Bem Estar Saúde Sustentabilidade   |   01/06/2021   |   1.14 Mil visualizações

Você já ouviu falar maravilhas sobre o coletor menstrual (também conhecido como copinho), várias das suas amigas usam, mas ainda tem dúvidas se é para você?

Então, este é o lugar certo! Fiz um pequeno guia prático para ajudá-la a começar a usar o coletor de maneira segura e confortável! 🙂

A cada ciclo menstrual, estima-se que uma  pessoa utilize, em média, dez absorventes descartáveis, o que equivale a um número entre 10 mil e 15 mil absorventes da puberdade até a menopausa. 

Guia Prático para começar a usar coletor menstrual
Ao utilizar o coletor menstrual temos a oportunidade de ressignificar nossa relação com o sangue menstrual. Além disso, é muito mais sustentável para meio ambiente.

Quais os benefícios do coletor?

O coletor menstrual é uma alternativa reutilizável aos absorventes descartáveis. Ele é feito de silicone hipoalergênico e pode ser usado sem troca até 12 horas, dependendo do seu fluxo menstrual.

Um dos principais benefícios do coletor é a manutenção de fluidos benéficos dentro da nossa vagina, não alterando a flora vaginal normal. Os absorventes internos costumam “sugar” esses fluidos.

Com o uso do coletor, podemos ter uma real noção do nosso fluxo. Os absorventes descartáveis transmitem uma falsa sensação de uma maior quantidade de sangue. Outro fator muito importante é que, com o uso do coletor, não há contato do sangue com o ar, desse modo, não ocorre a proliferação de bactérias que geram odores.

Sem contar que, os coletores são mais sustentáveis para o meio ambiente e para nosso bolso, uma vez que duram muitos anos.

Como usar coletor menstrual

A primeira coisa que não podemos esquecer é: cada corpo é único, somos anatomicamente diferentes, então, teremos que encontrar a nossa melhor maneira de utilizar o coletor (que pode ser diferente da maneira como a sua amiga utiliza, por exemplo)

Culturalmente, não somos estimuladas a conhecer o nosso corpo. Para inserir o coletor, vamos ter que mudar isso! No começo, pode ser um pouco estranho, mas é preciso entender que a menstruação faz parte de um processo natural e não é nojenta. 

Essa experiência pode ser uma excelente oportunidade de ressignificar sua relação com a menstruação e com seu ciclo como um todo. Te garanto que vale a pena! 😉

A forma de se colocar o coletor menstrual é muito diferente dos demais absorventes e por isso requer paciência na adaptação. É totalmente normal que esse processo leve alguns ciclos. 

Veja o passo a passo simples de como colocar e retirar o coletor:

  • Lave bem as mãos e higienize o coletor menstrual.
  • Procure uma posição confortável, que pode ser em pé, agachada ou sentada no vaso sanitário e, com os músculos relaxados, insira o coletor começando pela parte arredondada.
  • Coloque-o na direção horizontal.
  • Insira-o até que ele fique completamente dentro do canal vaginal. Depois de colocado, fica em posição mais baixa que um absorvente interno, o que facilita a remoção sem dificuldades.
  • Não é necessário retirá-lo para urinar ou evacuar.
  • Depois de um inetervalo que varia entre 6 e 12 horas (dependendo do seu fluxo) retire, lave e use novamente.
  • Para retirá-lo, lave as mãos e, durante o banho ou sentada no vaso sanitário, puxe o coletor menstrual pela haste até alcançar a base.
  • Aperte levemente a base e vire-a um pouco de lado para facilitar a entrada de ar e evitar a formação de vácuo.
  • Esvazie, lave com água e sabão neutro e insira novamente. Esse processo deve ser feito de 2 a 3 vezes ao dia conforme a intensidade do seu fluxo menstrual. Você pode usá-lo durante toda a noite, mas deve respeitar o máximo de 12 horas. Com o tempo, você vai perceber a frequência ideal que deve removê-lo.
  • Ao final de cada ciclo, é recomendável fervê-lo por 5 minutos.

Alguns tipos de coletor menstrual possuem uma espécie de cabinho, outros uma bolinha ou argola, para facilitar o manuseio e a retirada. Em caso de incômodo, essas partes podem ser cortadas para que o copinho se adapte melhor ao corpo feminino.

Para facilitar o momento de inserir o coletor, existem diversos modos possíveis de dobrá-los, você deve testar algumas até encontrar a mais confortável. No canal da Inciclo no Youtube é possível aprender várias formas de inserir o coletor.

Como higienizar o coletor menstrual?

O coletor deve ser lavado com água e sabão neutro a cada retirada e reintrodução vaginal num mesmo ciclo menstrual e sempre ser fervido no fim, para ser guardado em recipiente limpo e longe da exposição ao sol.

Não se deve usar panelas de alumínio, nem de teflon, pois elas soltam substâncias metálicas que podem danificar o silicone. Algumas marcas possuem panelas específicas para higienização, geralmente feitas de ágata. Por serem esmaltadas, são atóxicas e de baixíssima porosidade. A superfície é lisa, o que facilita a limpeza.

Gostou do nosso guia? Compartilha sua experiência com o coletor menstrual nos comentários! 🙂

Comentários

Não tóxico

Não testado
em animais

Livre de
parabenos

Vegano

Gluten-Free