Sustentabilidade | 30/06/2018 | 1.86 Mil visualizações
A maioria das pessoas nem imagina, mas existem muitas formas de contribuir para um consumo consciente e sustentável. É o caso, por exemplo, da bucha sustentável. Um produto simples, barato, mas muito utilizado pelas pessoas.
Você sabe por que escolher a opção natural ao invés da comum?
Veja neste post o que é a bucha vegetal, as suas vantagens em relação ao modelo comum e porque escolhê-la definitivamente.
Acompanhe também algumas dicas para fazer esse produto durar mais tempo e usá-lo de forma consciente. Leia este post agora mesmo e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto!
O que é a bucha vegetal?
A bucha vegetal é uma fibra natural derivada da planta Luffa cylindrical, uma trepadeira da mesma família da melancia e do pepino.
Essa planta produz um fruto, muito parecido com o pepino. No interior desse fruto é que nasce a esponja fibrosa, que é extraída e vendida em feiras de produtos naturais e orgânicos.
Só para você ter uma ideia, existem até produtores que se dedicam a cultivação dessa planta e a extração da bucha natural. Portanto, não há desculpas para não usá-la em seu dia a dia.
Vantagens de usá-la em seu dia a dia
Mas por que usar a opção natural, ao invés da sintética e comumente utilizada?
Talvez você esteja se perguntando exatamente isso. Pois saiba que a bucha natural tem diversos benefícios para sua saúde, para o meio ambiente e para a economia local também.
Veja as vantagens desse produto e descubra porque adotá-lo em sua rotina doméstica e de cuidados pessoais.
Ampla utilização
As buchas podem ser utilizadas em diversas aplicações em nosso dia a dia. Seja para lavar a louça, o carro, ou tomar banho, esponjas marcam presença nos momentos de higiene e limpeza de todas as pessoas.
Com a bucha vegetal não é diferente. Você pode usá-la em qualquer processo de limpeza e substituir a opção comum por algo muito mais saudável.
Como ela possui uma textura fibrosa, você pode ficar tranquilo que ela não arranha os objetos e nem a sua pele. É um verdadeiro toque da natureza macio e confortável para você se manter limpo e livre de bactérias em seu corpo.
Natural e biodegradável
Outro ponto a favor da bucha vegetal é que ela é 100% natural e biodegradável. Isso quer dizer que é extraída da natureza e se decompõe rapidamente, o que soma pontos na hora de descartá-la.
As opções comuns, no entanto, levam anos para serem decompostas e excluídas do meio ambiente. Enquanto isso elas ficam poluindo rios, lagos, lençóis freáticos, o solo e até os oceanos.
Contar com uma opção sustentável e consciente é determinante para reduzir a quantidade de lixo que produzimos e o impacto de nossas escolhas na natureza. Portanto, faça a escolha correta e opte pela bucha natural ou orgânica para ajudá-lo durante a limpeza.
Dura até seis vezes mais
Você sabia que a bucha natural dura até seis vezes mais que a opção comum? Pois é!
O material de que a bucha é feita é muito mais resistente do que aqueles que encontramos em supermercados e lojas diversas. O que garante que você terá esse produto por mais tempo, além de economizar um bom dinheiro.
Pense da seguinte maneira: você precisará comprar seis buchas convencionais, enquanto a opção natural durará o mesmo tempo. É economia para o seu bolso e uma escolha inteligente para todos.
Além disso, a bucha natural é mais resistente a bactérias e micro organismos, desde que seja utilizada da forma adequada, é claro. Essa resistência também contribui para que ela dure mais tempo e possa ser utilizada por um período muito maior.
Contribui para o negócio local
A melhor parte de fazer escolhas naturais e sustentáveis é estimular o negócio local e a agricultura familiar.
Como vimos há produtores especializados no cultivo dessa planta e na extração da bucha natural. Comprar esse produto em seu dia a dia é contribuir para o sustento de famílias inteiras, além de valorizar itens nacionais que vem da nossa Terra, literalmente.
Afinal de contas, por que comprar uma opção industrializada e importada na maioria das vezes quando você pode ter um produto melhor e mais barato nacionalmente? Não faz sentido!
Então adote hábitos mais saudáveis e naturais em diversos segmentos da sua vida, incluindo na hora de cuidar da sua higiene e da limpeza doméstica.
Cuidados para preservar sua bucha natural por mais tempo!
Contudo, nem tudo são flores, ou melhor, fibras.
A bucha natural, como qualquer outro produto similar, precisa de cuidados especiais para durar mais tempo e evitar a contaminação por bactérias e outros micro organismos.
Basta você pensar que esse objeto será usado para limpeza e higiene, isso quer dizer que invariavelmente será exposto a impurezas. Portanto, não esqueça de tomar cuidados básicos para evitar complicações e manter a sua bucha natural intacta.
Veja algumas dicas úteis nessa hora:
- Lave a bucha após o uso para remover as impurezas;
- Deixe-a secar exposta ao sol;
- Não guarde a bucha úmida ou molhada;
- Evite deixa-la em locais com pouca circulação de ar e muito quente, pois contribui para a proliferação de bactérias;
- Coloque a bucha no micro ondas por alguns segundos, uma vez por semana, para matar as bactérias;
- Outra opção é deixa-la mergulhada em água sanitária que tem o mesmo efeito;
- Não passe a bucha em cima de ferimentos;
- O uso da bucha é individual e não deve ser compartilhado com ninguém;
- Troque de bucha a cada seis meses, ou quando ela mudar de cor ou cheiro.
Viu como é mais vantajoso, seguro e saudável optar pela bucha natural? Você já faz uso desse produto em seu dia a dia? Compartilhe as suas experiências e opiniões sobre esse produto natural abaixo!
Se ainda não fez essa escolha sustentável, é hora de colocá-la em prática de vez e contribuir com o meio ambiente. São pequenas escolhas como essa que fazem uma grande diferença na vida de todos. Experimente!
#useorganico