Inspiração   |   19/04/2018   |   966 visualizações

Os atletas nos inspiram através de lições de perseverança, disciplina, liderança e foco. Mas eles também podem ser grandes exemplos quando o assunto é alimentação saudável e sustentável.

Grandes nomes do esporte, de diversas modalidades, alcançaram reconhecimento e glória nas competições e faziam ainda mais bonito em suas escolhas alimentares. São os maiores atletas vegetarianos de todos os tempos, que além de muitas vitórias, representam uma lição e tanto para todos nós.

Veja neste post os competidores invictos na dieta vegetariana, conheça alguns de seus maiores feitos, dentro e fora das competições, e inspire-se. Quem sabe este não é o empurrão que você precisa para entrar de vez no estilo de vida vegetariano. Confira!

1. Dave Scott

Conheça os 7 atletas vegetarianos mais imbatíveis de todos os tempos!

Foto: Reprodução

Dave Scott é um triatleta norte-americano e foi o primeiro a vencer seis vezes o Triatlhon Ironman do Hawaii, uma prova que concentra natação, ciclismo e corrida em um único percurso. As vitórias de Scott nessa competição foram nos anos de 1980, 1982, 1983, 1984, 1986 e 1987.

Aos 40 anos, em 1994, o atleta quase somou mais um título para sua coleção, mas desta vez ficou em segundo lugar no Ironman World Championship. Dois anos mais tarde, encerrou a competição em 2:45 minutos, ficando com o quinto lugar do ranking.

Em 1993 entrou para o hall da fama de Triatlhon, estreando o reconhecimento dos atletas dessa competição no mundo todo. O atleta vegetariano mostra que não há desculpas para atingir seus objetivos e a competição sempre esteve em sua vida, desde a escola secundária.

2. Edwin Moses

Conheça os 7 atletas vegetarianos mais imbatíveis de todos os tempos!

Foto: Reprodução

Um ex-atleta dos EUA e maior vencedor dos 400 metros com barreiras da história, foi campeão em 122 provas, sendo 107 consecutivas. Também coleciona o título de bicampeão olímpico na mesma modalidade e esteve invicto na prova por um período de dez anos, quebrando muitos recordes mundiais nessa época.

Começou sua carreira na equipe de atletismo de uma universidade de Atlanta, na qual recebeu uma bolsa destinada a homens afro-americanos. Formou-se em física e engenharia, mas teve seu auge no esporte e passou a ser conhecido como “homem biônico” no atletismo, devido aos seus treinamentos severos.

Contrariou o bom senso desde o início de sua carreira, período em que dava 13 passadas entre as barreiras da corrida, ao invés de 14 como faziam os demais atletas. Já em sua primeira competição olímpica (1976) ganhou a medalha de ouro e quebrou o recorde mundial, finalizando o percurso em 47s63.

No ano seguinte quebrou a sua própria marca e registrou um novo recorde mundial. Em 1977 infelizmente não venceu a competição, mas nos nove anos consecutivos permaneceu invicto em todas as competições que disputou.

3. Carl Lewis

Conheça os 7 atletas vegetarianos mais imbatíveis de todos os tempos!

Foto: Reprodução

Detém o raro título de campeão olímpico por quatro vezes consecutivas em provas individuais, compartilhando essa glória com nomes como Paul Elvstrøm, Al Oerter e Ben Ainslie. Levou 10 medalhas olímpicas para a casa durante sua carreira no esporte, sendo nove delas de ouro.

Durante a sua carreira que começou em 1979 e foi até 1996, ganhou mais dez medalhas nos campeonatos mundiais de atletismo. Desses títulos, oito eram de ouro e concederam a esse atleta vegetariano o maior reconhecimento do mundo no atletismo.

No ano de 2012 teve seu nome adicionado no Hall da fama do atletismo e se tornou imortal para os amantes do esporte e seus fãs. Esse é um exemplo que os atletas vegetarianos não deixam a desejar e possuem as mesmas capacidades que qualquer outro esportista.

Mas não só de medalhas vive um campeão, Lewis foi nomeado o atleta do ano por três anos consecutivos pela revista Track and Field News. Também foi o protagonista de recordes nos 100 metros, 4/100 e 4/200 metros.

4. Paavo Nurmi

Conheça os 7 atletas vegetarianos mais imbatíveis de todos os tempos!

Foto: Reprodução

É simplesmente um dos maiores ganhadores de medalhas de ouro da história, o atleta colecionou nove medalhas olímpicas. Durante a sua carreira bombástica quebrou recordes mundiais nas modalidades dos 1500 metros e dos 20 quilômetros.

Também foi imortalizado no Hall da fama do atletismo em 2012, ano em que surgiu esse reconhecimento como comemoração dos 100 anos da IAAF (Associação Internacional das Federações de Atletismo).

Dominou as provas de meio-fundo e longa distância nas olimpíadas de 1920 e, por isso, ganhou o título de “finlandês voador”. O apelido carinhoso que recebeu foi compartilhado com alguns de seus compatriotas como Hannes Kolehmainen, Ville Ritola e outros.

Adepto do vegetarianismo desde os 12 anos de idade, Paavo não poderia faltar nessa lista dos maiores atletas vegetarianos de todos os tempos.

5. Murray Rose

Conheça os 7 atletas vegetarianos mais imbatíveis de todos os tempos!

Foto: Reprodução

Ganhou seis medalhas em jogos olímpicos, sendo três delas em uma única olimpíada. Feito que lhe rendeu o título de o mais jovem atleta a conseguir colecionar triplas medalhas, em uma mesma competição.

O nadador escocês ainda protagonizou grandes recordes mundiais nos anos de 1956, 1958, 1962, 1964 e 1966. Quebrou as barreiras e criou novos recordes nas modalidades de 400 metros livres, 800 metros livres e 1500 metros livres.

Além da carreira na natação, Rose estrelou algumas produções de cinema e TV em sua carreira artística. Também se tornou conhecido através de seu trabalho como executivo de marketing.

6. Martina Navrátilová

Conheça os 7 atletas vegetarianos mais imbatíveis de todos os tempos!

Foto: Reprodução

É lógico que não poderia faltar uma mulher em nossa lista dos melhores atletas vegetarianos de todos os tempos. E para ocupar essa posição selecionamos Martina Navrátilová, uma das maiores tenistas até os dias de hoje.

Navrátilová colecionou 167 títulos e foi a primeira a vencer nove vezes o torneio Wimbledon, sendo que seis vitórias foram conquistadas consecutivamente. Martina também se destacou fora das quadras por sua luta pelos direitos LGBT e dos animais.

7. Éder Jofre

Conheça os 7 atletas vegetarianos mais imbatíveis de todos os tempos!

Foto: Reprodução

O Brasil também tinha que ser representado entre os maiores atletas vegetarianos do mundo, e Eder Jofre é a melhor escolha para isso. O “galinho de ouro”, apelido dado pelo escritor Benedito Ruy Barbosa, venceu 87 lutas de boxe.

É considerado um dos maiores pugilistas do mundo e invicto na categoria peso galo, modalidade que lhe rendeu 50 vitórias por nocaute, outras 37 vitórias, 4 empates e 2 derrotas.

Apesar de todas as suas conquistas, Éder Jofre é mais conhecido fora do Brasil do que em território verde e amarelo. Contudo, nem isso é capaz de tirar toda a força desse atleta vegetariano e de muito sucesso.

Vitórias e exemplos de vida não faltam para os melhores atletas vegetarianos de todos os tempos, como vimos neste post. Algum deles tem inspirado a sua vida e alimentação natural? Deixe o seu comentário abaixo!

#useorganico

Comentários

Não tóxico

Não testado
em animais

Livre de
parabenos

Vegano

Gluten-Free