Sustentabilidade   |   07/06/2018   |   2 Mil visualizações

Estima-se que ¹/3 da produção de alimentos no mundo é desperdiçada todos os anos, gerando um prejuízo de bilhões de dólares anualmente. O Brasil é um dos maiores desperdiçadores de comida do mundo, jogando no lixo cerca de 40 mil toneladas todos os anos.

Se compararmos esses dados com o mapa da fome no mundo, é desolador saber que comida vai parar no lixo enquanto outras pessoas não têm nada para comer.

Por sorte, todos nós podemos contribuir para diminuir o desperdício de alimentos e reverter esse quadro, mesmo que de forma tímida às vezes.

Veja neste post algumas dicas para combater o desperdício de alimentos em sua casa, aí na sua cozinha, onde cerca de 10% desses produtos é jogado fora. Confira essas dicas e descubra como fazer a sua parte para tornar o consumo mais sustentável e justo para todos.

Compre de forma consciente

O combate ao desperdício de alimentos começa no supermercado, na verdade, já tem início na hora de fazer a sua lista de compras. Tenha o hábito de checar a sua dispensa, armários e geladeira antes de ir ao mercado. Assim você garante que os produtos adquiridos realmente são necessários.

Aqui entra aquela velha e tradicional tática de nossas mães e avós: crie uma lista de compras e se atenha a ela. Nada de trazer um produto por impulso, ou comprar a mais só porque está em promoção. Antes de passar no caixa com esses itens garanta que eles são necessários e que podem ser consumidos até o prazo de validade.

Ao adotar essa postura você também otimiza suas compras e consegue economizar algum dinheiro. Em outras palavras, todos saem ganhando: você, o meio ambiente e toda a comunidade.

Procure também ir mais vezes às compras do que fazer estoque de alimentos em sua casa. O armazenamento desses produtos pode levar ao desperdício, especialmente se você não tiver um controle rígido sobre o que tem em sua dispensa.

Portanto, prefira comprar alimentos frescos com frequência e manter o mínimo de produtos guardados em casa. Desta forma, é muito mais fácil saber quais alimentos você tem e consumi-los a tempo.

Divida os alimentos em porções

Outra dica interessante para evitar o desperdício de alimentos é dividir as suas compras em pequenas porções, conforme elas serão consumidas em seu dia a dia. Isso vale para as carnes, legumes, vegetais, laticínios e quaisquer outros produtos que podem ser fracionados.

Ao fazer isso, você evita abrir a embalagem para pegar apenas um item e depois devolvê-la aberta à geladeira. Com a embalagem violada, o alimento fica mais propenso a estragar e ir parar no lixo, então melhor prevenir.

Dividir os alimentos em porções também é uma ótima forma de economizar, já que você define exatamente a quantidade de comida que deve ir à mesa em cada refeição.

Veja quantas pessoas moram em sua casa, quanto cada um consome e crie porções personalizadas para cada refeição: café da manhã, almoço, lanche e jantar. Não esqueça de adicionar a data do fracionamento e prazo de validade dos alimentos para não se perder, ok?

Com certeza você vai perceber que o desperdício de alimentos vai diminuir muito em sua residência.

Congele alguns produtos
Como combater o desperdício de alimentos em sua casa? | Use Orgânico

Comprou legumes demais e não vai conseguir consumi-los antes que estraguem? Congele algumas porções para manter o alimento fresco por mais tempo.

Você pode armazenar no congelador o item ainda fresco, em seu estado natural, ou cozinhar e guardá-lo já pronto para consumo.

O congelamento de alimentos prontos, aliás, além de ajudar a reduzir o desperdício, lhe ajuda a ganhar tempo em sua rotina. Quando estiver com fome basta descongelar a porção e consumir, tudo de forma simples e rápida.

O melhor de tudo é que você ainda consegue preparar a sua própria comida dessa forma, separando um dia da semana para os preparos e fracionamento, por exemplo. Muito melhor que consumir fast foods e produtos industrializados na rua, não é mesmo?

Aproveite 100% dos alimentos

Uma das melhores dicas para reduzir o desperdício de alimentos é incorporar a cultura do 100% de aproveitamento. Você sabe como ela funciona?

Basicamente nos comprometemos em utilizar 100% dos alimentos e produtos que compramos. Mas esse compromisso precisa ser levado bem a sério em seu dia a dia.

Aproveitar a casca dos legumes, sementes de frutas e embalagens recicláveis são alguns exemplos. O ponto principal é não desperdiçar nada e nem jogar nada no lixo, sem antes ter certeza que o produto realmente não tem mais serventia.

Para entrar de cabeça nessa cultura pesquise algumas receitas com as sobras de alimentos e dê uma olhada em tutoriais de “faça você mesmo” na internet. Esses conteúdos vão ajudá-la a despertar a sua criatividade e aproveitar os alimentos ao máximo!

Produza a sua própria comida
Como combater o desperdício de alimentos em sua casa? | Use Orgânico

Você sabia que boa parte do desperdício de alimentos ocorre nas etapas de produção e transporte? Pois é!

Por falha no planejamento de produção, erros logísticos e outros problemas na agricultura alguns itens vão parar no lixo diretamente. E isso acontece antes mesmo que eles sejam disponibilizados na prateleira do supermercado e da feira.

Como evitar isso? Tenha uma horta e uma composteira em casa, ou no seu apartamento!

Quando você se torna um produtor orgânico consegue garantir a procedência dos alimentos, além de controlar todas as etapas de produção e consumo desses produtos. Assim você dá um grande passo para reduzir o desperdício de alimentos, adotar hábitos alimentares mais saudáveis e economizar uma boa grana.

A melhor parte de tudo isso é que as sobras de alimentos (como cascas, sementes e restos orgânicos) podem ser usadas como adubo natural em sua horta doméstica. Muito bom, não é? Então pesquise mais sobre o assunto e veja como produzir os produtos em casa!

E você, como contribui para reduzir o desperdício de alimentos? Você segue alguma dessas dicas? Tem outras sugestões para reforçar a sustentabilidade? Deixe o seu comentário abaixo e compartilhe este post em suas redes sociais!

#useorganico

Comentários

Não tóxico

Não testado
em animais

Livre de
parabenos

Vegano

Gluten-Free