Sustentabilidade   |   31/05/2022   |   642 visualizações

Você sabia que o  Brasil ocupa quase metade da América do Sul e é o país com a maior biodiversidade do mundo?  São mais de 116.000 espécies animais e mais de 46.000 espécies vegetais conhecidas no País, espalhadas pelos seis biomas terrestres e três grandes ecossistemas marinhos. As diferentes zonas climáticas do Brasil favorecem a formação de biomas (zonas biogeográficas), por exemplo a Floresta Amazônica, maior floresta tropical úmida do mundo; o Pantanal, maior planície inundável; o Cerrado, com suas savanas e bosques; a Caatinga, composta por florestas semiáridas; os campos dos Pampas; e a floresta tropical pluvial da Mata Atlântica. Além disso, o Brasil possui uma costa marinha de 3,5 milhões km², que inclui ecossistemas como recifes de corais, dunas, manguezais, lagoas, estuários e pântanos.

Brasil: o país com a maior biodiversidade do mundo

Essa abundante variedade de vida abriga mais de 20% do total de espécies do mundo, encontradas em terra e água. A rica biodiversidade brasileira é fonte de recursos para o País, não apenas pelos serviços ecossistêmicos providos, mas também pelas oportunidades que representam sua conservação, uso sustentável e patrimônio genético.

Além disso, muitas das espécies brasileiras são endêmicas, e diversas espécies de plantas de importância econômica mundial – como o abacaxi, o amendoim, a castanha do Brasil (ou do Pará), a mandioca, o caju e a carnaúba – são originárias do Brasil.

Apesar de toda essa riqueza, a maior parte dos ativos utilizados nos produtos naturais são oriundos de plantas exóticas. Esse é um paradoxo que teremos que enfrentar enquanto sociedade. É necessário que cada vez mais a gente conheça nossa flora, para entrar em contato com todas as suas potencialidades. Respeitar, conhecer e cuidar: esses são os pilares para uma cultura de sustentabilidade e regeneração.

Na Use Orgânico você encontra a melhor e maior curadoria em cosméticos naturais e orgânicos do Brasil. Aqui temos vários produtos feitos com matéria-prima nativa. Vem ver!

Fonte: Ministério do Meio Ambiente

Comentários

Não tóxico

Não testado
em animais

Livre de
parabenos

Vegano

Gluten-Free