Beleza   |   16/04/2018   |   1.91 Mil visualizações

Está pronta para assumir os cachos naturais e arrancar suspiros por aí? Parabéns por sua decisão, com certeza foi a melhor escolha que você poderia fazer. Afinal a chapinha e o secador só acaba com a saúde de suas madeixas, não é?

Mas não pense que manter os fios naturais, assim como vieram ao mundo, é uma tarefa fácil.

O cabelo crespo exige cuidados especiais para manter uma boa aparência e, acima de tudo, a saúde dos fios. Se você quer valorizar os seus cachos e ter madeixas de arrasar, precisa ficar atenta aos cuidados com os fios diariamente.

E saiba que os mínimos detalhes importam nessa hora. O cuidado com suas madeixas imponentes deve começar já na lavagem, mas se estender durante todo o dia.

Veja neste post 4 dicas e cuidados para cabelos crespos que você deve seguir ao assumir as madeixas naturais. Valorize os seus cachos e a beleza de seus fios sem medo de errar com essas dicas e sinta-se livre para ser quem e como você é. Confira!

Cuidados na lavagem

Os cuidados com um cabelo cacheado começam na lavagem das madeixas. Em primeiro lugar, jamais lave os fios diariamente. Como esse tipo de cabelo é mais suscetível ao ressecamento e a quebra, lavá-lo com muita frequência pode deixar os fios ainda mais fracos.

Procure higienizar as madeixas entre duas ou três vezes por semana. A maior frequência deve ser usada no verão e estações mais quentes. Já em dias frios, ou caso você não tenha muito contato com sujeiras naturais, lave o mínimo possível para manter a oleosidade natural de seu cabelo.

Outro ponto importante é utilizar água morna ou fria para lavar os cabelos. A água quente remove boa parte dos nutrientes dos fios e danifica ainda mais o cabelo. Isso faz com que os fios fiquem rebeldes e bagunçados, especialmente no topo da cabeça.

Como resultado, você é obrigada a utilizar químicas e procedimentos capilares para baixar os fios e deixá-los comportados. Portanto, use água em temperatura ambiente, morna ou fria para enxaguar os fios e manter o brilho. Assim o cabelo cacheado permanece no local e não precisa passar por procedimentos químicos, que danificam ainda mais os fios.

Use produtos específicos
Cabelo crespo: 4 dicas e cuidados ao assumir os cachos naturais

Sim, você vai precisar comprar produtos específicos para o seu tipo de cabelo. Cada pessoa tem suas particularidades e diferenças, no que tange as suas madeixas. Por isso, é importante conhecer melhor o seu biótipo e selecionar os produtos adequados para tratar e higienizar seus cabelos cacheados.

Mas por que escolher os produtos certos é tão importante?

Os cabelos cacheados são carentes de nutrientes totalmente diferentes das madeixas lisas e os produtos de tratamento capilar precisam levar isso em consideração. Além disso, mesmo entre os fios crespos há diferenças.

Um cabelo muito danificado, por exemplo, precisa de nutrientes para repor a saúde dos fios, impedir a queda, evitar a quebra e as pontas duplas. Logo, os produtos capilares selecionados precisam ter nutrientes capazes de oferecer essa repaginação.

Sendo assim, analise a situação de seu cabelo cacheado e as necessidades dos fios. Se necessário, consulte um especialista para um diagnóstico mais preciso e a recomendação de tratamentos e os produtos a serem usados.

Em seguida, escolha os produtos que atendem a necessidade de seus fios e reparam totalmente as madeixas, desde a raiz até as pontas.

Crie um cronograma capilar
Cabelo crespo: 4 dicas e cuidados ao assumir os cachos naturais

Você sabe o que é um cronograma capilar? Pode parecer algo muito profissional e complexo, digno de grandes salões e centros estéticos. Mas saiba que você pode montar o seu cronograma capilar e garantir a saúde de seus fios com isso.

Na verdade, o cronograma nada mais é que uma agenda de tratamento para suas madeixas. Essa lista de tratamentos pode durar uma semana, um mês, seis meses e por aí vai. Você decide como monta esse calendário e quais procedimentos devem fazer parte dele.

Entretanto, tenha em mente que as necessidades de seu cabelo cacheado precisam ser levadas em conta na hora de escolher os tratamentos. Ou seja, comece pela maior necessidade dos fios e depois vá expandindo a outros procedimentos.

Um cronograma capilar se divide em três etapas básicas: hidratação, nutrição e reconstrução. A hidratação tem o dever de repor nutrientes nos fios e recuperar a maciez das madeixas. A nutrição devolve os lipídeos ao cabelo cacheado, nutriente perdido de forma natural. Já a reconstrução cuida dos cabelos que passam por processos químicos extremos e, por causa disso, perdem proteínas e massa capilar.

Qual deles fazer primeiro ou em qual ordem? Depende da situação de seus cachos. Se os fios estiverem muito danificados pela química ou você passa por procedimentos assim frequentemente, comece pela reconstrução e assim por diante.

O importante é oferecer a carga correta de nutrientes e na medida certa para seus fios. Deste modo, todos os problemas de aparência e saúde das madeixas serão resolvidos. Experimente!

Use um pente de madeira

A última dica de cuidado com cabelos cacheados diz respeito ao pente escolhido para desembaraçar e ajeitar os fios. Já de cara a dica é abandonar as peças de plástico e escolher objetos de madeira, que além de mais fortes permitem um cuidado mais especial com os cachos.

O pente de madeira também evita a eletrização dos fios, o que causa a quebra e o frizz nos cabelos cacheados. Portanto, não deixe de escolher essa opção para pentear os fios e deixá-los exatamente como você gosta.

Para facilitar na hora de pentear os cabelos cacheados, evite fazer isso com as madeixas completamente secas. Prefira pentear logo após lavar o cabelo, ou então umedeça os fios com um óleo natural para pentear.

Além de diminuir o seu sofrimento ao fazer isso, você evita forçar os fios e causar a quebra das madeixas. Lembre-se que a forma como você trata seu cabelo crespo se traduz na aparência e saúde que ele terá.

Você tem outras dicas e sugestões de cuidados para cabelos crespos? Deixe o seu comentário abaixo e ajude outras leitoras a viver a sua beleza natural.

#useorganico

Comentários

Não tóxico

Não testado
em animais

Livre de
parabenos

Vegano

Gluten-Free