Bem Estar Saúde   |   08/09/2021   |   847 visualizações

O que você vai ler aqui: O que é bem estar sexual? Qual a importância do prazer na nossa vida? Benefícios da prática sexual saudável.

A sexualidade continua sendo tabu para muita gente, mas isso vem mudando (ainda bem!). Falar sobre bem estar sexual não se resume apenas ao ato em si. Também não depende de estarmos com outra pessoa. O bem-estar sexual é a possibilidade de explorar livremente essa área da vida, sem culpa, preconceitos, com segurança e prazer. 

A sexualidade nos constitui enquanto sujeitos e está ligada a algumas de nossas necessidades básicas, além de desejos mais subjetivos.  

Manter a energia sexual ativa – seja sozinha ou acompanhada – é muito importante para nossa saúde física e mental. A partir do ato sexual, nosso cérebro libera endorfina, o conhecido “hormônio da felicidade”, que ajuda no bom funcionamento do sistema imunológico e melhora o nosso humor.

O bem-estar sexual é a possibilidade de explorar livremente essa área da vida, sem culpa, preconceitos, com segurança e prazer. 

A importância do prazer

O prazer pode ser encontrado em diversos momentos do nosso cotidiano. Não precisamos esperar uma oportunidade de intimidade para ativar essa sensação. 

Na correria do dia a dia, esquecemos de prestar atenção aos nossos sentidos, o que desperta nossa curiosidade e energia libidinosa? De que maneira podemos deixar nossa rotina mais interessante e divertida?

Muitas pessoas se sentem cansadas. Não sobra energia para o sexo (seja sozinha ou acompanhada) e entram num espiral de sobrecarga e falta de ânimo. Não podemos esquecer que o sexo também é energia, é preciso criar estímulos para que seja gostoso. E esses estímulos não se resumem ao momento em que já estamos na cama. Bons convites são construídos ao longo do dia, com gentileza, com uma rotina que seja um pouco menos previsível.

Sexo é bom!

O sexo traz diversos benefícios para a nossa saúde, entre eles:

  • Reduz o estresse
  • Melhora o sono
  • Eleva a autoestima
  • Ativa a memória
  • Fortalece o coração

Sexualidade e autocuidado

A sexualidade também faz parte do autocuidado. Explorar o próprio corpo é muito importante para o bem estar sexual. Assim, é possível sentir prazer sozinha e também comunicar para o outro as suas preferências.

Comentários

Não tóxico

Não testado
em animais

Livre de
parabenos

Vegano

Gluten-Free