Bem Estar   |   22/05/2018   |   1.31 Mil visualizações

Produtos orgânicos têm-se tornado muito comuns nos últimos anos e para diferentes aplicações. Alguns exemplos são os cosméticos, maquiagens, alimentos e até mesmo as roupas que seguem essa linha de produção.

Na verdade, são produtos produzidos de forma 100% natural e que não possuem químicos sintéticos em sua formulação. Aliás, para ser considerado um produto orgânico, é necessário que 95% da fórmula seja de origem natural e pelo menos 10% de origem orgânica.

Mas qual a vantagem de adotar esses produtos saudáveis e naturais em seu dia a dia? Essa é a pergunta que milhares de pessoas fazem todos os dias, seja na ida ao supermercado ou na loja de cosméticos naturais.

Veja neste post 5 motivos para usar produtos orgânicos e como essa escolha pode beneficiar a sua vida e de muitas outras pessoas. Confira!

1. Respeito ao meio ambiente

Os produtos orgânicos não usam agrotóxicos em sua formulação, adubos químicos e nenhum produto sintético na plantação dos insumos ou na cadeia de produção. Todo ingrediente usado deve ser de origem natural e orgânica, ou seja, encontrado na natureza.

Isso quer dizer menos resíduos liberados no meio ambiente e mais cuidado com a natureza. Da mesma forma, os resíduos gerados não causam impacto no meio ambiente e são facilmente degradados. Infelizmente, não é isso que ocorre com os produtos de origem química!

Esses produtos químicos, quando liberados no solo, causam a degradação da terra, contaminação dos lençóis freáticos, infectam animais e pessoas, degradam as plantas e outros seres vivos.

Quando eliminamos de nossas vidas os produtos que causam todos esses danos, estamos contribuindo para preservar o meio ambiente, as espécies em extinção e também a nossa própria sobrevivência.

Afinal de contas, quando o meio ambiente é afetado também percebemos as consequências. Basta nos lembrar do aquecimento global e outras variações climáticas que têm rondado o nosso planeta recentemente.

Além disso, produtos orgânicos são contra a exploração animal para testes de produtos cosméticos, ou mesmo a utilização desses seres na criação dos produtos. Tudo isso garante que a nossa escolha trará o mínimo de impacto possível na natureza e em seus habitantes.

2. São mais saudáveis
4 motivos para usar produtos orgânicos em seu dia a dia!

Substâncias químicas já foram ligadas diversas vezes a problemas graves de saúde em seres humanos. É o caso do alumínio presente em desodorantes, os parabenos muito comuns em cosméticos, entre outros exemplos.

O fato é que a exposição a químicos tem afetado seriamente a saúde humana e, inclusive, encurtado a nossa perspectiva de vida. Mais um motivo para usar produtos orgânicos e naturais ao invés das opções comuns.

Como não levam agrotóxicos e outros produtos químicos em sua formulação, produtos orgânicos não fazem mal para nossa saúde. Além disso, comprovadamente, ajudam a prevenir doenças e até trata-las de forma 100% natural.

É o que ocorre com os óleos essenciais, por exemplo. Esses produtos são amplamente utilizados na aromaterapia, tratamento da cefaleia, entre outras aplicações medicinais.

Os cosméticos orgânicos e naturais também possuem propriedades terapêuticas. No caso dos shampoos, por exemplo, os ingredientes naturais ajudam a manter a saúde capilar em dia e evitam os danos causados pelo excesso de química aos fios.

As maquiagens naturais também possuem um destaque a parte nesse sentido. Além de ajudar a manter a beleza em dia, os ingredientes naturais contribuem para melhorar o aspecto da pele, prevenir linhas de expressão e etc.

Já os alimentos orgânicos são ricos em nutrientes e possuem uma concentração maior dessas substâncias do que em outros produtos. Isso garante que você está levando para sua casa e sua mesa produtos realmente saudáveis e não venenos disfarçados de alimento.

3. Produtos orgânicos duram mais

Os produtos orgânicos duram mais tempo e por isso compensam mais financeiramente. As substâncias comuns, cheias de insumos químicos, se degradam mais facilmente devido a extensa lista de ingredientes de origem duvidosa.

Já no caso dos produtos orgânicos a situação é outra. É o que ocorre, por exemplo, com os alimentos orgânicos e naturais. Eles não estragam tão rápido quanto as opções industrializadas e podem ser consumidos por muito mais tempo.

A duração maior se vale a pureza desses produtos e a baixa concentração de químicos. A maioria dos ingredientes industrializados não possui tanta resistência ao tempo e acabam se degradando com mais facilidade.

Essa facilidade em perder a validade e os nutrientes, no caso dos produtos químicos, pode colocar a sua saúde em risco também. Afinal de contas, consumir produtos ultrapassados pode acarretar em doenças graves e sérias complicações.

Já em outros casos, a promessa do produto simplesmente não é cumprida por estar fora da validade. Um exemplo são os cosméticos que deixam de embelezar e hidratar a pele quando vencidos, o que ocorre com mais facilidade nos produtos industrializados.

4. Estimulam a agricultura familiar
4 motivos para usar produtos orgânicos em seu dia a dia!

Os produtos orgânicos geralmente são produzidos em pequenas fazendas, propriedades familiares e quase artesanais. Comprar esses produtos, portanto, é contribuir para a agricultura familiar e auxiliar centenas de pessoas pelo mundo.

Essas famílias dependem inteiramente da agricultura para sobreviver e tiram dela todo o seu sustento. Quando optamos por usar produtos orgânicos estamos, direta ou indiretamente, contribuindo para o bem estar dessas famílias.

A cadeia dos produtos orgânicos é formada não só por essas famílias, como também por outras empresas ambiental e socialmente responsáveis. O nosso apoio acaba por impulsionar esses negócios de forma muito mais rápida.

Conforme a venda de produtos orgânicos aumenta, a demanda dos nutrientes cresce para as famílias de agricultores. Eles produzem mais, ganham mais e a economia também percebe um aumento significativo.

Além disso, estamos contribuindo para o consumo consciente e sustentável. O que, como já vimos, é uma ótima escolha para a preservação do meio ambiente.

Pronto para usar produtos orgânicos e naturais em seu dia a dia? Obtenha estes e outros benefícios em sua rotina ao adotar produtos sustentáveis. Pare de se intoxicar diariamente com alimentos, cosméticos e outros produtos de origem duvidosa e cuide melhor da sua saúde.

Confira a lista de produtos do Use Orgânico e entre de cabeça nesse estilo de vida saudável. Com certeza, você não irá se arrepender dessa escolha!

#useorganico

Comentários

Não tóxico

Não testado
em animais

Livre de
parabenos

Vegano

Gluten-Free