Beleza   |   26/12/2017   |   549 visualizações

A maquiagem tornou-se algo essencial na vida da mulher moderna, e cada vez mais com a renovação tecnológica, surgem novos produtos para todos os objetivos. Uma maquiagem de boa qualidade valoriza a pele, traços e expressões, além de disfarçar imperfeições do rosto.

É um elemento que traz grandes referências a estética, e que devemos dar uma atenção especial, só que muitos produtos que são vendidos por aí, são feitos a partir de agentes químicos, que causam danos à pele e ao meio ambiente. Então é necessário um olhar mais cuidadoso, pois a pele humana é o maior órgão do corpo e precisa de atenções especiais.

Por isso, através desse artigo, falaremos sobre a maquiagem convencional, danos que ela pode causar e sobre os benefícios dos produtos orgânicos.

Mas então, porque a maquiagem não orgânica pode fazer mal?

Com a variedade de produtos de maquiagem disponível, fica difícil saber o que pode danificar a pele ou não. Muitas vezes as embalagens são tão convidativas e chamativas que as clientes acabam levando por impulso, sem saber da sua procedência.

Então, citaremos algumas substâncias encontradas na maioria das maquiagens que você usa, e suas possíveis consequências ao uso:

  • Chumbo: altamente tóxico, o uso excessivo desse componente pode acarretar anomalias no desenvolvimento do feto quando a mulher está grávida.
  • Parabeno: usado como conservante, prevenindo o aparecimento de fungos e bactérias nos produtos, ele pode causar até câncer no colo do útero. Cuidado!
  • Alumínio: essa substância pode levar a patologias relacionadas aos rins.
  • Corantes: com finalidade dar cor as sombras e batons, esse agente pode trazer sérios riscos, como alergias na pele e até mesmo câncer.
  • Ftalatos: produto usado para melhorar a textura da maquiagem, pode afetar a reprodução feminina e masculina.
  • Propilenoglicol: esse álcool frequentemente usado, pode causar várias dermatites.

Os sintomas de alergias podem ser: coceira, queimação e formigamento, que surgem logo depois da aplicação de cosméticos. Os sintomas podem se espalhar para outras partes do corpo. Ao qualquer sinal de irritabilidade procure um médico, pois será preciso usar tratamento local e sistêmico para combater a intoxicação desencadeada.

Vamos conhecer o mundo dos orgânicos?
Benefícios da maquiagem orgânica: por que você deve começar a usar hoje mesmo?

Dados de uma pesquisa nacional realizada pelo Ibope, indicaram que o número de pessoas que se dizem preocupadas com questões ambientais e de impacto ao meio ambiente aumentou de 80%, em 2010, para mais de 94%, nos dias mais atuais. Isso quer dizer que, a consciência da população com relação aos produtos de origem natural vem aumentando muito.

Os adeptos de produtos de beleza vêm mudando seus conceitos, hoje em dia estão dando preferência por maquiagem que não agride a natureza.

Certificações Cosméticos Orgânicos
Benefícios da maquiagem orgânica: por que você deve começar a usar hoje mesmo?

Ecofert, Cruelty Free e IDB são selos capazes de certificar a garantia e procedência perante os produtos comercializados, todos devem seguir os protocolos exigidos na linha de produção, desenvolvimento e retirada dos elementos da natureza de forma que não prejudique o ecossistema.

O selo é um certificado que traz segurança e confiança para o consumidor final, comprando algum produto orgânico você estará respeitando o meio ambiente e sua vida.

Para ser considerada uma maquiagem orgânica, é preciso:

  • Conter cerca de 95% de matéria prima de origem vegetal
  • Possuir o selo do Instituto Biodinâmico (IBD), órgão que fiscaliza esses produtos
  • Estar nas normas que fiscalizam se há cuidado com a sustentabilidade
  • Não pode ter sido feitos testes em animais
  • Eficácia e segurança

Conheça 4 dos principais compostos naturais usados em produtos orgânicos

  1. Extrato de açaí: excelente antioxidante
  2. Manteiga de cupuaçu: hidratante natural e tem poder de recuperar naturalmente a pele
  3. Óleo de castanha do Brasil: Rico em vitaminas, ótimo para a pele
  4. Semente de damasco: possui características esfoliantes, assim renovando a textura da pele.

Por que usar cosméticos orgânicos?

Bom, em primeiro lugar você estará comprando um produto livre de substâncias químicas, sem crueldade animal e com elementos da natureza. São produtos que diminuem as chances de acne, não abrem os poros, não ressecam a pele, por conta dos óleos vegetais naturais que são usados na fórmula e também possuem o mesmo prazo de validade dos produtos não orgânicos, que tem duração média de dois anos. Então fica muito claro que essa é a melhor opção!

Desvantagens?

As pessoas podem até questionar sobre as questões das desvantagens, mas na verdade não existe e explicamos os motivos!

Pense bem; quando você investe em produtos orgânicos, ainda que pague um pouco a mais do que nos produtos industriais, está isentando a si mesmo/a, a ter uma contaminação com agentes químicos.

Assim se prevenindo de ter patologias graves, que serão capazes de lhe fazer gastar mais dinheiro no futuro, na tentativa de tratar a doença. Portanto, por mais competitivos que sejam os preços dos orgânicos, isso se deve ao grau de exigência de qualidade dos produtos e por isso, como passam por um rigoroso desenvolvimento, contendo selos e preservação da própria matéria prima, esses cosméticos possuem alto valor biológico, que tanto fazem bem a vida!

Indicações

Outro benefício dos produtos orgânicos é que não possuem contraindicações, e inclusive são recomendados para as pessoas que sofrem de alergias, que possuem uma pele mais sensível e acabam muitas vezes não usando a maquiagem industrial por causa dos agentes químicos contidos nelas.

A procura por produtos orgânicos envolve indivíduos que buscam consumir produtos sustentáveis que não prejudicam nem a humanidade, nem o planeta.

Saiba quais são as linhas de maquiagem orgânica que você pode encontrar!

Segredinhos de beleza: Dica bônus!

Um erro comum que as mulheres sempre acabam cometendo na hora da maquiagem, é esquecer da parte do colo e do pescoço.

  • Nunca deixe de hidratar bem essa região, elas também precisam ser tratadas na hora da preparação da maquiagem.
  • Durma pelo menos 8 horas por dia, já está comprovado que a qualidade do sono interfere também sobre a pele.
  • E nunca se esqueça de pegar sol nas horas corretas, além de proteger dos raios ultravioletas, ele previne contra manchas e rugas.

Como você pode ver, segurança e qualidade são requisitos fundamentais para a vida. Vale a pena conhecer o mundo verde. Venha para os orgânicos você também!

Precisa de mais dicas? Ficou alguma dúvida? Comente!

#UseOrganico

Comentários

Não tóxico

Não testado
em animais

Livre de
parabenos

Vegano

Gluten-Free