Saúde   |   31/01/2018   |   12.89 Mil visualizações

Você sabe quais são os tipos de parasitas que habitam o nosso corpo? Sabe como tratar?

Pois bem, na matéria de hoje falaremos quais são as maneiras mais eficazes de combater esses parasitas de forma natural.

Os parasitas são seres vivos que obtêm recursos necessários para sua sobrevivência através de outros organismos, ou seja, vive em associação, prejudicando o organismo hospedeiro, um processo conhecido por parasitismo.

Alguns não trazem problema algum para a saúde do ser humano, porém muitos causam doenças graves.

Há diversas formas de transmissão de parasitas, mas as mais comuns são essas:

  • Água contaminada
  • Alimentos contaminados
  • Não lavar as mãos ao se alimentar
  • Contato com insetos
  • Entre outros

Principais doenças causadas por parasitas

Amebíase: são as mais comuns, o contágio é feito pelo parasita Entamoeba histolytica, através da ingestão de alimentos contaminados, a amebíase entra no organismo humano e causa sintomas fortes, como: diarreia aguda, sangue nas fezes, vômitos, cólicas e náuseas.

Doença de Chagas: Passada pelo barbeiro, esse é um inseto visto em diversas regiões do Brasil. Após o barbeiro picar o humano, ele libera fezes, ocasionando coceira no local. O parasita entra na corrente sanguínea e fixa-se no coração, sua evolução é lenta, podendo levar a insuficiência cardíaca e a morte.

Giardíase: O protozoário Giardia lamblia, está em alimentos e em água contaminada. Esse parasita leva à diminuição da absorção de nutrientes através do sistema digestivo, levando a desnutrição. Os sintomas são: irritabilidade, diarreia, cólica e náusea.

Malária: Passada pelo mosquito Anopheles, ao ser picado, os sintomas aparecem na forma de febre alta, dor de cabeça e cansaço.

Toxoplasmose: Transmitida pela urina do gato e rato geralmente, mas pode ser de qualquer outro animal doméstico contaminado. É uma doença assintomática, mas quando algum desses sintomas aparecerem, procure um médico.

  • Dores de cabeça
  • Manchas vermelhas
  • Aparecimento de ínguas

Gestantes devem tomar cuidado, pois a doença pode ocasionar complicações para o bebê.

Como eliminar com produtos naturais os vermes?

Para prevenir o aparecimento de parasitas no nosso organismo, devemos eliminar ou tentar diminuir da nossa dieta os açúcares, álcool, lacticínios e carboidratos refinados. Citaremos alguns alimentos que podem ajudar nessa prevenção.

Cebola

Uma forma de se livrar de parasitas intestinais é fazer um suco de cebola. É uma alternativa simples. Basta tomar em torno de duas colheres de sopa do suco da cebola e em uma semana os parasitas terão ido embora. Vale a pena.

Alho

É um alimento medicinal que atua como um antibiótico natural e ajuda na prevenção de várias doenças. Muitas pessoas não gostam da ideia de utilizar o alho, algumas pessoas não gostam do cheiro ou não o digerem corretamente, embora ele faça bastante bem a saúde.

Romã

Trata-se de uma fruta adstringentes, com diversos benefícios, além de ajudar na saúde, ajuda a eliminar esses hospedeiros indesejáveis. Pode ser consumido in natura, na forma de sucos, sorvetes e chás. Delicioso não é mesmo?

Sementes de abóbora
Como eliminar parasitas do corpo, através de produtos naturais?

É um alimento poderoso no combate aos parasitas, importante salientar que, deve-se ingeri-las cruas e não torrada e de preferência de estômago vazio.

Óleo essencial de orégano

Óleo essencial de orégano, muito eficaz para eliminar os parasitas, mas devemos certificar que o óleo seja para o uso oral, caso contrário, pode se tornar tóxico.

Vamos às receitas?

Todo mundo gosta de uma receitinha caseira não é mesmo? Ainda mais se for simples e com ingredientes que todo mundo tem em casa. Agora vamos listar algumas destas receitas eficazes.

Linhaça e limão

  • 1 copo de água
  • 3 colheres de sopa de linhaça
  • Suco de 1 limão

Misturar na água a linhaça, deixar repousar por 1 hora e depois acrescentar o suco de limão. Atua contra os parasitas no intestino.

Coco

  • 1 colher de sopa de coco triturado
  • 1 copo de leite quente
  • 2 colheres de sopa de óleo rícino

É aconselhável comer o coco no café da manhã e 3 horas depois beber o leite quente com o óleo rícino. Tomar diariamente até que a infestação desapareça.

Sementes de mamão

Basta consumir as sementes secas ou em seu estado natural. Podendo misturar em iogurtes, sucos e vitaminas.

Abacaxi

Aumente o consumo dessa fruta, ela contém uma enzima que combate a tênia, atuando contra os radicais livres que ela tem. A acidez do abacaxi diminui a glicose disponível para o verme, assim, ela morre de fome.

Óleo de mamona
Como eliminar parasitas do corpo, através de produtos naturais?

Tome esse óleo de estômago vazio, todos os dias. O óleo estimula a diarreia, o que ajuda na eliminação dos parasitas.

Mas lembrando, que esses remédios naturais devem ser aliados com o tratamento médico convencional. Converse com seu médico antes de usar qualquer método.

Dados relevantes

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), todos os anos, a saúde de milhares de pessoas está em risco devido à contaminação de parasitas. O número de infectados pode chegar a 2,5 mil, muitas vezes a contaminação é através de alimentos.

A OMS relata que a falta divulgação nos meios de comunicação, é uns dos problemas do número alto de contaminação. Por isso, faz-se necessário ressaltar as maneiras de contágio e infecção.

Dicas

  • Cozinhe muito bem os alimentos;
  • Utilize água filtrada para a higienização de alimentos e para o preparo de comidas;
  • Mantenha seu pátio limpo, insetos podem transmitir parasitas;
  • Beba muita água, a ingestão desse líquido ajuda a circulação e pode promover a expulsão de parasitas;
  • Evite comidas gordurosas, doces e sem fibras, sabemos que a má alimentação também influência diretamente no aparecimento de vermes e doenças.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre parasitas e de que forma eles podem interferir na sua saúde, adquira hábitos mais saudáveis para sua vida, já que a infestação de parasitas está relacionada diretamente à sua saúde.

Gostou do texto? Esperamos que sim. Fazemos ao máximo para que você fique por dentro dos mais diversos assuntos, de maneira que possa fazer bom uso de várias dicas saudáveis e orgânicas!

#useorganico

Comentários

Não tóxico

Não testado
em animais

Livre de
parabenos

Vegano

Gluten-Free