Sustentabilidade | 28/11/2017 | 2.28 Mil visualizações
Vamos relatar aqui nesse artigo e ressaltar a importância e a necessidade da coleta e reciclagem do lixo. Ambos precisam andar juntos, pois é uma alternativa para tentar diminuir o impacto do excesso de produção de lixo, já que a maioria dos materiais levam anos para se decompor na natureza.
Vamos pensar no problema!
- Você separa o lixo na sua casa?
- Seu condomínio há coleta seletiva?
- Você sabe para onde vai o lixo?
Se você respondeu NÃO para algumas dessas perguntas, não tem problema. Estamos aqui para orientar de alguma forma vocês leitores.
Dados mostram que 51,9% da população brasileira não separa o lixo para reciclagem. Um número muito alto para os dias de hoje.
Sabemos que há diversas empresas especializadas na coleta seletiva e de reciclagem, mas porque não um trabalho junto com a população? Vamos citar alguns pontos para esse problema:
- Pense na sua cidade, como é a distribuição das lixeiras? Qual é a proporção?
- Como a prefeitura da sua cidade investe em propagandas para a conscientização da coleta e reciclagem do lixo?
- E no seu trabalho? Existe alguma forma de reciclagem? É feita a coleta certa?
Pois então, esse é uns dos grandes problemas de tanto acúmulo e falta de organização na reciclagem e coleta de lixo. Pensando em soluções, de que maneira poderíamos mudar essa situação?
Vamos pensar no nosso lar primeiro, quais seriam os resultados positivos? Vamos citar alguns:
Separe o lixo corretamente
Não misture o lixo orgânico do lixo seco, cada um tem uma função diferente. Lixo orgânico é composto por: sobras de alimentos, cascas de frutas e legumes, guardanapos usados, lixo do banheiro e etc. Já o lixo seco é composto por latas, garrafas e frascos de vidro e plástico.
Ao separar o lixo, já é um primeiro passo para sua destinação correta. Com a separação do lixo as condições de trabalho dos catadores desse material melhoram, já que eles não vão ter o trabalho extra de separar, e o impacto na natureza será menor, da mesma forma, os aterros terão uma melhor qualidade sanitária.
Ok, pensamos em como fazer a sua parte a partir de sua casa, agora vamos pensar em sua cidade, de que forma poderíamos diminuir esse impacto?
Conscientização nas cidades
As práticas ambientais vêm acontecendo há anos, mas a consciência ambiental da população parece que não acompanha esse crescimento. E a prefeitura de sua cidade, acompanha esse desenvolvimento?
Vamos citar aqui algumas ideias que já fazem parte das prefeituras de cidades do Brasil e outras que poderiam servir de exemplo para todos.
- Descarte de lixo eletrônico corretamente;
- Isenção da cobrança da tarifa de lixo para a população e empresa que separar seu lixo;
- Máquina troca latinha e garrafa PET por pontos e crédito no Bilhete Único.
Esses são só alguns exemplos de campanhas de conscientização da população. Apesar da concepção de reciclagem e coleta seletiva não serem novidade, boa parte da população ainda encontra dificuldade para pôr em prática. Cabe ao Estado e Municípios trabalharem junto com os cidadãos brasileiros.
Vamos para as vantagens da coleta seletiva nas cidades!
- Diminui a poluição do solo, água e do ar;
- Qualidade nos aterros sanitários;
- Produz empregos e oportunidades;
- Diminui gastos com a limpeza nas cidades;
- Recursos naturais não serão usados de maneira errada.
E no seu ambiente de trabalho?
Como é seu ambiente de trabalho? O lixo é corretamente separado? Seus gestores incentivam a coleta de forma correta?
Pois bem, todas as empresas seja ela de pequeno ou grande porte, deveriam fazer o uso da coleta para a reciclagem. Muitas empresas já tiram proveito do lixo para transformar em lucro, quer ver? Olha só:
- Uma empresa de Fast food destina o óleo usado nas frituras para a utilização e movimentação dos veículos que levam os alimentos às unidades da rede em outras cidades;
- Concessionárias de energia elétrica transformam os dejetos de porcos em energia limpa, já que todo o material orgânico é transformado em gás metano, e será usado como energia na empresa;
- Empresa do ramo da beleza orgânica criam um coletor de embalagens dos produtos usados. Assim, estes são transformados e voltam ao mercado com novas embalagens, reduzindo muito o impacto no meio ambiente.
Curiosidades sobre reciclagem
Muitos produtos levam centenas de anos para se decompor e outro apenas semanas, aqui vamos citar os produtos que são reciclados e a quantidade de tempo que leva para desaparecer da natureza.
- Vidros: 4.000 anos;
- Tecidos: 100 a 400 anos;
- Saco plástico: 30 a 40 anos;
- Lata de alumínio: mais de 100 anos;
- Chiclete: 10 anos;
- Garrafa Pet: mais de 100 anos;
- Caixa longa vida: mais de 100 anos;
- Ponta de cigarro: 10 a 20 anos;
- Casca de banana: 2 anos;
- Couro: 30 anos.
Esses são alguns exemplos das diferenças de tempo da decomposição, mas o que mais impressiona é que desperdício pode ser evitado, e levando em consideração, você sabia que 1000 kg de papel que é usado, exige o corte de 20 árvores, e que para o uso de 1000 kg de vidro é usado 1,300 kg de areia?
É muita coisa…
Classificação e as cores de cada tipo de lixo
- Amarelo: metal
- Verde: vidro
- Vermelho: plástico
- Azul: papel
- Marrom: orgânico
Essas são as principais cores das lixeiras que estão disponíveis para coleta de lixo.
Entendeu a complexidade da coleta e reciclagem de lixo? Mas nada é impossível, a regra é bem simples na verdade, separe corretamente seu lixo, para que ele chegue ao seu local de reciclagem com condições para ser reciclado.
Vale lembrar que essa responsabilidade cabe a todos, justamente porque tem o intuito de preservar à saúde dos aterros sanitários, para proporcionar um ambiente de trabalho digno para os trabalhadores e para nós mesmos.
Nesse artigo trouxemos algumas das informações mais importantes para você começar a praticar na sua rotina de coleta e reciclagem de lixo, compartilhe esse conhecimento com outras pessoas; o meio ambiente agradece esse simples ato.
Você como uma pessoa evoluída deverá passar esse conteúdo adiante.
Grande abraço de toda nossa equipe sustentável, orgânica e consciente!
#USEORGANICO