Sustentabilidade   |   14/02/2018   |   3.73 Mil visualizações

A nossa residência está sujeita a diversas impurezas que chegam através do ar. Poluição nas cidades grandes, química de produtos de limpeza, gordura de alimentos e o próprio gás carbônico emitido pelos seres humanos e animais. Veja aqui 5 plantas comuns que purificam o ar da sua casa.

Para dar aquela descontraída no ambiente, aliviar o estresse e deixar o ar mais leve e limpo nada melhor que contar com plantas purificadoras de ar, não é mesmo? E esses vegetais ainda adicionarem glamour, cor e um UP na decoração é ainda melhor.

Já sabemos que os nossos amigos multicoloridos nos ajudam a respirar melhor e reduzir a poluição atmosférica. Mas poucas pessoas sabem que esses benefícios também podem ser levados para dentro de casa e melhor, com plantas que você já conhece.

Com certeza você já ouviu falar nessas flores e pequenas árvores, mas ainda não sabia desse poder de filtrar o ar que elas possuem. Então, veja neste post 5 plantas comuns que ajudam a purificar o ar de sua casa!

1. Espada de São Jorge
5 plantas comuns que purificam o ar da sua casa

Se você procura uma planta fácil de cuidar e muito resistente, precisa dedicar a sua atenção a Espada de São Jorge ou Língua de Sogra, como é muito conhecida em alguns lugares do Brasil.

A Sansevieria trifasciata, nome cientifico da planta, pode ser cultivada em vasos ou pequenas hortas na varanda ou na sala de jantar de sua residência. Ela ainda pode ser adicionada a sua casa sozinha ou em grupo, como você preferir.

Essa planta purificadora de ar absorve os formaldeídos, tóxicos presentes em carpetes, roupas e outros tecidos. Por causa disso, evita que você inspire essas substâncias e garante a sua saúde.

Também combina muito bem com diferentes decorações de sua casa. É uma planta coringa para dar um ar mais saudável e chique para seu ambiente favorito.

Além disso, é uma ótima opção para renovar o oxigênio do ambiente à noite e, segundo alguns espiritualistas, também ajuda a afastar as energias ruins. Não custa nada adicionar uma muda no canto da sua sala ou naquele corredor que você não usa, não é mesmo? É melhor garantir!

2. Babosa
5 plantas comuns que purificam o ar da sua casa

Você provavelmente já conhece os benefícios medicinais que a Aloe Vera oferece, não é mesmo? Hidratação para a pele e cabelos, tratamento para queimaduras, prevenção e combate de acnes e por aí vai.

É um remédio natural indispensável para quem deseja se precaver de diversos problemas de saúde. Mas esses não são os únicos benefícios da babosa.

Cultivá-la dentro de casa também ajuda a purificar o ar, espalhar a sensação calmante e identificar quando o ambiente está muito poluído. Os pontinhos pretos, que aparecem nas folhas da planta, sinalizam a poluição elevada no ambiente.

Além disso, é uma planta fácil de cuidar. Basta deixá-la a pleno sol, fixada em terreno arenoso, regar a cada 15 dias e pronto.

É uma excelente opção para manter em áreas semiabertas como sacadas, deques e varandas. Tem alta absorção ao benzeno, substância química muito encontrada em solventes e detergentes. Por isso, experimente deixá-la próxima a cozinha ou a sala de jantar.

3. Jiboia

5 plantas comuns que purificam o ar da sua casa

Fonte: Pinterest Lá de Casa

Uma planta muito comum para cobrir determinadas áreas de sua casa, dando um ar mais natural e ousado para o ambiente. Possui diversas espécies, o que ajuda a adaptar essa planta a diferentes locais.

Se você não quer usá-la no estilo “trepadeira”, pode optar pelas espécies com folhas menores e cultiva-las em suportes de xaxim, por exemplo.

Pode ser cultivada diretamente no sol ou a meia-sombra, por isso cai muito bem frente a janelas ou portas de vidro. Tem um crescimento impetuoso, então é melhor reservar um bom espaço para que ela cresça vistosa e saudável.

A absorção do monóxido de carbono e dos formaldeídos são alguns destaques dessa planta purificadora de ar. Falando de decoração pode ser uma excelente opção para seu escritório ou recepção.

É chamada de Epipremnum pinnatum cientificamente e suas folhas possuem uma beleza fora de sério.

4. Samambaia de Boston
5 plantas comuns que purificam o ar da sua casa

É bem provável que você já tenha visto essa planta na casa de sua avó, mas aposto que não sabia que ela é um ótimo umidificador de ambiente. Além de atuar como uma das plantas purificadoras de ar, a samambaia é uma das espécies mais vendidas no Brasil.

Deve ser mantida no alto e protegida do sol forte, caso contrário suas folhas podem ressecar. Como é uma planta rústica combina com qualquer espaço e tem muita resistência aos climas mais severos, seja verão ou inverno.

Também são usadas para purificação do solo e remoção de mercúrio e arsênico, para posteriores plantações. É uma planta indispensável para manter na sua área de festas, por exemplo. O nome científico da queridinha do Brasil é Nephrolepis exaltata.

5. Lírio da paz
5 plantas comuns que purificam o ar da sua casa

Já se você é um amante incontestável das flores, então vai gostar da última opção de nossa lista de plantas purificadoras de ar. O Lírio da paz possui uma beleza invejável e traz glamour a qualquer ambiente, sem dúvida.

Mas o seu poder para reduzir diversas toxinas do ar é o que mais chama a atenção. A Spathiphylum wallisii, ou Bandeira Branca como também é conhecida, ganhou a fama de purificador biológico graças as suas propriedades de filtragem do ar.

Como a cor predominante é branca, também é muito usada para representar a paz e trazer equilíbrio ao ambiente. É uma planta charmosa, muito bonita e uma ótima opção para purificar o ar de ambientes internos. Não deixe de conhecer!

Manter o ar de sua casa limpo e fresco não exige tanto trabalho assim. Basta cultivar uma das plantas purificadoras de ar acima, e de quebra, manter o ambiente mais leve e bonito como consequência.

Escolha uma ou todas essas opções e leve um pouco da natureza para dentro de sua casa, apartamento, escritório ou qualquer outro ambiente interno.

Você conhece outra planta que purifica o ar ou tem a sua favorita? Compartilhe a sua sugestão abaixo e adicione mais opções em nossa lista. As nossas leitoras vão adorar contar com a sua ajuda!

Confira também esta nossas super matérias:
Nasa elege as 17 melhores plantas para limpar o ar
Dicas de como cultivar plantas em apartamento !

#useorganico

Comentários

Não tóxico

Não testado
em animais

Livre de
parabenos

Vegano

Gluten-Free