Saúde   |   29/11/2017   |   373 visualizações

Coletor menstrual é um método com o objetivo de barrar o fluxo menstrual internamente. E é justamente sobre esse assunto do qual falaremos hoje!

Mas antes, responda duas perguntas:

  • Você costuma usar absorventes internos?
  • Você se preocupa com o meio ambiente?

Ok, tudo bem. Desde que a mulher tem sua primeira menstruação, a mulher usa em média 10 mil absorventes, seja ele de qualquer tipo, interno ou externo.

Você sabia que:

  • O absorvente externo leva até 100 anos para se decompor na natureza;
  • O interno leva 1 ano;

Então chega ao mercado brasileiro o coletor menstrual!

Você o conhece, já ouviu falar?

Para que serve? Pensando de uma forma mais ecológica, ele é uma ótima estratégia, pois é uma maneira sustentável, reutilizável e econômica para a prática do consumo consciente.

Feito de silicone, o coletor é hipoalérgico e antibacteriano, além de ser anatômico ao corpo da mulher, assegurando a coleta do sangue sem que ela precise se preocupar por algumas horas.

Como usar o coletor? Qual é a melhor maneira? Será que machuca?

Bom, aqui vamos lhe assegurar as melhores dicas para o uso do coletor menstrual.

Modo de uso
Você já ouviu falar em coletor menstrual

O coletor é parecido com o absorvente interno na hora de colocá-lo, porém, alguns detalhes a mais iremos citar aqui para o manuseamento correto:

  • Você deve sentar no vaso com as pernas bem afastadas ou numa outra posição que achar confortável;
  • Dobrar o coletor como demonstrado na embalagem da marca comprada;
  • Introduzir o coletor dobrado dentro da vagina, mas não é necessário ir até o fundo, pois a borda final do coletor deverá ficar para fora;
  • Rode o coletor para verificar de que ele está encaixado corretamente.

Para certifica-se que o coletor menstrual abriu corretamente e está fazendo o vácuo necessário, é preciso girar o coletor dentro da vagina, como explicado anteriormente, porém faça isso devagar, sem pressa, alias é um mundo novo, não é? Que vai permitir um conhecimento mais amplo sobre o seu próprio corpo.

Agora que você já usou o coletor devidamente, não devendo ultrapassar a limpeza dele após ter usado cerca de 6 horas, pois é o indicado, você estará pronta para fazer qualquer tipo de atividade sem se preocupar com vazamentos!

Como retirar?

  • Sente-se no vaso sanitário com as pernas afastadas e com o dedo indicador puxe-o devagar. Você perceberá que ele estará encostado na parede da vaginal, tente retirar o vácuo delicadamente, somente com o uso dos dedos, assim facilitará a retirada;
  • Puxe a pontinha do coletor até que ele saia completamente da vagina;
  • Despeje o sangue no vaso e lave o coletor na água corrente com sabão orgânico para a área íntima, de preferência com PH neutro e após isso, seque-o bem.

As primeiras vezes do uso do coletor podem parecer estranhas e apresentar dificuldades bem no início, mas tudo é questão de adaptação, e se tiver sentindo dificuldades para a retirada do coletor, pode ficar de cócoras no chão do banheiro, pois nessa posição pode facilitar o acesso ao coletor menstrual.

Algumas dúvidas podem restar sobre a questão:

Depois de lavá-lo na pia com sabão e água corrente, necessita esterilizá-lo?

A resposta é sim, pois é necessária a limpeza geral desse copinho para a eliminação de micro-organismos.

Para garantir a assepsia completa, você pode ferver numa panela com água quente e deixar nesse processo por cinco minutos, secar novamente e recolocá-lo, por isso o ideal é ter mais de um, principalmente se você trabalha fora.

Uma dica: Não utilize panela de teflon ou alumínio, elas contém substâncias metálicas e podem danificar o produto. Tenha uma panela somente para a fervura da mesma, assim diminuindo o risco de contaminação.

Agora que você já sabe o que é, para que serve como usar, retirar e fazer a assepsia do coletor menstrual, vamos conversar sobre outras questões.

  • Tamanho: por ser um produto em expansão no País, há variedade de tamanhos pode atrapalhar um pouco na hora da sua decisão, já que o coletor tem medidas diferentes para cada fluxo menstrual, então é preciso verificar essas questões que vem no próprio rótulo da embalagem do produto. 
  • Acesso: A internet ainda é o melhor lugar para comprar, você não encontra facilmente nas farmácias das grandes cidades, então imagine nas cidades pequenas; 
  • Vazamento: Há poucos riscos de vazamento, especialmente nas primeiras vezes que a mulher faz o uso dele, pelo fato de ser um produto novo para a mulher, às vezes a posição correta não é bem posicionada e um pequeno escape pode acontecer; 
  • Banheiro público: Não é recomendando a retirada do produto em banheiro público, já que não é um ambiente próprio para a lavagem e secagem, podendo ter o risco de contaminação. 

As 5 razões para o uso do coletor menstrual

  1. Alergias: por ser um produto hipoalérgico, não causará alergias nas mulheres, ao contrário dos absorventes comuns que é composto por vários agentes químicos;
  2. Meio ambiente: é um produto reutilizável, com duração de até 10 anos e livre de desperdício, e fica longe de produzir resíduos;
  3. Liberdade: Possibilita menos cuidados durante o dia, pois a mulher pode ficar até 12 horas com o coletor sem se preocupar;
  4. Economia: um coletor custa em média R$: 100,00, mas lembre de que ele vai durar muitos anos, ao contrário dos absorventes descartáveis, que são comprados todo mês, gerando mais gastos.
  5. Ecológico: Totalmente livre de agentes químicos, feito de material 100% de silicone de alta qualidade, maleável para facilitar na hora da inserção, o produto não é nocivo a saúde da mulher e nem para o planeta. 

E então leitora? Ficou curiosa com esse produto inovador que está cada vez mais entrando na vida da mulher moderna e consciente?

Além de dar maior liberdade na correria do dia a dia, o custo beneficio é grande. Está aí um bom motivo para você considerar o uso do coletor durante o seu período menstrual, você estará economizando o seu dinheiro e ainda ajudando o meio ambiente, que cada vez mais necessita de ações de conscientização.

#USEORGANICO

Comentários

Não tóxico

Não testado
em animais

Livre de
parabenos

Vegano

Gluten-Free