Sustentabilidade | 01/09/2017 | 361 visualizações
Você pode estar familiarizado com brechós mas já viu um shopping inteiro que vende somente produtos recuperados? Tal paraíso dos alternativos foi inaugurado na Suécia na cidade de Eskilstuna. O centro comercial ReTuna Återbruksgalleria ou ReTuna Recycling Galleria, possui lojas diferentes com produtos upcycling, reciclados ou sustentáveis.
Como funciona o ReTuna? As pessoas podem doar itens em bom estado ou que podem ser restaurados que não querem mais . No depósito, onde os bens doados são classificados, uma empresa social cuida do recebimento dos materiais que depois serão reparados e distribuídos às lojas do centro comercial com base no plano de negócios de cada uma. Existem atualmente 14 lojas em funcionamento dentro do ReTuna, juntamente com um restaurante que serve comida orgânica.
O objetivo do shopping sustentável é explorar uma nova maneira de fazer compras, resultando em menos danos ao meio ambiente. Todos os negócios no shopping devem operar de uma forma ambientalmente amigável, e se eles comprarem produtos novos como o café, os itens devem ser orgânicos ou sustentáveis. De acordo com o site do ReTuna, “A sustentabilidade não é somente sobre guardar e consumir menos, mas fazer mais com os recursos que já temos.”
A gerente do shopping Anna Bergström comentou no site que frequentemente, os clientes que vão ao shopping doar um móvel ou roupa velha, acabam encontrando um revestimento novo ou uma lâmpada nova, e depois vão fazer um lanche no restaurante orgânico. Ela disse, “Quando você sai daqui, deve sentir que fez algo de bom para o meio ambiente.”
Ninguém em particular possui o shopping ou da ideia. As pessoas por trás do ReTuna são uma equipe de ativistas ambientais que residem em Eskilstuna, e desejam torná-la a melhor cidade na Suécia para lidar com a gestão de resíduos. Os moradores da cidade estão bastante confortáveis com a ideia de comprar produtos de segunda mão mas projetos semelhantes podem não ser tão bem-sucedidos em cidades onde as pessoas aceitam menos a ideia de comprar bens de segunda mão e upcycling.
As lojas do shopping vendem material reutilizado que vão desde roupas, bicicletas, peças para esportes, materiais de construção e mobiliário usados. Além do restaurante há um centro educacional, salão de conferências e sala de reuniões, três pequenas lojas pop-up e uma loja onde os compradores podem ver todos os produtos à venda antes de encomendá-los na loja online. O site da ReTuna diz que é “o primeiro shopping center do mundo que reaproveita coisas usadas que precisam de novas casas”. Será esse o primeiro tipo de shopping sustentável do futuro contra a obsolescência programada?
Fonte: Progrss