Inspiração   |   03/04/2018   |   1.05 Mil visualizações

Sempre que o tema é meditação, algumas pessoas dizem que não conseguem fazer por serem muito agitadas. Realmente silenciar a mente pode ser algo um pouco difícil, especialmente para quem não está habituado.

Contudo, conforme você ganha experiência com a meditação, tudo fica mais fácil e você começa a aprender como se comportar durante a prática. Porém, é preciso dedicação e um pouco de técnica para não desistir pelo caminho e conseguir os primeiros efeitos mais rapidamente.

Isso é possível através da meditação ativa e de técnicas de relaxamento. Você sabe como elas funcionam?

Veja neste post como meditar mesmo sendo uma pessoa agitada e conseguir silenciar a mente, de uma vez por todas. Confira essas dicas e incorpore a meditação em sua rotina hoje mesmo!

O que é meditação realmente?

O maior problema das pessoas agitadas que desejam meditar é acreditar que precisam ficar completamente imóveis durante a meditação. É lógico que o objetivo dessa introspecção é ouvir a sua voz interna e cessar os diálogos da sua mente.

Mas você não precisa ficar na posição de lótus e ouvindo mantras para meditar. Existem muitas técnicas, que ajudam pessoas mais agitadas a conseguirem relaxar.

Durante o processo, basta que você direcione a sua mente para algo específico, o foco de sua meditação. Assim você impede que ela fique vagando por aí e não o deixe relaxar durante a prática.

Outra opção é usar de técnicas para esvaziar a mente e acalmar antes da meditação em si, e depois seguir a sua sessão normal. De qualquer modo, não pense que a meditação é algo parado e monótono.

Na verdade, ela é aquilo que você precisa e quer que ela seja. E por sorte, essa técnica milenar pode ser adaptada para cada pessoa, a fim de proporcionar os benefícios da meditação para todos.

Tipos de meditação
Como meditar mesmo sendo uma pessoa agitada?

Agora que desmitificamos a meditação, é hora de conhecer os tipos que existem e quais deles se encaixam melhor em seu comportamento.

Dividimos a meditação em duas categorias principais: a passiva e a ativa.

A meditação passiva é aquela em que ficamos em absoluto silêncio e totalmente imóveis. O objetivo é organizar os seus pensamentos e ouvir a sua voz interna. Nesse formato você precisa ter autocontrole e realmente “se achar” em sua própria mente durante a prática.

Mas para pessoas proativas isso pode ser um desafio difícil de ultrapassar e, para elas, existe a meditação ativa. Um estado em que você faz determinada coisa, física ou mentalmente, a fim de ocupar seu cérebro e focar a sua atenção.

Em outras palavras, você está fazendo alguma coisa e pode estar em movimento. Mas a sua mente permanece focada em seu interior e sem diálogos desordenados. É justamente a meditação ativa que as pessoas mais agitadas devem buscar.

Você pode fazer enquanto está no ônibus, no metrô, dirigindo, fazendo atividades automáticas que não exigem muito a sua atenção e assim por diante. Apenas tenha o hábito de separar um tempo para ouvir a si e limpar os seus pensamentos das circunstâncias a sua volta.

Como meditar sendo uma pessoa agitada?
Como meditar mesmo sendo uma pessoa agitada?

Bom, você conheceu a meditação ativa e viu que ela é a técnica mais indicada para pessoas agitadas. Mas talvez esteja se perguntando: “como incorporar esse hábito em minha rotina agitada?”.

Não se preocupe!

Separamos alguns exercícios simples, mas muito funcionais, de meditação ativa e preparação para meditar. Veja eles abaixo e comece a colocá-los em seu dia a dia para obter os benefícios da meditação.

Técnica 20x20x20

A técnica consiste em respirar de forma controlada durante um período para acalmar a mente e promover o relaxamento. Ela pode ser feita antes de iniciar a sua meditação de fato, ou pode ser usada como sessão de introspecção se você está começando agora.

Sente-se em uma posição confortável, pode ser em uma cadeira ou no chão, o importante é manter a coluna ereta e afastada de qualquer encosto. O seu rosto precisa ficar paralelo ao chão e as palmas das mãos viradas para cima.

Inspire de forma longa durante 20 segundos, retenha a respiração pelo mesmo período e depois expire pela boca por 20 segundos também. Repita o processo por seis vezes seguidas e, se necessário, diminua o tempo da respiração mas as etapas devem ter um período igual (ex.: 5x5x5 ou 10x10x10).

Meditação do riso

Essa técnica de meditação para pessoas agitadas funciona muito bem e ajuda a liberar o hormônio da felicidade no organismo. Durante 5 minutos você vai apenas gargalhar, mesmo que não tenha motivos para isso.

Posicione-se na forma para meditar que mais gosta e comece a rir. Se precisar de ajuda para gargalhar, se lembre de algo engraçado ou force a risada no início. O importante é gargalhar de verdade e em um tom mediano.

Pode parecer bobo, mas essa prática ajuda a eliminar o estresse, a agitação e colabora para deixá-lo mais feliz. Depois você pode prosseguir com sua prática de meditação normal.

Meditação Gibberish

Mais uma técnica que visa silenciar a mente e promover o relaxamento. É uma prática muito indicada em dias que você está estressado ou nervoso com alguma coisa, inclusive.

Posicione-se para a meditação e, durante 5 minutos, fale tudo o que vier a sua mente em voz alta. Podem ser palavras ou qualquer tipo de som, deixe sair livremente e esvazie a mente dessa forma.

Você provavelmente já conhece uma técnica similar, a do grito. Em que a pessoa grita em voz alta o que quiser para limpar a mente e aliviar o estresse. A técnica Gibberish é parecida, mas você não precisa gritar se não quiser.

Depois de liberar as emoções do momento através dessa técnica, fica mais fácil sentar e relaxar na meditação convencional. Além é claro, de ajudar a focar a sua atenção para dentro de si e conhecer sentimentos que está experimentando nesse momento.

Pronta para meditar mesmo sendo uma pessoa agitada? Aplique essas dicas e técnicas no seu dia a dia e veja os resultados. Em seguida, compartilhe sua experiência abaixo e incentive outras leitoras a experimentarem também.

#useorganico

Comentários

Não tóxico

Não testado
em animais

Livre de
parabenos

Vegano

Gluten-Free