Beleza   |   23/04/2018   |   2.01 Mil visualizações

Ter uma barba bonita e charmosa é o sonho de muitos homens e jovens, e faz parte da Beleza Masculina. A maioria já pensou em deixar os pelos crescerem e dar aquela moldura muito especial aos fios, pelo menos uma vez na vida.

Afinal, a barba por fazer ou até os fios maiores dão mais elegância aos homens e chama muito a atenção das mulheres, não é mesmo? Aposto que você já pensou em adotar aquele visual barbudo ou, pelo menos, deixar a barba por fazer.

Mas a realização desse desejo não é possível para todo mundo. Alguns homens, infelizmente, sofrem com uma barba falhada. Em alguns casos, esses pontos descobertos o acompanham desde a adolescência, quando os primeiros pelos começaram a surgir.

Nessa hora não há segredos. Você precisa entender a raiz do problema e, em seguida, buscar pela melhor maneira de evitar ou contornar essa situação.

Veja neste post como lidar com a barba falhada, dicas para prevenir e até minimizar esses efeitos. Confira este artigo agora mesmo e abandone essa preocupação de vez em sua rotina!

Por que ocorrem as falhas?

Existem muitos fatores que podem contribuir com a inexistência de pelos em determinadas regiões do rosto. Essas causas também podem estar presentes em sua vida desde cedo, ou surgirem com o tempo.

Por isso, é importante entender o que pode estar causando o problema e buscar pela solução mais natural possível. Veja abaixo alguns motivos comuns para uma barba falhada:

  • Genética: sim, a sua genética pode contribuir para ter mais ou menos pelos no rosto. Geralmente é um problema hereditário e basta observar outros homens de sua família para ver se este é o seu caso;
  • Testosterona baixa: esse é um hormônio masculino produzido naturalmente pelo nosso corpo e regula algumas características específicas do homem, entre elas os pelos no rosto e outras regiões do seu corpo. Quando o nível de testosterona está baixo em seu organismo a produção dos pelos diminui, tanto na barba como nas outras áreas, mas isso só pode ser confirmado através de exames médicos específicos;
  • Falta de nutrientes: o nosso corpo é como uma máquina que recebe matéria-prima, através da comida, e transforma em energia e nutrientes para o organismo. Quando alguma substância está faltando em seu corpo, ele pode apresentar sinais físicos como uma barba falhada, por exemplo;
  • Poros obstruídos: você não percebe, mas sua pele tem pequenos furos por onde saem o suor e a barba também. Caso esses orifícios estejam obstruídos por sujeira ou oleosidade, os fios não conseguem sair da pele e o resultado é uma barba cheia de falhas.

Prevenção de falhas em sua barba
Beleza Masculina: Dicas de como lidar com a barba falhada!

Agora que você descobriu as prováveis causas de uma barba falhada, chegou a hora de ver como evitar que isso ocorra. Veja a seguir como prevenir as falhas em sua barba, tomando medidas internas e externas!

Procure um especialista

Em primeiro lugar, procure um médico e um dermatologista para compreender melhor o problema. O clínico irá solicitar uma série de exames para verificar os níveis de testosterona e nutrientes em seu corpo.

Com esses procedimentos em mãos, o especialista poderá chegar à causa do problema e sugerir medidas para contornar a situação.

Tenha uma alimentação equilibrada

Como já vimos, a falta de nutrientes pode causar as falhas na barba e até a calvície, portanto, todo cuidado é pouco com a sua alimentação. Invista em alimentos saudáveis, ricos em fibras e gordura boa.

Fuja de comidas com muito açúcar, colesterol ruim, fast food e alimentos industrializados. Eles, na verdade, são um veneno para seu corpo e podem trazer consequências graves, não só para sua barba como seu bem-estar geral.

Pratique exercícios físicos

Exercício físico para prevenir a barba falhada? Sim!

Ao praticar uma atividade física você estimula seu corpo a produzir hormônios de forma equilibrada, como a testosterona, por exemplo. Além de ajudar no design de seus pelos faciais, a testosterona é responsável pela construção dos músculos, algo estimulado naturalmente na prática de exercícios.

Outro hormônio produzido, graças à atividade física, é a endorfina, chamada comumente de “hormônio do prazer e bem-estar”. Assim que essa substância entra em contato com o seu cérebro ela reduz o estresse, algo que também contribui para uma barba falhada e até a calvície.

Então, não deixe de frequentar a academia ou fazer algumas caminhadas leves em seu bairro. Ficar parado não é bom para sua saúde e nem para sua barba, lembre-se disso!

Use algum suplemento

Se mesmo depois de buscar por auxílio profissional e se alimentar adequadamente o seu corpo ainda está carente de nutrientes, é hora de começar a pensar em suplementos alimentares.

Essas substâncias ajudam a repor vitaminas e outros nutrientes que seu organismo não consegue extrair dos alimentos. Mas lembre-se sempre, a utilização de qualquer suplemento deve ser recomendada e acompanhada por um profissional de saúde.

Lave o rosto e faça esfoliação

Lembra que os poros obstruídos também contribuem para uma barba falhada? A melhor forma de evitar que isso ocorra é higienizar bem o rosto e fazer esfoliações constantes.

Esse procedimento ajuda a remover impurezas da pele de seu rosto, evita que os fios encravem na pele e contribui para o crescimento saudável da barba. Aproveite para usar produtos específicos para esse procedimento e, de preferência, de origem natural e orgânica.

Como tirar falhas na barba?
Beleza Masculina: Dicas de como lidar com a barba falhada!

Já tentou todas as coisas acima e não teve resultados, a sua barba ainda continua falhada? A próxima coisa a fazer é buscar minimizar esse efeito.

Você pode disfarçar as falhas deixando os fios longos e espalhando-os pelo rosto para cobrir os pontos sem pelo. Outra opção é usar lápis ou maquiagem para retocar os pontos pelados e minimizar essas falhas.

De qualquer forma, não deixe de consultar um especialista e procurar por uma solução específica para o seu caso. Em algumas situações é necessário usar xampus especiais e até medicamentos. Portanto, consulte o seu médico ou dermatologista de confiança e tire todas as suas dúvidas.

Você também sofre com uma barba falhada? Compartilhe abaixo a sua experiência com a gente e o que já fez para tentar resolver!

#useorganico

Comentários

Não tóxico

Não testado
em animais

Livre de
parabenos

Vegano

Gluten-Free