Saúde   |   10/01/2019   |   2.83 Mil visualizações

Assaduras em bebês é algo relativamente normal e frequente, mesmo que você tenha o máximo de cuidado possível com a higiene do pequeno. Portanto, não adianta se desesperar quando essas manchas e feridas aparecem no corpo do seu filho.

As assaduras em recém-nascidos podem ocorrer devido a uma série de motivos e causas. As principais delas são: sensibilidade da pele, alergia a fralda ou roupas, alimentação e dieta, e até mesmo uma reação provocada por hidratantes, cremes e outros cosméticos utilizados na pele do bebê.

A melhor forma de evitar esse sofrimento, tanto para o bebê quanto para a mamãe, é prevenir esse problema e tratar com opções naturais e mais saudáveis. Além de recuperar a saúde do recém-nascido, os tratamentos naturais minimizam os efeitos colaterais e são muito mais eficazes que substâncias químicas.

E cá para nós, que mãe que não quer manter a saúde do filho em dia e ainda usar produtos encontrados na natureza? Veja neste post alguns truques e remédios naturais para combater a assadura em recém-nascidos!

Higiene é a chave!

Você provavelmente já toma todo o cuidado possível com a higiene e limpeza da pele de seu bebê, não é? Mas não custa reforçar a importância de manter tudo sempre limpinho, seco e trocar a fralda frequentemente, mesmo que ela não esteja suja.

Lembre-se que é comum que a criança transpire durante o dia e a noite, enquanto está de fralda e roupas. Portanto, é essencial fazer essa limpeza e substituição para evitar a proliferação de bactérias nas regiões mais propensas a apresentarem assaduras, como bumbum, virilha, axilas e outras.

Garanta uma boa higienização dessas regiões, através de um banho minucioso e cheio de cuidado. Use chás naturais também na água de banho, como de camomila e alecrim, para ajudar a minimizar os sintomas da assadura e recuperar a pele.

Mantenha a pele hidratada!

Como prevenir e tratar assaduras em bebês de forma natural?

O ressecamento exagerado da pele também é outro problema que pode causar a assadura em bebês. Por causa disso, a hidratação na pele dos pequenos deve ser mantida a todo tempo, especialmente em dias mais frios e de clima seco.

Para fazer isso utilize de óleos essenciais, óleos de massagens, cremes hidratantes e outros produtos naturais ou orgânicos. Você também pode selecionar alimentos que tem na sua dispensa que ajudam a hidratar a pele naturalmente, como: amido de milho, abacate, ovos, óleo de amêndoas, óleo de rícino, óleo de calêndula, etc.

Aplique o produto sobre a pele pelo menos uma vez por dia e cubra os locais mais ressecados ou com propensão a assadura. Passe o produto escolhido sempre após o banho do bebê, para que a pele esteja realmente limpa. Caso já tenha sinais de assadura, repita essa hidratação a cada troca de fralda.

Use produtos antialérgicos!

A maioria das mães nem imagina, mas a pomada de assadura e outros cosméticos podem ser os causadores desse problema nos bebês. Isso acontece pois a pele do recém-nascido é mais sensível que a nossa e pode reagir de forma diferente aos produtos.

Sendo assim, é determinante escolher produtos hipoalergênicos e antialérgicos para usar em seu bebê. Esses cosméticos diminuem as chances de reações alérgicas e efeitos colaterais no recém-nascido, deixando você mais tranquila e o bebê muito mais confortável.

Praticamente todos os produtos da linha bebê podem ser encontrados na versão hipoalergênicos, tais como: pomadas, cremes, fraldas, talco, géis, óleos de massagem, shampoos, sabonetes e muito mais.

Pesquise por esses produtos com o seu fornecedor de confiança e leve mais qualidade de vida para a rotina de seu filho. E elimine de vez da sua lista produtos com álcool, fragrâncias e outras substâncias fortes e perigosas.

Cuidado com o excesso de química!

Como já vimos antes, alguns produtos podem irritar a pele do bebê e facilitar o aparecimento das terríveis alergias. Logo, todo cuidado é pouco na hora de escolher esses itens para a rotina de higiene e cuidados pessoais da criança.

Evite utilizar produtos cheios de químicas, como parabenos, que aumentam as chances de alergias e irritação na pele. Além disso, esses produtos também podem causar outros efeitos colaterais e doenças graves, como o câncer.

Procure escolher os produtos naturais, com ingredientes totalmente presentes na natureza e sem conservantes, parabenos e outras substâncias químicas. A saúde de seu bebê agradece e o planeta também, já que esses itens são produzidos de forma sustentável.

Escolha os produtos certos!

Como prevenir e tratar assaduras em bebês de forma natural?

Para finalizar as maneiras de prevenir e tratar as assaduras em bebês, não poderia faltar esse tópico. É essencial escolher bons fornecedores em toda a linha de produtos de uso diário dos recém-nascidos, desde as fraldas até à colônia cheirosa que tanto amamos.

Pesquise sobre a empresa na qual pretende comprar os produtos. Veja os comentários de clientes anteriores, procure saber se ela realiza testes dermatológicos dos produtos e se tem todas as licenças exigidas pela ANVISA e outros órgãos reguladores.

Não dá para brincar com a saúde de seu bebê, não é? Então é melhor dedicar um tempo nessa pesquisa do que ser surpreendida mais tarde com alguma complicação médica grave. Não tenha preguiça e escolha apenas os fornecedores de confiança para fazer parte da rotina de seu filho.

Agora que você aprendeu como prevenir e tratar as assaduras em bebês, com certeza ficará muito mais tranquila. Afinal de contas, para qualquer mãe, é uma tortura ver seu filho sofrendo e sem poder fazer nada, não é?

No entanto, nesse post você viu algumas medidas que pode tomar naturalmente para evitar que isso aconteça ou reduzir os sintomas. É só colocar em prática agora mesmo e ver o ganho na qualidade de vida do seu recém-nascido.

E por falar em produtos naturais para bebês, saiba que não existem apenas óleos e itens para assaduras. Na verdade há uma infinidade de produtos orgânicos e sustentáveis que podem ser usados nos cuidados diários de seu bebê.

Aproveite e veja as principais opções na Loja Use Orgânico e leve mais qualidade de vida para o seu filho e para você mesma, como gestante. Confira as nossas opções, elimine suas preocupações e tenha mais saúde agora mesmo!

#useorganico

Comentários

Não tóxico

Não testado
em animais

Livre de
parabenos

Vegano

Gluten-Free