Sustentabilidade   |   23/05/2019   |   1.3 Mil visualizações

Limpar a casa é uma das atividades corriqueiras para muitas pessoas. É aquele momento diário em que você se dedica a deixar o seu cantinho limpo, agradável e muito cheiroso. Mas, mesmo nesse momento que parece inofensivo, você pode estar correndo sérios riscos.

Os perigos são representados pelos produtos químicos que você usa na higienização doméstica e que escondem venenos em suas fórmulas. Parabenos, petrolatos e amônia são apenas alguns exemplos desses materiais perigosos e já ligados com diversas doenças, como o câncer.

Como evitar tudo isso e mesmo assim manter a sua faxina em dia? A resposta é simples: apostando nos produtos de limpeza ecológicos e naturais.

Veja neste post algumas das vantagens desses produtos sustentáveis e entenda porque incorporá-los em sua rotina de vez. Faça parte do movimento Faxina Sustentável e cuide mais da sua saúde, de quem você ama e do meio ambiente.

Não agridem o meio ambiente

O primeiro grande benefício de produtos de limpeza naturais é não agredirem ao meio ambiente, sem dúvida. Como são feitos a partir de ingredientes 100% naturais não causam nenhum dano a natureza e seres que vivem nela.

Esse ponto é extremamente importante porque aquela sujeira de que você não gosta na sua casa vai parar na natureza de qualquer forma. Um exemplo é quando lavamos a calçada da frente de nossas casas. A água suja e com produtos de limpeza é levada até os bueiros, cai na tubulação de esgoto de sua cidade e chega até os rios.

Portanto, a escolha que você faz na sua casa também interfere na vida de outros seres vivos. Sendo assim, é essencial escolher produtos biodegradáveis e que não agridam a vida natural. Afinal de contas, precisamos da natureza para sobreviver, não é mesmo?

Não causam alergias ou irritações

Como fazer uma faxina ecológica?

A maioria dos produtos de limpeza convencionais é feita a partir de substâncias químicas extremamente prejudiciais à nossa saúde. Isso ocorre para que o produto tenha a capacidade de remover impurezas, matar germes e bactérias.

Mas, não se engane. Em boa parte dos casos eles também são nocivos a saúde humana e de animais, como o pet que vive na sua casa, por exemplo. Logo, é melhor evitar usar produtos químicos e prejudiciais, não é?

Os produtos de limpeza naturais são diferentes. Eles não usam nada que não seja encontrado na natureza em suas fórmulas. Portanto, as chances de causarem qualquer irritação, alergia ou reação são muito menores do que os produtos convencionais.

Geralmente, o uso dos produtos de limpeza naturais, só causa algum tipo de reação quando a pessoa possui alergia a um nutriente usado na fabricação. Mesmo assim, basta interromper o uso do produto e os efeitos dessa exposição vão embora sem causar nenhum problema extra.

São muito mais econômicos

Para quem gosta de economizar e manter as finanças sob controle, os produtos de limpeza ecológicos são uma ótima pedida. Afinal de contas, o custo deles é relativamente mais baixo que as opções comuns e você ainda pode criar suas próprias fórmulas de limpeza, barateando ainda mais a sua faxina.

Você já parou para pensar quanto produto de limpeza você compra? Amaciante de roupas, sabão para lavar roupas, água sanitária, desinfetante, limpa vidros, lustra móveis, álcool líquido ou em gel, pedra sanitária, etc.

Sem dúvida, esses produtos correspondem a uma grande fatia de suas compras no supermercado, não é? E se você pudesse reduzir essa lista completamente e baixar os custos?

É exatamente o que proporcionam os produtos de limpeza naturais. Com algumas dezenas de reais, ou até menos, você pode criar seu detergente próprio e natural. E com isso economizar muito dinheiro no fim do mês para fazer sua viagem dos sonhos, comprar algo novo ou simplesmente guardar na poupança.

Você já tem alguns em casa

Como fazer uma faxina ecológica?

É verdade! Criar produtos de limpeza naturais é muito simples, barato e fácil. Você provavelmente já tem alguns dos ingredientes em sua casa, na sua dispensa e fora de uso. É só reaproveitá-los em sua receita de produtos de limpeza e mandar ver na faxina.

Quer alguns exemplos? Cascas de laranja, bicarbonato de sódio, vinagre, cascas de limão, etc. São sobras que você provavelmente não iria usar e iam parar direto no lixo, aumentando a quantidade de resíduos sólidos gerados em sua casa.

Ao usá-los em sua faxina ecológica, no entanto, você dá um fim devido a esses produtos encalhados em sua dispensa, reduz o desperdício e mantém aquele cheirinho agradável em sua casa. Tem combinação melhor do que essa?

Além disso, você não precisa ser nenhum químico experiente para criar seus produtos de limpeza naturais. Na internet existem milhares de receitas simples e eficazes para ajudar na limpeza de sua casa de forma natural e sustentável.

Exercita a sua criatividade

Por fim, mas não menos importante, os produtos de limpeza naturais exercitam a nossa criatividade. E fazem isso através do “faça você mesmo”, uma cultura que a força a colocar a mão na massa e criar seus próprios detergentes, desinfetantes e etc.

Você pode tanto pesquisar receitinhas na internet e aplicá-las no seu dia a dia, como fazer experimentos variados. Já pensou ter sua própria receita de detergente, algo único e personalizado ao seu gosto? Com os produtos de limpeza naturais isso não só é possível, como totalmente capaz de ser feito.

Basta ter um pouco de dedicação, paciência e jogar a preguiça para escanteio. A recompensa vem com a casa perfumada, limpa, cheirosa e com os elogios que você vai receber de suas amigas e familiares.

Da mesma forma, dá até para ganhar um dinheirinho extra com a sua nova receita. É verdade! Você pode vender o produto que acabou de criar para pessoas próximas a você, ou até mesmo em sites na internet.

Está esperando o quê? Incorpore a faxina sustentável e ecológica no seu dia a dia de vez. Depois de ver todos esses benefícios não restam mais dúvidas sobre as vantagens desse estilo de vida, não é? Então, mude seus hábitos agora mesmo e ajude a cuidar do nosso planeta e dos seres vivos que vivem nele!

#useorganico

Comentários

Não tóxico

Não testado
em animais

Livre de
parabenos

Vegano

Gluten-Free