásticas podem literalmente tomar o controle do planeta.

Com opções biodegradáveis estamos reduzindo o impacto desses itens ao meio ambiente, bem como, facilitando o processo de decomposição das embalagens após o uso. Uma escolha simples, mas que beneficia a todos: pessoas, meio ambiente e animais!

4. É mais barato!
4 motivos para usar o plástico biodegradável na sua rotina!

Você já viu neste post que milhares de embalagens plásticas são produzidas todos os anos. O plástico está presente em nosso dia a dia de diversas formas: na garrafa do refrigerante, na embalagem do fast food, no armazenamento de produtos eletrônicos e entre outros.

Mas você já parou para pensar quanto isso custa?

O plástico comum é proveniente do petróleo, um recurso natural escasso e que demanda muito investimento para ser retirado da natureza e processado. São diversas despesas envolvidas no processo, tais como:

  • Extração do petróleo;
  • Mineração ambiental;
  • Gastos com energia elétrica;
  • Custos para reciclagem e descarte desses materiais;
  • Limpeza de rios e mares poluídos;
  • Entre outras.

Em outras palavras, a sua escolha no supermercado por sacola plástica na verdade está afetando milhares de pessoas e animais diariamente. Uma opção que precisa ser feita com responsabilidade e consciência.

Afinal de contas, todos nós dependemos da saúde do planeta para sobreviver e do equilíbrio do ecossistema. Então, somos obrigados a garantir a preservação ambiental com todas as forças, não acha?

O plástico biodegradável não só polui menos, como reduz os custos envolvidos na sua produção. Em 2010, por exemplo, a IBM revelou que descobriu um plástico vegetal que custaria muito menos que a opção convencional.

Algo que demonstra que uma escolha sustentável não faz bem apenas à saúde, como também para o bolso. Portanto, seja esperto e faça escolhas conscientes e benéficas a todo o meio ambiente e não apenas para si próprio.

Você já usa o plástico biodegradável em seu dia a dia? Compartilhe como faz uso desse item em sua rotina e os seus motivos para adota-lo, abaixo!

#useorganico

Comentários

Não tóxico

Não testado
em animais

Livre de
parabenos

Vegano

Gluten-Free