Saúde   |   05/12/2017   |   3.73 Mil visualizações

Você já ouviu falar em Psoríase? Conhece alguém que tenha essa disfunção? Pois bem, hoje através desse artigo falaremos um pouco sobre essa doença e que de forma mais natural pode ser tratada ou até amenizar os sintomas.

Vamos iniciar explicando o que é a psoríase. É uma doença cutânea hereditária, causada pela manifestação de placas cobertas de escamas esbranquiçadas, muito frequentes nos membros e no couro cabeludo. Acredita-se que cerca de 3% da população mundial sofre do problema. A psoríase não tem cura, mas tem tratamento.

Listamos abaixo algumas circunstâncias significativas que todos devem saber sobre a psoríase:

  1. Comum a todos: afeta homens e mulheres de qualquer idade;
  2. Não é contagiosa: pessoas acometidas pela doença sofrem de preconceitos, muitas pessoas não tem conhecimento sobre a patologia, chegando ao ponto de isolar ou excluir as pessoas com psoríase;
  3. Não afeta só a pele: acredita-se que é uma doença só de peles, mas pode afetar as articulações também;
  4. O estresse pode agravar mais os sintomas: ansiedade e a psoríase andam juntas, a cada crise de estresse pode aumentar os sintomas da doença, então, é aconselhável direcionar a prostração para um hobby;
  5. Amigo sol: Inimigo de alguns, amigo dos portadores da psoríase. O sol é importante para o tratamento, mas evite o sol nos horários não recomendados. Melhor expor-se até as 10 horas da manhã e pela tarde após as 16 horas.

Quais os prejuízos que a Psoríase pode trazer a saúde?

Pesquisas da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) apontam que 70% das pessoas acometidas por essa doença, sofrem de outros males, como:

  • Depressão (33%)
  • Diabetes (17%)
  • Obesidade (75%)
  • Hipertensão (32%)
  • Artrite (17%)
  • Alcoolismo (17%)

70% desses pacientes entrevistados, apresentaram alguma doença associada à psoríase, isso é devido muitas vezes pelo preconceito que esses indivíduos passam. Esse agravante é devido à falta de informação de muitas pessoas tem em relação à doença. Muitos evitam sair de casa com vergonha das lesões provocadas, vergonha do que possam a vir falar deles e etc.

Mudanças de comportamento também podem ocorrer em indivíduos com essa patologia, como por exemplo: a ansiedade, onde a pessoa para aliviar sua tensão, acaba comendo além do esperado, causando uma série de complicações, entre elas:

  • Sobrepeso
  • Sedentarismo

Diagnóstico

É diagnosticada através de exames clínicos e de um parecer do médico dermatologista ou médico reumatologista, já que a doença pode atingir as articulações também.

Sobre os sintomas iniciais, pode-se dizer que são:

  • Pele irritada e/ou com manchas vermelhas
  • Alterações nas unhas
  • Caspa severa no couro cabeludo

Importante salientar: as lesões não causam dor, mas podem provocar coceira!

Agora que você leitor já sabe o que a psoríase e de que forma ela pode se manifestar, vamos esclarecer de que forma os produtos naturais podem ajudar a população que sofre com ela.

Todo mundo sabe que elementos da natureza fazem bem à saúde e que alguns casos podem ser aliados a tratamentos de doenças. Lembrando que esse tipo de alternativa não descarta o tratamento e acompanhamento do seu médico dermatologista.

Conheça agora os tratamentos naturais para psoríase!

Além da salada de agrião

Você sabia que as folhas de agrião são ótimas para o tratamento da psoríase? Indicado de forma paliativa para amenizar os sintomas quando a crise aparece. O suco dessas folhas é ótimo para desintoxicar o corpo, pois tem um forte efeito depurativo. Segue a receita:

  • 70g de agrião
  • 1 copo de água

Tomar imediatamente. Indicado 3 vezes ao dia. Além do suco, o consumo do agrião cru como salada é muito bem-vindo.

Compressa de camomila
Tratamentos naturais para psoríase

O preparo desse chá delicioso serve para acalmar a pele, já a camomila tem poder calmante, diminuindo a irritação da pele e melhorando o aspecto irritado dela. Basta fazer o chá com aproximadamente 6 gramas do produto em 100 ml de água quente. Deixe esfriar e aplique com a ajuda de uma gaze sobre as lesões.

Cuidados com mãos e unhas

Um produto natural é que excelente remédio para os cuidados das mãos e unhas é a Aloe vera, ela possui ação anti-inflamatória e ajuda no combate dos efeitos causados pela doença. Aplicando uma pomada orgânica com esse ingrediente, é possível ajudar unhas e mãos, mantendo assim a pele hidratada e bem cuidada.

Águas termais

Se você um dia tiver a oportunidade de aproveitar de terapias águas quentes com procedência vulcânica, aproveite. Essas águas são ricas em enxofre e cálcio, muito indicado para o tratamento da psoríase mais suave.

Óleos de origem vegetal

Óleo de jojoba ou macadâmia é uns dos exemplos de óleo vegetal orgânico que se pode encontrar. Ambos ajudam na inflamação cutânea, têm um potencial muito grande, já que possuem poder de fixação na pele. Outros óleos também são indicados, como:

  • Óleo de amêndoas
  • Óleo de nim

São bons para a hidratação, permitindo uma renovação celular da pele, e auxiliando com o efeito calmante e anti-inflamatório.

Quanta informação nova, não é mesmo?

Esse tema tem recebendo destaque nas principais mídias, trazendo mais informação para a população. Vale ressaltar que muitas vezes, o paciente que possui psoríase, sente-se desmotivado, envergonhado por sua condição e por ainda ser uma doença que não tem cura, embora os tratamentos naturais ajudem bastante!

O foco desse artigo é esclarecer à população leiga de que a psoríase pode ser tratada com elementos naturais, além dos medicamentos ofertados pelo seu médico. Obviamente, o esclarecimento sobre o que é psoríase, deve ser feita a população leiga, para que não haja mais preconceito com a doença.

Como vimos aqui, é possivelmente manter a psoríase sob controle, levando uma vida normal e sem restrições. Algumas dicas são válidas:

  • Não deixe de praticar esportes, pegar sol ou passear com seus amigos.
  • Mantenha sua vida normal.

Acreditamos que não deve ser fácil, mas a medicina convencional e a alternativa andam juntas para melhorar cada vez mais a vida e o estado emocional das pessoas que possuem psoríase.

E então? Gostou do texto? Agora não tem desculpa: AME-SE, PORQUE VOCÊ MERECE!

Um grande abraço de nossa equipe sustentável e a favor da vida!

#useorganico

Comentários

Não tóxico

Não testado
em animais

Livre de
parabenos

Vegano

Gluten-Free