Inspiração   |   23/03/2018   |   1.12 Mil visualizações

O casamento é uma das etapas mais importantes na vida de qualquer pessoa. É quando você deixa de viver sozinho e passa a constituir uma família com a pessoa que ama. Por isso, a cerimônia e a festa dessa ocasião devem ser inesquecíveis.

Por outro lado, essa comemoração precisa retratar os noivos e seus ideais. Logo, se você e seu noivo são veganos, provavelmente gostariam de ter um casamento orgânico ou sustentável, não é?

Sendo assim, confira como criar uma cerimônia verde para comemorar essa etapa tão importante da sua vida. Leia este artigo agora mesmo e descubra como tornar a comemoração inesquecível, sem maltratar o meio-ambiente.

O que é casamento sustentável?

O casamento sustentável é uma cerimônia muito especial que, além de celebrar a união dos noivos, se preocupa com o meio-ambiente. Por isso, todos os detalhes da comemoração são ecologicamente corretos e nada do que foi usado agride a natureza.

Isso inclui a vestimenta dos noivos, itens da decoração, roupas das madrinhas e testemunhas, cardápio e até mesmo o bolo de casamento. A ideia é criar um evento inesquecível, bonito e sustentável.

Esse tipo de comemoração também pode ser chamado de casamento orgânico, e é muito comum nos países mais desenvolvidos. Contudo, essa tendência tem agradado as noivas brasileiras e aparecido por aqui com certa frequência.

Principalmente quando os pombinhos já são simpatizantes da cultura vegana ou vegetariana. Afinal, se você conhece bem essa prática sabe dos benefícios que ela traz para o seu dia a dia. E por que não usar a mesma linha de pensamento na hora de casar, não é?

Investir em uma decoração orgânica é uma ótima forma de aliar custo x benefício. O investimento financeiro é bem menor do que em outras cerimônias e você ainda ajuda ao meio-ambiente, quer combinação melhor que essa?

Como criar um casamento orgânico?
Casamento Orgânico: inspire-se nos casamentos ricos em decorações da natureza

Se você adorou a ideia de um casamento sustentável, o próximo passo é começar a planejar a sua cerimônia orgânica.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, criar um casamento orgânico, é muito mais fácil e barato do que parece. Você não precisa comprar muitas coisas para a decoração e boa parte do que vai precisar pode ser encontrado na natureza.

Abaixo, você confere algumas dicas para tornar esse dia inesquecível sem comprometer a natureza. Confira!

Faça a cerimônia ao ar livre

A primeira coisa a fazer é escolher o local para o seu casamento verde e, como não poderia ser diferente, o lugar deve ser ao ar livre e com muita vegetação em volta. Nada melhor que dar um passo tão importante na sua vida em meio à natureza, não acha?

Sendo assim, dê preferência por uma fazenda ou chácara. Pode ser um sítio de algum parente, ou talvez aquele local de festas com muito verde. Ao fazer essa escolha, mais da metade de sua decoração já estará pronta.

Ainda falando da localização da cerimônia, não se esqueça de marcá-la durante o dia. Deste modo, você aproveita a luz do sol para fazer lindas fotos e ainda evita desperdiçar energia elétrica em vão, combinado?

Invista na decoração vintage

A decoração vintage tem tudo a ver com um casamento orgânico, pois ela relembra as cerimônias campestres e festas antigas. Naquela época não existia tanta tecnologia e recursos para embelezar as comemorações, logo os noivos se viravam com o que tinham.

E nesse modelo de decoração para um casamento verde, tudo é válido. Você pode usar móveis de madeira de reflorestamento, emprestar móveis usados e por aí vai.

Só não vale encher o salão de peças de plástico, ok? Pois esse material não tem nada a ver com um pensamento vegano, no final das contas. E isso também vale para a louça, que pode ser de porcelana evitando o descarte de materiais.

Reaproveite objetos

Reaproveitar objetos e peças variadas é um conselho que vem de nossos avôs e tem tudo a ver com a decoração orgânica, sabia? Seja na reutilização de móveis, louças ou até mesmo roupas, essa prática ajuda a evitar o desperdício.

E nessa hora dá para abusar do sentimentalismo e usar os objetos de família, passados de geração para geração. É o que acontece com o tradicional vestido de noiva, o terno do noivo e até as alianças.

Essa reciclagem de objetos com valor sentimental contribui com o meio-ambiente e com o bolso também. Além disso, é super romântico e fofinho presentear o futuro cônjuge com um objeto de família, não acha?

Crie lembrancinhas artesanais
Casamento Orgânico: inspire-se nos casamentos ricos em decorações da natureza

Use a sua criatividade para criar as tradicionais lembrancinhas de casamento. Saia do óbvio e evite dar coisas sem valor aos seus convidados. Essa é uma excelente oportunidade para instigá-los a ter uma vida 100% orgânica, como você e seu noivo.

Então, que tal usar um saquinho de papel reciclável com algumas frutinhas dentro como lembrança? O fruto pode ser algo comum na região do casório, algo que os noivos gostem ou que tenha um valor sentimental na cerimônia.

A ideia é reforçar o aspecto orgânico da comemoração e tornar o evento inesquecível, com essa escolha você não tem como errar.

Outras lembrancinhas que caem muito são objetos artesanais feitos à mão. Eles podem ser confeccionados pelos bombinhos se tiverem habilidade, ou quem sabe comprados no comércio local e em casas de artesão.

Aposte no cardápio vegano

Já falamos de diversos aspectos do casamento orgânico, mas a comida é o auge da festa. E em uma comemoração vegana, o cardápio não é menos importante. Que tal criar pratos ousados, elegantes e sem nada proveniente de animais?

Com certeza os convidados ficaram surpresos com a iniciativa e vão adorar os novos sabores. Você pode apostar em suas receitas favoritas, se é uma fã da dieta com produtos veganos, ou contratar um Buffet especializado.

De qualquer forma, ter um cardápio orgânico na festa, vai ser a cereja em cima do bolo de seu casamento sustentável. Experimente!

Gostou das nossas dicas para criar uma decoração vegana para seu casamento? Conhece outras sugestões desse modelo de casamento? Deixe o seu comentário abaixo!

#useorganico

Comentários

Não tóxico

Não testado
em animais

Livre de
parabenos

Vegano

Gluten-Free