Beleza Bem Estar   |   27/07/2021   |   796 visualizações

O que você vai ler aqui: O que é argila; Precauções no uso das argilas; Como utilizar argila na rotina de beleza.

As argilas têm presença garantida em muitas rotinas de skincare. Não é para menos, afinal elas são capazes de proporcionar muitos benefícios para a pele. Esse guia terá duas partes. Na primeira vou compartilhar com vocês, informações muito importantes sobre os cuidados necessários ao comprar sua argila. Na semana que vem, falaremos sobre os principais tipos e ainda teremos receitinhas! 😉

Afinal, o que é argila?

O termo argila corresponde aos minerais que apresentam tamanho inferior a 2 µm (micrometro) em uma rocha. Esses  minerais se formam durante longos períodos de tempo devido à degradação física gradual das rochas. E são encontrados na natureza, perto de rios, barrancos ou encostas. Então, os elementos de cada tipo de argila são específicos do local de origem – inclusive seus benefícios cosméticos. 

Muitas possuem ação bactericida, regeneradora e anti inflamatória para nossa pele, absorvendo as impurezas acumuladas no dia a dia. 

Guia de uso das argilas - Parte 1

Cuidado com a argila que você utiliza!

A argila utilizada na pele deve ter grau cosmético, ou seja, passar por um tratamento especial para que se evite a  contaminação do produto. Primeiramente, a argila é coletada da jazida, armazenada e transportada para um secador a fim de eliminar impurezas que possam influenciar sua qualidade. Após a secagem, a argila é moída e peneirada.

Na Use Orgânico você encontra marcas de argila que possuem certificação de pureza para uso na pele.

Argila e sustentabilidade

Outra questão importante sobre o uso de argila é a procedência do produto. Há muita extração de argila ilegal, que além de perigosa para a nossa saúde (uma vez que pode estar contaminada, inclusive com coliformes fecais), degradam o meio ambiente, provocando a destruição de ecossistemas.

Por isso, mais uma vez, é importante comprar de marcas sérias, que possuem responsabilidade na sua cadeia de produção. Na Use Orgânico, você encontra tudo isso.

Como utilizar a argila na sua rotina de beleza

A maneira mais prática é através das máscaras faciais. Você deve misturar o tipo de argila escolhido – de acordo com os seus objetivos – com água filtrada, água termal, hidrolato ou chá de sua preferência. A quantidade varia de acordo com o tamanho da área na qual você vai aplicar. Sua máscara deve ficar com uma textura mais densa. Não deve ficar muito líquida.

Aplique a máscara no rosto previamente limpo e não deixe a argila secar completamente. De vez em quando, borrife água para umedecer a máscara. Deixe-a agindo por cerca de 10 minutos e lave o seu rosto com água corrente. Para finalizar, você pode utilizar seu hidratante facial favorito e/ou protetor solar.

Na semana que vem, continuaremos com o nosso guia. Vou compartilhar as propriedades dos principais tipos de argila e receitinhas!

Comentários

Não tóxico

Não testado
em animais

Livre de
parabenos

Vegano

Gluten-Free