Saúde   |   03/03/2018   |   1.74 Mil visualizações

Essa é uma pergunta muito frequente e de cara já vamos à resposta: Sim, dormir pouco faz mal!

Nós precisamos de, pelo menos, oito horas de sono para manter nosso corpo saudável e nossa mente nos trilhos. Ficar noites seguidas em claro pode causar problemas irreversíveis em seu organismo e trazer complicações sérias.

Então, veja neste post as principais consequências da insônia para sua saúde e previna-se. Descubra agora mesmo porque você deve dormir melhor para se manter saudável. Confira!

Falta de atenção

A falta de sono prejudica a sua atenção durante o dia e reduz sua capacidade de concentração. Dormir pouco faz mal para o cérebro!

Durante a noite nossas memórias são organizadas e a disposição é renovada.

Pense nisso como uma limpeza na memória RAM de seu cérebro. As lembranças recentes são armazenadas no HD (a memória mais longa) e o espaço para armazenar informações de forma esporádica é liberado.

Sendo assim, após uma boa noite de sono, sua mente está preparada para aprender novas coisas e dividir a sua atenção com diferentes atividades. Ao privar-se de um descanso merecido no fim do dia, no entanto, você tende a reduzir as habilidades cognitivas e comprometer seriamente o seu raciocínio.

Por isso, se você anda esquecendo as coisas ultimamente ou não consegue se concentrar como antes, veja se está dormindo bem a noite. Além de verificar a quantidade de horas dormidas, fique atento à qualidade deste sono também.

Problemas cardíacos

Pesquisadores revelaram que as pessoas que dormem menos de cinco horas por dia estão mais propensas a doenças cardíacas e diabetes tipo 2.

O sono é um processo natural no qual seu organismo é renovado e equilibrado durante a noite. Quando esse tempo não tem qualidade, ou se quer existe, outras áreas de seu corpo ficam em completo desequilíbrio.

É o que acontece com a glicose, por exemplo, que passa a ser produzida e processada de forma errada. A médio e longo prazo isso pode significar um quadro irreversível de diabetes e outras doenças graves.

Ataque cardíaco, arritmia, insuficiência cardíaca, pressão alta e problemas cardiovasculares são provas que dormir pouco faz mal. Isso acontece, pois durante o sono os nossos vasos sanguíneos também são reparados e limpos.

A falta de sono acaba por aumentar suas chances de complicações sérias e AVC. Para quem já sofre com pressão alta as consequências podem ser ainda piores. Basta uma única noite mal dormida para ter sua pressão descontrolada no dia seguinte. Fique esperto!

Distúrbios sexuais
Faz mal dormir pouco? Saiba as consequências da insônia para a sua saúde!

É isso mesmo! Dormir pouco faz mal para sua vida sexual também!

Alguns estudos verificaram que as pessoas que dormiam pouco tinham as taxas de libido mais baixas, o hormônio responsável pelo apetite sexual. Como resultado, elas tendiam a fazer menos sexo que outras pessoas com oito horas de sono ou mais.

Outra constatação foi feita exclusivamente em homens com apneia do sono. Os participantes do estudo com esse distúrbio tinham menos testosterona no corpo que homens mais saudáveis.

Vale lembrar que a testosterona é o hormônio que gera interesse sexual nos homens, a sua diminuição interfere diretamente no desejo e na prática sexual.

A dificuldade em engravidar também é um dos males da insônia. A baixa produção de hormônios reprodutivos dificulta a concepção nas mulheres e reduz a produção de espermatozoides saudáveis nos homens.

Então, se você está pensando em aumentar a família, é melhor ficar de olho nas suas noites de sono. Caso contrário, você pode não conseguir realizar esse sonho e acabar comprometendo a sua vida sexual seriamente!

Doenças emocionais

Não é segredo para ninguém que ficamos completamente fora da casinha quando não dormimos, não é? Aposto que você já conheceu alguém que acorda de mau humor e vira uma fera quando não consegue dormir o quanto gostaria.

Pois é! A irritabilidade também é uma das consequências graves da falta de sono constante. Além dela, a depressão também pode querer participar de suas noites em claro. E não podemos nos esquecer da sensibilidade excessiva, transtornos de humor e por aí vai.

Aliás, você sabia que um dos sintomas mais comuns da depressão é justamente a falta de sono? Mais um motivo para você ficar de olho nas horas que passa sem dormir.

Resumindo, dormir pouco faz mal para sua saúde mental. Você fica mais propenso a problemas emocionais e pode esbarrar em consequências muito graves. Por isso, torne a hora de dormir um momento sagrado e obrigatório em sua agenda.

Envelhecimento precoce

Você provavelmente já ouviu falar no “soninho da beleza”, não é? Mas saiba que toda noite bem dormida contribui para a beleza de sua pele!

Quando dormimos mal o nosso organismo libera cortisol em excesso, o hormônio causador do estresse e que quebra as fibras de colágeno de sua pele. O colágeno, por sua vez, mantém a sua pele firme e sedosa, ou seja, deixa tudo no lugar onde deveria estar!

Você não leu errado! As noites mal dormidas podem causar olheiras, pele amarelada, estrias, varizes e as temidas rugas de expressão.

Não desperdice uma boa noite de sono e mantenha a sua pele intacta, combatendo o envelhecimento precoce. Além dos benefícios para sua saúde, uma boa noite de sono contribui para manter sua pele linda e jovem por mais tempo. Aproveite!

Dormir mal engorda!
Faz mal dormir pouco? Saiba as consequências da insônia para a sua saúde!

Quer mais um bom motivo para ir dormir cedo? Noites bem dormidas ajudam a emagrecer de acordo com estudos. Na verdade, você queima calorias mesmo dormindo e o sono ajuda a regular seu metabolismo, mas não é só isso.

Durante a noite o nosso corpo produz a leptina, um hormônio responsável pela sensação de saciedade. Quanto mais leptina no organismo, menos comemos. Conforme os níveis ficam mais baixos, mais fome você vai ter.

E adivinha? Dormir pouco faz com que seu corpo não produza essa substância adequadamente. Por isso, pessoas que dormem mal têm mais probabilidades de se tornarem obesas, segundo pesquisadores.

Logo, se você está na luta com a balança, não se esqueça de adicionar algumas boas horas de sono na sua dieta, combinado?

Quem diria que dormir pouco faz tanto mal assim, não é? Mas pode ter certeza que privar seu organismo do repouso tem consequências muito sérias para sua saúde. Então, trate de dormir bem à noite e combata a insônia.

#useorganico

Comentários

Não tóxico

Não testado
em animais

Livre de
parabenos

Vegano

Gluten-Free