Sustentabilidade   |   06/10/2018   |   2.05 Mil visualizações

A tecnologia está cada vez mais presente em nossas vidas e avançando diariamente. Com os aplicativos para celular não é diferente. Essas soluções nos ajudam a melhorar a nossa rotina, cuidar da nossa saúde, lembrar dos nossos compromissos e muito mais.

Os aplicativos de sustentabilidade também não podem faltar em seu smartphone, pois eles contribuem para uma vida mais saudável e ecológica. Nunca ouviu falar nesses apps e nem sabe qual deles escolher?

Veja neste post 9 opções de aplicativos sustentáveis para deixar sua rotina mais verde e consciente. Conheça essa lista de aplicações e descubra como usar cada uma delas na sua rotina!

1.   Eco charger

Você costuma esquecer o celular ligado na tomada, mesmo depois de carregado? Fique tranquilo, pois milhares de pessoas fazem isso diariamente e existe uma maneira simples de resolver.

Você pode começar instalando o app para Android Eco Charger, que emite notificações e lembretes para tirar o carregador da tomada quando a bateria está cheia. Deste modo, você evita ficar gastando energia elétrica à toa.

2.   Manual Etiqueta Sustentável

Trata-se um check list sobre as medidas necessárias para reduzir o impacto de suas ações no meio ambiente. O app está disponível para IOS e reúne dicas, sugestões e conteúdos incríveis para você tornar sua vida mais ecológica.

Para cada dica o aplicativo de sustentabilidade também mostra o nível de dificuldade e o impacto que sua ação causará no mundo, um estímulo perfeito para sair da sua zona de conforto.

Conforme você vai marcando as ações que já colocou em prática, o app lhe dá uma pontuação e você pode compartilhar suas iniciativas com seus amigos nas redes sociais.

3.   Mapa de feiras orgânicas
9 aplicativos de sustentabilidade para deixar sua rotina mais ecológica

Ser sustentável e ecológico também exige que você tome cuidado com os alimentos que consome diariamente. E nada melhor para isso que descobrir feiras orgânicas, direto com os produtores e comprar alimentos com procedência.

O app Mapa de Feiras Orgânicas, disponível para IOS e Android, reúne esses eventos e mostra as feiras mais próximas de você. Deste modo, você pode comprar os alimentos direto dos produtores, estimular a economia local e ainda cuidar da sua saúde.

4.   Moda livre

Você já parou para pensar o impacto que as roupas que você compra causam no mundo? E esse ponto abrange questões críticas como o trabalho escravo, poluição do meio ambiente, uso de compostos vindos de animais e etc.

O Repórter Brasil se antecipou a essa questão e reuniu mais 70 grives de roupas em um app para IOS e Android. Nesse aplicativo de sustentabilidade você consegue obter todas essas informações sobre a sua marca de roupas preferida e evitar comprar mercadorias que agridem a natureza e as pessoas.

É um aliado e tanto para você ser um consumidor mais consciente e manter sua consciência tranquila ao fazer as suas compras no shopping.

5.   Plantit

Para quem procura por um estilo de vida mais ecológico e natural montar uma horta em casa pode ser uma grande saída. Afinal de contas, você exercita a mente, relaxa e obtém alimentos fresquinhos para consumo.

Mas, se você não tem nenhum conhecimento sobre plantas fique tranquilo. O app para Android e IOS Plantit reúne dicas e curiosidades para você montar seu canteiro de plantas. Há uma infinidade de espécies de hortaliças, vegetais e leguminosas no app e informações sobre como plantar, cuidar e o momento adequado para colher.

Com toda essa informação em mãos fica fácil se tornar um jardineiro doméstico e cultivar sua própria comida, tendo acesso a todos os benefícios que uma horta doméstica pode trazer.

6.   Rota da Reciclagem

Mais uma opção de aplicativos sustentáveis, a Rota da Reciclagem está disponível para Android e IOS. O app ajuda a encontrar cooperativas de reciclagem, pontos de coletas, empresas que compram materiais recicláveis e muito mais.

Através desse aplicativo você obtém dicas práticas de como separar o lixo e lugares para descartá-lo adequadamente. É uma opção perfeita para reduzir o lixo gerado em sua casa que acaba sendo levado para aterros sanitários, além de ser uma ótima forma de incluir a reciclagem no seu dia a dia.

7.   Sai desse banho

Para quem esquece da vida no chuveiro e faz um verdadeiro show embaixo d’água esse aplicativo sustentável é ótimo. Ele permite que você defina quanto tempo deve durar o seu banho e, quando o tempo se esgota, emite sons e músicas irritantes avisando para sair do chuveiro.

O som irritante só para quando você desliga o alerta. O app também mostra a quantidade de água gasta em cada chuveirada e quanto você economizou ao ser mais consciente. O Sai Desse Banho está disponível apenas para iPhone, mas o Nossa Água – Meu Bolso em Dia é uma alternativa para Android.

8.   UNEP Carbon Calculator (inglês)
9 aplicativos de sustentabilidade para deixar sua rotina mais ecológica

A geração de carbono, CO2, é um problema grave do mundo moderno e com consequências muito sérias, como o aquecimento global e o efeito estufa. Essa emissão está presente em todo o nosso dia a dia e atividades corriqueiras, que muitas vezes nem nos damos conta do perigo.

A calculadora de carbono da UNEP, Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, ajuda a ter uma ideia do impacto de nossas ações na emissão do CO2. O aplicativo mostra a quantidade de carbono emitida com base nas nossas atividades diárias.

Deste modo, é possível que você se conscientize e faça escolhas mais ecológicas, como andar mais a pé ou de bicicleta, escolher fornecedores mais conscientes, etc.

9.   BlaBlaCar e Uber

Os últimos dois aplicativos não são especificamente de sustentabilidade, mas dão aquela força ao meio ambiente. O BlaBlaCar e o Uber são apps de carona e transporte colaborativos, o que ajuda a todos.

Você pode dividir o seu carro com outras pessoas, ou então compartilhar do carro de um terceiro para chegar até onde deseja. Deste modo, diminuímos o número de veículos nas estradas e resolvemos o problema do transporte público meio caótico no Brasil.

E aí, gostou desses aplicativos de sustentabilidade para deixar sua rotina mais ecológica? Baixe-os agora mesmo e comece a usar o quanto antes. Aproveite também para deixar abaixo nos comentários os seus apps favoritos!

#useorganico

Comentários

Não tóxico

Não testado
em animais

Livre de
parabenos

Vegano

Gluten-Free