Saúde   |   19/12/2017   |   3.81 Mil visualizações

Nos últimos anos, muitas pessoas têm buscado se informar sobre os cosméticos que utilizam no dia a dia e os ingredientes compostos nas fórmulas desses produtos. Isso é realmente muito bom, afinal, estamos falando da nossa saúde e do cuidado com o meio ambiente também.

Um dos temas mais polêmicos nesse sentido é o desodorante com alumínio. Diversas pessoas afirmam que eles fazem mal à saúde, há diversos estudos sobre o tema e muita gente fica em dúvida na hora de escolher.

Afinal de contas, você deve usar desodorantes sem alumínio ou com? Eles fazem mal à nossa saúde? Quais os riscos envolvidos com a utilização desses produtos?

Veja neste post tudo o que você precisa saber sobre os desodorantes sem alumínio, e os cosméticos que possuem esse ingrediente também. Entenda qual a melhor escolha e porque é tão importante falar nesse assunto. Confira!

Para que serve o alumínio no desodorante?
Desodorantes sem alumínio: tudo o que você precisa saber sobre eles!

Em primeiro lugar é preciso entender porque o alumínio é usado nas fórmulas de desodorantes e antitranspirantes. Na verdade, encontramos na maioria dos produtos do mercado os sais de alumínio, como o cloridrato e o cloreto de alumínio.

Essas substâncias são usadas para inibir o suor e assim prevenir o mau cheiro causado pelo acúmulo de bactérias, especialmente na região das axilas.

Com o intuito de minimizar o desconforto causado pelo suor excessivo, as fabricantes de desodorantes e antitranspirantes colocam esses itens em sua fórmula. Uma tentativa de não só eliminar as bactérias, verdadeiras causadoras do mau cheiro, como também evitar que as pessoas suem.

Apesar dos sais de alumínio serem mais comuns em antitranspirantes, devido a promessa de suor zero, também são encontrados nos desodorantes. O que é suficiente para causar polêmica e muitas dúvidas na hora de selecionar esses produtos de higiene pessoal.

A maior dúvida dos consumidores, no entanto, é se essa substância pode causar dano à nossa saúde ou não. Veja mais sobre isso, a seguir!

Por que usar desodorantes sem alumínio?
Desodorantes sem alumínio: tudo o que você precisa saber sobre eles!

Com o verão se aproximando a preocupação das pessoas com o uso de desodorantes só aumenta. Afinal, as temperaturas ficam mais intensas e o suor aparece com mais frequência que em outras épocas do ano.

Estamos aqui para mostrar a você um pouco dos estudos realizados sobre o tema para que você tire as suas próprias conclusões.

Câncer de mama

Um dos estudos mais polêmicos é em relação ao câncer de mama e o uso de cosméticos com alumínio e parabenos. Essas duas substâncias teriam sido encontradas em células mamárias de pacientes com câncer e por isso acendeu uma luz vermelha no meio acadêmico.

Embora a relação de causa e efeito não seja 100% comprovada, ou seja, não há prova concreta que ligue os desodorantes convencionais (com alumínio) ao câncer de mama, muitos pesquisadores insistem em afirmar que há perigos, sim, ao utilizar esses produtos.

Problemas neurológicos

A alta concentração de alumínio no cérebro também já foi ligada a casos de doenças neurológicas, como o Alzheimer. Os altos níveis dessa substância seriam os responsáveis por agravar a incidência da demência.

Os defensores dos produtos com sais de alumínio, no entanto, afirmam que não é possível chegar a um consenso sobre o tema. Eles alegam que a absorção de alumínio através do uso de desodorantes é pequena, e por isso não são totalmente conclusivos.

Porém, apesar de pequena, imagine só essa absorção ao longo de uma vida inteira. É para se pensar, não?

Outras doenças

Outras doenças também estariam ligadas com a presença do alumínio e derivados no organismo. Entre elas problemas dos rins e até a maior incidência de alergias ao utilizar esses produtos.

Tudo isso serve de base para que muitas pessoas fiquem preocupadas com o tema e prefiram utilizar desodorantes naturais, veganos ou orgânicos, como os que disponibilizamos no site da Use Orgânico. Afinal, até que se tenham estudos mais claros e conclusivos, é melhor prevenir do que remediar, não é mesmo?

E nesse contexto entram os desodorantes sem alumínio. Esses produtos, ainda não muito comuns no Brasil, não levam os sais em sua fórmula e são totalmente livres dessa substância.

Ao utilizá-los em seu dia a dia, você fica livre de qualquer risco e ainda ajuda a preservar o meio ambiente. Isso porque as empresas que utilizam ingredientes naturais e orgânicos em sua fórmula também ajudam a preservar a fauna e a flora brasileira, como por exemplo, a Herbia, Cativa Natureza, Arte dos Aromas, Lafe’s, Alva, Livealoe e outras marcas que você encontra na Use Orgânico.

Fomos feitos para suar!

Outro fator interessante é que os sais de alumínio impedem o suor, o que não é algo natural. Lembre-se que o suor é utilizado para regular a temperatura do corpo e, por isso, é extremamente necessário para o bom funcionamento do organismo.

O mau cheiro, na verdade, é causado pelas bactérias que se alimentam do suor e se acumulam nas regiões com maior transpiração. Sendo assim, a partir do momento que você elimina as bactérias o odor também desaparece.

Então, por que se expor a um produto químico potencialmente nocivo se você pode resolver esse problema de outra maneira? Com certeza é algo que merece a sua atenção!

Desodorantes sem alumínio na Use Orgânico!

Se depois de ler todo esse artigo você não se sente confortável em usar produtos com sais de alumínio, assim como milhares de pessoas em todo o mundo e também no Brasil, não se preocupe.

Saiba que você pode contar com toda a linha de desodorantes sem alumínio, 100% naturais, orgânicos e veganos da Use Orgânico. Nossos produtos são totalmente livres dessas substâncias e de outras substancias químicas e nocivas ao meio ambiente e à sua saúde, como por exemplo, o Desodorante Natural Twist Bliss de Rosas da Lafe’s, o Desodorante Natural de Sálvia da Cativa Natureza, o Desodorante Natural Neutro da Herbia, o Desodorante Natural de Alecrim da Arte dos Aromas, o Desodorante Stick Kristall Sensitive da Alva, o Desodorante Natural de Citrus da Weleda, o Desodorante Natural de Aloe e Copaíba da Livealoe e muito mais.

Utilizar os cosméticos naturais fornecidos pela Use Orgânico é uma garantia de tranquilidade para você e sua família. Afinal de contas, você garante produtos de alta qualidade e totalmente de origem natural.

Uma escolha que contribui para a preservação ambiental e reduz muito a sua exposição a produtos químicos perigosos à sua saúde. Confira os desodorantes sem alumínio em nossa Loja agora mesmo e elimine suas preocupações de uma vez por todas!

#useorganico

Comentários

Não tóxico

Não testado
em animais

Livre de
parabenos

Vegano

Gluten-Free