Sustentabilidade   |   30/06/2018   |   1.74 Mil visualizações

A maioria das pessoas nem imagina, mas existem muitas formas de contribuir para um consumo consciente e sustentável. É o caso, por exemplo, da bucha sustentável. Um produto simples, barato, mas muito utilizado pelas pessoas.

Você sabe por que escolher a opção natural ao invés da comum?

Veja neste post o que é a bucha vegetal, as suas vantagens em relação ao modelo comum e porque escolhê-la definitivamente.

Acompanhe também algumas dicas para fazer esse produto durar mais tempo e usá-lo de forma consciente. Leia este post agora mesmo e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto!

O que é a bucha vegetal?

A bucha vegetal é uma fibra natural derivada da planta Luffa cylindrical, uma trepadeira da mesma família da melancia e do pepino.

Essa planta produz um fruto, muito parecido com o pepino. No interior desse fruto é que nasce a esponja fibrosa, que é extraída e vendida em feiras de produtos naturais e orgânicos.

Só para você ter uma ideia, existem até produtores que se dedicam a cultivação dessa planta e a extração da bucha natural. Portanto, não há desculpas para não usá-la em seu dia a dia.

Vantagens de usá-la em seu dia a dia
Bucha vegetal: Descubra as vantagens desse produto natural!

Mas por que usar a opção natural, ao invés da sintética e comumente utilizada?

Talvez você esteja se perguntando exatamente isso. Pois saiba que a bucha natural tem diversos benefícios para sua saúde, para o meio ambiente e para a economia local também.

Veja as vantagens desse produto e descubra porque adotá-lo em sua rotina doméstica e de cuidados pessoais.

Ampla utilização

As buchas podem ser utilizadas em diversas aplicações em nosso dia a dia. Seja para lavar a louça, o carro, ou tomar banho, esponjas marcam presença nos momentos de higiene e limpeza de todas as pessoas.

Com a bucha vegetal não é diferente. Você pode usá-la em qualquer processo de limpeza e substituir a opção comum por algo muito mais saudável.

Como ela possui uma textura fibrosa, você pode ficar tranquilo que ela não arranha os objetos e nem a sua pele. É um verdadeiro toque da natureza macio e confortável para você se manter limpo e livre de bactérias em seu corpo.

Natural e biodegradável

Outro ponto a favor da bucha vegetal é que ela é 100% natural e biodegradável. Isso quer dizer que é extraída da natureza e se decompõe rapidamente, o que soma pontos na hora de descartá-la.

As opções comuns, no entanto, levam anos para serem decompostas e excluídas do meio ambiente. Enquanto isso elas ficam poluindo rios, lagos, lençóis freáticos, o solo e até os oceanos.

Contar com uma opção sustentável e consciente é determinante para reduzir a quantidade de lixo que produzimos e o impacto de nossas escolhas na natureza. Portanto, faça a escolha correta e opte pela bucha natural ou orgânica para ajudá-lo durante a limpeza.

Dura até seis vezes mais

Você sabia que a bucha natural dura até seis vezes mais que a opção comum? Pois é!

O material de que a bucha é feita é muito mais resistente do que aqueles que encontramos em supermercados e lojas diversas. O que garante que você terá esse produto por mais tempo, além de economizar um bom dinheiro.

Pense da seguinte maneira: você precisará comprar seis buchas convencionais, enquanto a opção natural durará o mesmo tempo. É economia para o seu bolso e uma escolha inteligente para todos.

Além disso, a bucha natural é mais resistente a bactérias e micro organismos, desde que seja utilizada da forma adequada, é claro. Essa resistência também contribui para que ela dure mais tempo e possa ser utilizada por um período muito maior.

Contribui para o negócio local

A melhor parte de fazer escolhas naturais e sustentáveis é estimular o negócio local e a agricultura familiar.

Como vimos há produtores especializados no cultivo dessa planta e na extração da bucha natural. Comprar esse produto em seu dia a dia é contribuir para o sustento de famílias inteiras, além de valorizar itens nacionais que vem da nossa Terra, literalmente.

Afinal de contas, por que comprar uma opção industrializada e importada na maioria das vezes quando você pode ter um produto melhor e mais barato nacionalmente? Não faz sentido!

Então adote hábitos mais saudáveis e naturais em diversos segmentos da sua vida, incluindo na hora de cuidar da sua higiene e da limpeza doméstica.

Cuidados para preservar sua bucha natural por mais tempo!
Bucha vegetal: Descubra as vantagens desse produto natural!

Contudo, nem tudo são flores, ou melhor, fibras.

A bucha natural, como qualquer outro produto similar, precisa de cuidados especiais para durar mais tempo e evitar a contaminação por bactérias e outros micro organismos.

Basta você pensar que esse objeto será usado para limpeza e higiene, isso quer dizer que invariavelmente será exposto a impurezas. Portanto, não esqueça de tomar cuidados básicos para evitar complicações e manter a sua bucha natural intacta.

Veja algumas dicas úteis nessa hora:

  • Lave a bucha após o uso para remover as impurezas;
  • Deixe-a secar exposta ao sol;
  • Não guarde a bucha úmida ou molhada;
  • Evite deixa-la em locais com pouca circulação de ar e muito quente, pois contribui para a proliferação de bactérias;
  • Coloque a bucha no micro ondas por alguns segundos, uma vez por semana, para matar as bactérias;
  • Outra opção é deixa-la mergulhada em água sanitária que tem o mesmo efeito;
  • Não passe a bucha em cima de ferimentos;
  • O uso da bucha é individual e não deve ser compartilhado com ninguém;
  • Troque de bucha a cada seis meses, ou quando ela mudar de cor ou cheiro.

Viu como é mais vantajoso, seguro e saudável optar pela bucha natural? Você já faz uso desse produto em seu dia a dia? Compartilhe as suas experiências e opiniões sobre esse produto natural abaixo!

Se ainda não fez essa escolha sustentável, é hora de colocá-la em prática de vez e contribuir com o meio ambiente. São pequenas escolhas como essa que fazem uma grande diferença na vida de todos. Experimente!

#useorganico

Comentários

Não tóxico

Não testado
em animais

Livre de
parabenos

Vegano

Gluten-Free