Beleza   |   20/12/2017   |   624 visualizações

Você já ouviu falar em no Poo e no Low Poo? Sabe para que servem?

Na matéria de hoje explicaremos o que significa esse termo com nome complicado, mas fique tranquila, vamos desvendar os termos sem mistérios.  Mas antes, responda a esse pequeno questionário:

  1. Você tem o hábito de cuidar dos seus cabelos?
  2. Você sabe quais são os componentes de um shampoo e quais são suas funções?

Ok, muitas mulheres não tem o costume de verificar a procedência dos produtos que usa e na correria do dia a dia, os tratamentos com os fios vão sendo esquecidos, não é mesmo?

Mas afinal? O que são esses termos?

No poo e low poo nada mais é que técnicas de lavagens muito utilizadas em mulheres que possuem cabelos cacheados.

Criada pela cabelereira americana Lorraine Massey, que tinha uma relação difícil com seu cabelo cacheado, ela teve a inspiração de lançar esses conceitos e de alguma forma não abandonar seus cachos por meio de alisamentos, decidindo aceitar as condições dos fios cacheados de uma forma mais saudável.

Certo! Agora que você já sabe que se trata de um método de deixar os cabelos cacheados e quimicamente tratados com mais qualidade e saúde, sem fazer uso de química, vamos agora adentrar um pouco mais no assunto.

Como começar com no poo/low poo?
Guia no Poo e Low Poo !

É muito importante para quem interesse em aderir esse método, ter consciência que terá que abrir mão de alguns produtos que se está acostumada a usar. Faz necessário preparar os fios removendo quaisquer resquícios de produtos químicos.

E quais são os principais produtos encontrados nos cosméticos para cabelos?

Derivados do petróleo: elemento muito utilizado em shampoos, tem a função de dar brilho e sedosidade aos fios, mas como são artificiais, acabam que formando uma película no fio deixando-o impermeável. Você pode encontrar nos rótulos com esses nomes: mineral oil, paraffinum liquidum, isoparaffinum, entre outros.

Sulfatos: são agentes mais agressivos com função de fazer “limpeza” dos fios, remove sujeira e acaba retirando a camada de sebo que protege o couro cabeludo. Sabe onde mais podemos encontrar o sulfato? Em Detergente de cozinha!!! Isso mesmo. Confira o rótulo e veja se você encontra algum desses nomes: Sodium Laureth Sulfate, Ammonium Lauryl Sulfate, Lauryl Sulfate, TEA lauril sulfate.

Esses são apenas uma pequena parte das centenas de ingredientes que compõem os principais produtos para tratar os cabelos, que faz com que você pense que são bons, quando na verdade não são!

Vamos às técnicas de no Poo !
Guia no Poo e Low Poo !

Para iniciar o método no poo que na tradução livre significa “nenhum shampoo”, nesse caso corta-se o uso de produtos que contenham o sulfato. Que pode estar escondido em shampoos, condicionadores, sprays de fixação. Fique de olho nos rótulos.

Essa rotina no poo pode-se tornar um estilo de vida para algumas mulheres, já que o uso do shampoo nessa técnica não é utilizado, usando apenas shampoos orgânicos e  condicionadores orgânicos que não contêm silicones insolúveis em água na sua fórmula.

Mas você deve estar se questionando, se somente o uso do condicionador orgânico é possível limpar os cabelos? E a resposta é SIM. Apenas com água e os agentes emolientes contidos nos condicionadores orgânicos, são suficientes para remover qualquer tipo de impurezas.

Vamos ao passo a passo:

  1. Lave seu cabelo com água.
  2. Aplique o condicionador sem nenhum dos ingredientes proibidos, e enxague.
  3. Prontinho! Estilo no-poo de vida!

Lembre-se!  A partir de agora todas as suas lavagens serão apenas com condicionadores orgânicos.

Vamos às técnicas de Low Poo!

Na tradução livre low poo significa algo como “pouco shampoo”, essa técnica prioriza o uso de produtos de limpeza mais leves, sem acabar com os nutrientes essenciais para a saúde dos fios.

O low poo não é diferente do no poo, você vai precisar lavar o cabelo com condicionadores, máscaras e leave-ins orgânicos liberados pela técnica e só.

Lembrando que para as duas técnicas, é preciso higienizar pentes e escovas para retirar qualquer resquício de produtos proibidos pelos métodos.

Receitas caseiras

Todo mundo gosta de uma receita caseira, que seja de fácil acesso e baratinha, vamos disponibilizar algumas receitas que você poderá fazer no conforto do seu lar. Vamos a elas:

  • Esfoliação com açúcar mascavo: uma ótima alternativa para limpar profundamente o couro cabeludo, a esfoliação traz esse benefício. Para fazê-la, basta misturar uma colher de sopa de açúcar mascavo com três colheres de sopa de condicionador (liberado).
  • Limpeza profunda com limão: essa fruta cítrica funciona como tônico para os fios, proporcionando limpeza, e para isso, misture o suco de um limão com a quantidade de condicionador (liberado) que irá usar na lavagem.
  • Shampoo natural: o bicarbonato de sódio tem propriedades de limpeza, funciona como um xampu antiresíduos, então, misture duas colheres de bicarbonato de sódio com 500 ml de água filtrada e só. Caso queira adicionar uma hidratação há mais, pode colocar umas gotinhas de óleo de origem vegetal.
  • Condicionador natural: o vinagre de maçã vai neutralizar a basicidade feito pelo bicarbonato, fechando as cutículas, para isso basta misturar uma parte de vinagre para quatro de água filtrada e só. Será o suficiente.

Segundo a agência internacional de pesquisa sobre câncer (IARC), o uso de produtos que contenham elementos químicos citados no início da matéria, podem trazer consequências para a saúde e para o meio ambiente.

Os benefícios desse estilo de vida são inúmeros, como por exemplo:

·         Cabelos mais naturais,

·         Livre de caspas,

·         Mais brilho,

·         Economia,

·         Menos frizz

·         E você ainda ajuda a contribuir com o meio ambiente.

Fique atenta ao que diz os rótulos dos produtos que você costuma comprar! Adote o uso de produtos orgânicos, pois estes são 100% livres de agentes periculosos a saúde!

Agora que você já conhece os benefícios e os conceitos da técnica low e no poo quem sabe pode começar a pensar a respeito, pois a saúde dos fios irá agradecer pela sua atitude e o planeta te recompensará com mais vantagens naturais e sustentáveis!

Grande abraço de toda a nossa equipe sustentável e orgânica!

#useorganico

Comentários

Não tóxico

Não testado
em animais

Livre de
parabenos

Vegano

Gluten-Free