Saúde   |   24/04/2018   |   143 visualizações

Você deve ter notado que nos últimos anos surgiu uma onda verde no Brasil. Um movimento que procura garantir que nosso ambiente está sendo bem tratado e a preferência por produtos de origem natural.

Em meio a todo esse reboliço, muitas pessoas ficam em dúvida se essa é a melhor escolha realmente.

Cosméticos naturais e orgânicos valem a pena? Qual a diferença entre eles? E por que são melhores que as opções comuns?

Bom, suas dúvidas vão acabar agora mesmo!

Veja neste post o que são os cosméticos naturais e orgânicos, suas vantagens e por que adotá-los o quanto antes. Confira os benefícios desses produtos para sua saúde, bem-estar da sua família e também para o meio-ambiente. Continue a leitura!

Diferença entre os cosméticos naturais e orgânicos!

Em primeiro lugar é preciso conhecer a diferença entre os produtos naturais e os chamados orgânicos. E sim, eles possuem distinções e não se tratam da mesma coisa, embora a maioria das pessoas costume confundir bastante.

Os cosméticos considerados naturais precisam ser elaborados com matérias-primas 100% naturais, ou seja, de origem totalmente vegetal ou animal. Contudo, a exigência para certificação é que esses produtos tenham, pelo menos, 5% de substâncias orgânicas (não animal) em sua fórmula.

Já nos orgânicos esse percentual cresce para 75% e a formulação também precisa ser 100% natural, como no caso anterior.

Sendo assim, o que diferencia os dois tipos de produtos é um fator técnico de fórmula. Daí o motivo de muitas pessoas confundirem esse ponto e até acreditarem que é “tudo igual”.

Mas como saber qual produto é natural e qual é orgânico?

Basta consultar o rótulo do cosmético, já que é obrigatório apresentar essa informação de acordo a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Em caso de dúvidas, você também pode acessar o site da fabricante ou entrar em contato pelo SAC da empresa.

Por que investir em cosméticos naturais e orgânicos ?
Cosméticos Naturais e Orgânicos

Agora que você já sabe a diferença desses termos, vamos ver as vantagens de usar produtos orgânicos e naturais. Confira!

Maior consciência ambiental

Esses cosméticos são produzidos com produtos 100% naturais, como já vimos antes neste post. O que elimina a presença de substâncias tóxicas e nocivas ao meio-ambiente, facilitando o descarte das embalagens quando o produto termina, por exemplo.

Mas uma marca verdadeiramente natural ou orgânica vai além da fórmula do produto. Ela também costuma investir em processos de engenharia reversa, reciclagem, reflorestamento e outras medidas para “compensar” suas retiradas do meio-ambiente.

Consulte os fabricantes dos produtos que costuma usar e veja se eles possuem projetos ambientais nesse sentido. Não há nada melhor do que ficar bela e saber que a natureza não precisou sofrer para isso, não é mesmo?

E isso inclui animais e plantas também. Ou você já se esqueceu dos testes de cosméticos feitos em animais até poucos anos atrás? Seja exigente e consciente com o meio-ambiente, exija produtos orgânicos e naturais!

Resultados duradouros

Os cosméticos tradicionais, formulados através de químicas pesadas, não conseguem manter os resultados por muito tempo. Na verdade, a maioria deles, mantém o “benefício” apenas quando o produto está sobre a pele.

Basta remover a substância com um demaquilante, ou outro produto, e o que você desejava esconder retorna imediatamente.

Mas por que isso acontece?

Bom, é importante ter em mente que os cosméticos tradicionais não possuem propriedades tratativas e terapêuticas, como no caso das opções orgânicas. Logo, eles apenas mascaram o problema ao invés de combater ou tratá-lo diretamente.

No caso dos cosméticos naturais a situação é outra. Como são criados com ingredientes 100% naturais, é extraído o verdadeiro benefício da planta e colocado em contato com a sua pele. Como resultado, você tem a pele tratada e os resultados se mantêm por mais tempo.

Além disso, quanto mais você utiliza as opções naturais melhores são os resultados. Já no caso das substâncias químicas, maior o risco de desenvolver doenças provenientes da exposição excessiva a produtos químicos, como o câncer, por exemplo.

Menor exposição à química

A química faz parte da vida da maioria das pessoas. Está nos alimentos, nos remédios, nos cosméticos e em muitos outros produtos. A questão é que essa exposição excessiva pode causar sérios danos à nossa saúde.

Imagine usar uma sombra comum em sua pele durante 30 anos? Pense nos efeitos que ela pode causar na saúde de sua pele e também em seu organismo?

Já há vários estudos falando sobre o problema da química em nossas vidas, você só precisa pesquisar e ter um pouco de dedicação para encontrar uma pesquisa confiável.

O fato é que quanto mais conseguimos reduzir essa exposição, melhor. Menores os riscos de desenvolver doenças graves, mais baixo o dano em sua pele, você fica mais bonita, mantém a beleza por mais tempo e assim por diante.

Portanto, se você quer fugir da extensa exposição a produtos químicos que vivemos hoje, não pode deixar de optar por cosméticos naturais e orgânicos.

Não causam alergia ou contraindicações
Cosméticos Naturais e Orgânicos

Outra vantagem incrível dos produtos naturais e orgânicos é que não causam alergia na maioria das pessoas. Isso porque não possuem os produtos alergênicos como nos cosméticos tradicionais.

O parabeno, por exemplo, é uma substância muito comum na maioria dos produtos cosméticos tradicionais. Já foi comprovado por estudos científicos que esse químico é o maior responsável por reações alérgicas aos cosméticos.

Mas como ele é essencial para manter os efeitos do cosmético ou sua durabilidade, não pode ser removido da fórmula. Por causa disso, algumas mulheres vivem com sintomas alérgicos sem saber o motivo.

Um risco desnecessário à sua saúde e da sua família, não acha? Com certeza é melhor contar com produtos seguros, confiáveis e até polialergênicos em sua nécessaire. Mais um motivo para você conhecer e se apaixonar pelos cosméticos naturais e orgânicos.

Pronta para mudar de hábitos e escolher opções mais saudáveis para sua maquiagem? Compartilhe suas expectativas no campo de comentários abaixo. E caso já seja uma usuária assídua desses produtos naturais, deixe sua opinião também.

#useorganico

Comentários

Bitnami