Saúde   |   11/10/2019   |   196 visualizações

A aromaterapia é holística, isto é, ela trata tanto corpo, quanto mente e emoções. É agradável e é útil nos cuidados da saúde além de elevar nosso estado de ânimo. Já escrevi anteriormente sobre a busca por paz de espírito e podemos destrinchar os diversos estados emocionais que afetam o tão almejado equilíbrio interior. Alguns ganham destaque como, por exemplo, a ansiedade que é uma das mais prejudiciais, não só para si, mas para as pessoas em volta. 

As Emoções

Se estamos com raiva de alguém, geralmente quem sofre mais somos nós mesmos. Ouvi um dia que “a raiva é um veneno que tomamos esperando que o outro morra”. Pura verdade. O outro às vezes nem toma conhecimento deste sentimento tão autodestrutivo. Se estamos de mau humor, sim, contaminamos o ambiente em volta, mas apenas energeticamente e muita gente consegue não se deixar abalar. Se estamos com medo, tensão nervosa, angustiados ou confusos conseguimos identificar com certa facilidade e tentar melhorar. Falaremos deles futuramente! Mas o estado ansioso é realmente difícil controlar, muitas vezes a pessoa ansiosa não consegue se identificar como tal! E acaba não sendo aceita numa entrevista para emprego ou rejeitada por um paquera sem saber porquê.

A ansiedade

A ansiedade é um estado de apreensão necessário a nossa sobrevivência. Altera nosso ritmo cardíaco e respiratório, aumentando a oxigenação cerebral, liberando adrenalina para lidarmos com a situação que originou a ansiedade. Quando exagerada, a ansiedade nos faz perder a visão da situação. Ficamos “cegos” pra realidade e aumentamos nossa visão imaginária, completamos as frases de outras pessoas, falamos em excesso. Aliás, a palavra excesso combina muito bem com ansiedade. Tudo fica “muito”. Um probleminha vira um problemão. A solução passa despercebida porque a intuição se reduz, já que a ansiedade tem a ver com diminuição da confiança. A boca vira uma metralhadora de palavras e uma draga na alimentação, o que tem a ver com as compulsões. Compulsão por comida, por bebida, por cigarro, por compras, por falar, por sexo, etc…

Este estado emocional atrapalha também o rendimento, já que o cérebro passa a se ocupar com coisas inexistentes, com fantasmas. Quando ainda mais exacerbada, pode chegar inclusive afetar a vida social além da própria saúde, judiando do coração e de outros órgãos afetados pelas compulsões: colesterol alto por excesso de comida, diabetes, cirroses, doenças sexuais, doenças de pele, entre tantas outras. E a mente vai sendo minada, até se chegar na TAG (transtorno de ansiedade generalizada), afetando diversas áreas da vida da pessoa, sem razões específicas que dêem origem a ansiedade. É preciso muita calma nesta hora. Ou muito antes de se chegar nesta situação. Porque fica difícil controlar a inquietação, a sensação de cansaço, a falta de concentração, a irritabilidade, o sono perturbado, a tensão muscular. Tudo vai minando corpo e mente. A Aromaterapia pode ajudar nas Emoções e na Ansiedade.

Qual óleo essencial usar para o cuidado da ansiedade?

Óleos essenciais! Como eles podem nos ajudar nestas horas? Se fossem medicamentos alopáticos procuraríamos antidepressivos e ansiolíticos. Poxa, mas que coisa! Temos óleos essenciais com estas propriedades! E sem efeitos adversos? Não é bom demais? Demais não. É maravilhoso, porque demais é demais! O óleo essencial de junípero ajuda a combater o medo de falhar e para timidez. Já o óleo essencial de cedro é bom para o medo de colapso nervoso, de desmantelamento, ou seja, dá força e coragem! O óleo de cipreste ajuda a combater o pavor de origem desconhecida. Óleo de gerânio ajuda a equilibrar as emoções, principalmente daqueles muito estressados e tensos, já quase “saindo do chão”, melhor ainda se misturado ao vetiver, que ainda por cima, ajuda a nutrir, dando apoio e segurança.

Opções de óleos essenciais infinitas para ansiedade

Da mesma forma agem o óleo de rosa e palmarosa, refrescando, acalmando e dando “colo”, especialmente a rosa para quem já nem mais consegue ficar sozinho, beirando o pânico, o medo de perder o controle. O óleo de Jasmim e o óleo de ylang-ylang podem ser usados quando houver sinal de depressão. Sinal, sim, não quando ela já tiver tomado conta. Ajudam a acalmar a mente intranqüila, inquieta, sedando-a, baixando os batimentos cardíacos (em especial o ylang-ylang). Sem falar no óleo essencial de lavanda francesa, acalmando o coração e confortando a mente para aqueles que se sentem oprimidos e sufocados por pessoas e situações. Misturando com o néroli – a flor de laranjeira, age maravilhosamente em casos de compulsões.

aromaterapia e as emoções na ansiedade

Encontrar o óleo essencial ideal é fácil. Basta inalar alguns e rapidamente perceber a mente se acalmando, o coração e a respiração diminuindo seu ritmo e a visão tornar-se mais clara, a fala mais mansa, as pessoas ali na sua frente, bem como as soluções para seus problemas. Elas estavam ali, o tempo todo. Mas a ansiedade nos impedia de enxergar! Um novo dia, claro e radiante acaba de nascer! Mas é necessário disciplina e auto observação para perceber quando a danada começa a querer voltar. A Aromaterapia e as emoções na Ansiedade podem identificar mais rápido os sintomas. Seu coração disparou e você nem está apaixonado(a)? Sua respiração está acelerada? Inale um dos óleos escolhidos, feche os olhos, inspire e expire algumas vezes. Aos poucos tudo de bom e as pessoas voltarão e terão o prazer de sua companhia, de você pleno e feliz. Sem ansiedade!

Receita da semana para cuidar da ansiedade com a aromaterapia

150 gotas de óleo essencial de lavanda
50 gotas de óleo essencial de ylang-ylang
10 gotas de óleo essencial rosa

Misture tudo num frasco gotejador e pingue duas gotas 3 vezes ao dia no aromatizador pessoal, assim a Aromaterapia ajudará nas Emoções e na Ansiedade.

Texto de Beatriz Yoshimura
Diplomada em Aromaterapia Holística pelo Tisserand Institute (Londres/Reino Unido) e Consultora,  Administradora de Empresas e mãe. Pregadora do uso preventivo de óleos essenciais para o bem estar físico, mental e emocional.

Todos os produtos para Aromaterapia você encontra em nosso site www.useorganico.com.br

#useorganico

#penseverde

Comentários

Bitnami