Sustentabilidade   |   08/09/2017   |   416 visualizações

No conceito da reciclagem, lixo é separado em orgânico e inorgânico que ambos são reaproveitados para a diminuição de dejetos para o planeta. Já que sabemos a definição de lixo, vamos descobrir de quais formas podemos melhor reutilizar? Confira abaixo qual é o grande problema disso tudo.

Mas primeiro, responda algumas perguntas ok?

  1. Você separa seu lixo?
  2. Na sua cidade há coleta seletiva?
  3. Você tem hábitos conscientes em relação ao seu lixo produzido?

Se você respondeu SIM para todas, parabéns!!! Esse texto vai apenas complementar sua consciência.

Agora se você respondeu NÃO para uma ou duas questões, está na hora de rever seus conceitos em relação ao seu lixo.

Ok, não tem problema, muitas vezes a falta de conhecimento, a correria do dia faz que as pessoas não pensem em suas atitudes. Nesse artigo falaremos de soluções rápidas e práticas, que qualquer um pode fazer.

Vamos lá!!!

Consumo consciente

O acúmulo de lixo acompanha cada geração, o consumo está cada vez mais acelerado, onde quase tudo é industrializado e praticamente impossível comprar algo que não venha num tipo de plástico que vai levar anos para decompuser.

Os recursos naturais podem chegar ao fim se cada um não mudar seu jeito de encarar esses gastos desenfreados.

O desafio é esse, vamos aqui citar alguns pontos mais relevantes nessa caminhada do consumo consciente:

  • Só depende de você, não espere ninguém tomar a iniciativa, faça sua parte primeiro;
  • Torna-se um exemplo para as pessoas ao seu redor, isso é contagiante, as pessoas começam a reparar e logo já estão no mesmo caminho;
  • Informa-se, o mundo digital está para nós ajudar, seja qual for sua necessita, pesquise forma e jeitos e ser mais consciente em relação ao seu lixo, ideias é que não faltam.

Reduza seu lixo

Vamos começar hoje mesmo? Sim, é totalmente viável essa ideia e vamos aqui ajudar você. Itens como guardanapos e papel toalha é totalmente um inimigo para o meio ambiente e de que forma posso parar de usá-los?

Troque por tecidos, agora se você estiver na rua ou restaurante também consegue diminuir, em vez de usar três ou quatro guardanapos por vez, use um e com certeza é bem suficiente para atender sua necessidade.

Reutilize

Estamos no século XXI, hoje tudo é possível não é mesmo? Pensando nisso vamos mostrar itens que certamente você não reutiliza e que poderia ganhar uma cara nova. Olha só que legal essas ideias:

  • Latas poderão ser transformadas em portas-treco;
  • Jornais para a confecção de vasos e arranjos, a técnica é fazer vários rolinhos e partir deles é confeccionado qualquer coisa;
  • Garrafas Pets servem como estrutura de uma casa, e vocês ainda estão desperdiçando não é mesmo?;
  • Roupas podem ser customizadas e ganhar uma vida e chance nova.

Faça sua hortinha

Espaços não são mais desculpas no dia de hoje, ao contrário, está muito na moda ter horta em apartamentos, feitos a partir de reciclagem. Horta vertical é um bom exemplo disso, quem não tem uma parede livre em sua varanda? Aí que entra esse aspecto novo de horta, não necessariamente necessita-se do chão.

Vasos bem harmonizados ficam um charme com temperos aromáticos, que além de embelezar sua casa e apartamento, deixara um perfume delicioso no ar. Ficaram curiosos (as) quais são essas ervas aromáticas? Vou citar algumas:

  1. Alecrim;
  2. Orégano;
  3. Manjericão (incrível);
  4. Sálvia;
  5. Hortelã.

E sabe o que é melhor, todas são ervas que são superbem aceitas em vasos e para o interior de seu aposento. Necessitando apenas de água e de alguns pequenos detalhes, nada que vai ocupar muito a correria do seu dia. E ainda por cima poder colher e usar produtos plantados por você mesmo não tem preço.

Limpeza

O que é preciso para fazer uma bela faxina em casa? Água e algum produto natural que desinfete micro-organismos. Então porque você ainda insiste em usar mil e um produtos, com uma tonelada de agentes químicos que danificam seus móveis e o pior de tudo, o planeta e sua saúde?

Existem muitos produtos naturais para lavar louça, amaciante, limpador de vidros, aromatizador de ambiente, desinfetante para banheiro, entre outros. Sim, porém tudo é viável para você fazer em casa e pode apostar que o custo benefício tanto para seu bolso e para o mundo, acabará por valer muito a pena.

Eis a questão: será que é muito difícil começar?

Esses são algumas atitudes que todo cidadão em plena consciência deveria tomar. Entendemos você leitor, de fato é muita informação e que talvez não consiga pôr tudo em prática, mas como dito lá no começo deste artigo, alguém tem que começar, não dá para esperar o vizinho tomar essa atitude primeiro.

Através da prática e ética conseguiremos atingir antigos e novos cidadãos nessa caminhada de conscientização de seus atos. A reutilização traz benefícios, talvez ao um longo prazo, mas não importa, a semente estará plantada para seus filhos e netos aproveitarem.

Não devemos ter preconceito com o lixo, não é vergonhoso reaproveitar, pois a reciclagem serve de sustento para muitos e transforma o que já foi usado como forma de reconstrução para um planeta mais saudável!

Lembra-se das perguntas feitas inicialmente? Vamos refazê-las um pouco diferente?

  • Diante de toda essa informação que você ficou exposta, qual seu nível de empolgação em querer mudar?
  • Essas atitudes são viáveis para seu estilo de vida?
  • De que forma você poderá essas informações adiante?
  • Você realmente acha difícil começar?

Não responda agora, pare, pense, torne-se consciente nesse momento. Respire e analise cada pergunta, insira todo esse conteúdo em seu universo e agora traga para sua realidade.

Se conseguir colocar em prática aos poucos, não há problema, o importante é fazer essa reeducação, pois a vida do planeta e a nossa também, dependem de boas atitudes firmadas e feitas de forma continuada!

Nossa intenção é fazer uma alerta! Nossa maior satisfação é trazer informações e trazer conhecimento para que todos possam ter acesso.

Vamos colocar em prática? Vamos trazer isso para o mundo real? Só depende de você, nunca esqueça isso!

Comece agora, comece hoje, dessa forma, seu mundo e sua qualidade de vida, serão bem melhores!

#useorganico

Comentários

Não tóxico

Não testado
em animais

Livre de
parabenos

Vegano

Gluten-Free