Saúde   |   29/05/2018   |   2.4 Mil visualizações

Água é vida! Provavelmente você deve ter se deparado com essa frase comum, em algum momento de sua vida. O fato, no entanto, é que nem sempre conhecemos, ou damos o devido crédito, aos benefícios da água para nosso organismo.

Contudo, esse líquido simples está presente em todo o nosso corpo e na maioria dos nossos órgãos. Alguns cientistas, inclusive, estimam que 75% do corpo humano é formado de água e que ela é responsável por muitas funções dentro do nosso corpo.

Mas você sabe por que a água é tão importante e quais os motivos para consumi-la com frequência? Veja neste post os principais benefícios da água para os seres humanos e porque você deveria ingeri-la sempre que possível. Confira!

Ajuda a emagrecer

Não é segredo para ninguém que beber água ajuda no emagrecimento e no controle das calorias. Portanto, se você está lutando com a balança há algum tempo, já passou da hora de adicionar alguns copos de água em sua dieta.

A água ajuda no processo de digestão, ativa o seu metabolismo e ainda é um ótimo recurso para ter mais saciedade a mesa. Experimente tomar um copo de água 30 minutos antes de cada refeição e veja os resultados.

O líquido vai encher o seu estômago e, assim, seu cérebro entenderá que você está satisfeito mais rapidamente.

Além disso, é comum que a nossa mente se engane com as sensações de desidratação e fome. Ou seja, o nosso cérebro acha que estamos com fome quando, na verdade, só precisamos de um pouco de água. Beber água ajuda a eliminar essa falsa sensação de fome e comer menos durante o dia. Experimente!

Aperfeiçoa as habilidades cognitivas

Você sabia que nosso cérebro é constituído de 75% de água? É isso mesmo!

Não é a toa que consumir água ajuda a aperfeiçoar as habilidades cognitivas e melhora o raciocínio lógico. Alguns estudos científicos, inclusive, comprovaram essa teoria com a análise de estudantes que levavam água para a sala de aula em dias de prova.

Aqueles que ingeriam água durante o exame sempre tinham as melhores notas, enquanto o outro grupo não tinha um bom desempenho na avaliação.

Sendo assim, beber água com frequência é uma ótima forma de deixar o seu cérebro mais antenado e, quem sabe, receber aquela ajuda para aprender de vez a matemática que você tem tanta dificuldade.

Mas veja bem, a água sozinha não faz milagres. Não pense que um copo d’água pode fazê-lo passar no vestibular sem estudar, ok? Mas já é um começo para preparar a mente para os estudos e deixá-la mais saudável.

Auxilia a ganhar músculos

Os músculos também são constituídos de água, sabia? Na verdade mais de 70% do nosso corpo é composto de água e esse líquido é essencial para a maioria das funções do nosso organismo.

Nos músculos ele ajuda na constituição das fibras e dos tecidos musculares, além de manter esses órgãos hidratados e rígidos. Conforme você se exercita, parte dessa água é eliminada no suor e um pouco de sua musculatura também é perdida.

Beber água, durante e após os treinos, é uma excelente pedida para acelerar a regeneração dos músculos e ganhar os bíceps e tríceps que você sempre sonhou. Então, não deixe de ingerir esse líquido frequentemente, que é considerado sinônimo de vida e bem-estar.

Elimina toxinas do organismo

O nosso organismo está exposto a uma infinidade de toxinas. Essas substâncias estão presentes nos alimentos, nas bebidas que consumimos, no ar, nos produtos cosméticos e até mesmo na água.

São químicos usados para conservar os produtos que consumimos, eliminar bactérias que podem nos fazer mal e assim por diante. O fato é que as toxinas fazem parte de nosso dia a dia e, em algum momento, nosso corpo pode se sentir sobrecarregado com elas.

A água ajuda a eliminar essas substâncias naturalmente de nosso organismo. Isso porque ela empurra as toxinas para a rede sanguínea e depois para os rins, que filtram o sangue e eliminam essas substâncias através da urina e das fezes.

Logo, se você quer um corpo saudável e livre de toxinas, precisa ingerir água com frequência. Essa simples atitude vai contribuir para deixá-lo mais saudável e minimizar as chances de doenças provenientes desses produtos químicos.

Equilibra a temperatura corporal

Você já esteve em uma praia, com um sol a pico e temperatura próxima dos 40ºC? Se sim, tudo o que você queria nessa hora era uma água bem gelada, não é mesmo?

Você não é o único, pode ter certeza. Essa é uma necessidade do corpo humano e esse desejo nada mais é que seu cérebro buscando a preservação de sua saúde.

Mas por que a água é tão importante no calor?

Simples! Ela ajuda a equilibrar a temperatura corporal e evitar que nossos órgãos entrem em colapso por causa das altas temperaturas. É literalmente um balde de água fria (ou um copo) para baixar a temperatura e deixá-lo mais confortável.

Então já sabe o segredo para curtir um verão de bem com vida, não é? Uma praia linda e uma garrafinha de água para acompanhar. Aproveite!

Melhora a sua pele
Conheça os benefícios da água para o corpo humano!

Lembra-se das toxinas que falamos há pouco? Pois é, elas também agridem a sua pele com as temidas espinhas, estrias e celulites.

O segredo para evitá-las é tomar muita água. Esse líquido milagroso, além de eliminar essas substâncias de seu corpo, ajuda a restaurar o colágeno da pele e equilibra a produção dos óleos naturais.

Sendo assim, se manter hidratado ajuda a ter uma pele linda, cabelos sedosos e unhas fortes. Não deixe esse momento simples de beleza passar despercebido e beba muita água, combinado?

Previne e combate a constipação

Um dos últimos benefícios da água é auxiliar no funcionamento do intestino. Beber água ajuda a diluir as fibras dos alimentos e outras substâncias que causam a constipação, ou a prisão de ventre como é mais conhecido.

Se você sofre com esse problema, fique atenta! A dificuldade em defecar pode ser um forte indício que seu corpo está precisando de água, então se hidrate com frequência.

Além disso, a água também contribui com o amolecimento do bolo fecal, o que é muito útil para eliminar as fezes com mais conforto, não é mesmo? Então, não deixe de beber alguns copos de água no seu dia.

Gostou de ver esses benefícios da água para o corpo humano? Compartilhe este post em suas redes sociais e espalhe esse conhecimento na web.

#useorganico

Comentários

Não tóxico

Não testado
em animais

Livre de
parabenos

Vegano

Gluten-Free