Saúde   |   14/10/2018   |   1.5 Mil visualizações

A higiene pessoal é um dos momentos mais importantes de nosso dia a dia. Ela mantém a nossa beleza em dia, saúde e evita aqueles odores desagradáveis que afastam as pessoas de nós, não é?

Toda mulher leva esse momento muito a sério e não poderia ser diferente. Afinal de contas, é nele que damos a devida atenção para a pessoa mais importante de todas: nós mesmas!

Mas, saiba que não basta cuidar de si mesma se estiver escolhendo os produtos errados para este fim. Na verdade, se fizer isso, os resultados serão totalmente contrários ao que você deseja.

Quer ficar livre desse risco e realmente cuidar da sua higiene pessoal da forma correta? Veja neste post alternativas naturais para se ver livre dos produtos químicos e ter mais saúde. Confira!

1. Desodorante natural

O desodorante é um item indispensável para higiene pessoal e também para evitar os maus odores, causados pelo suor e pelas bactérias que se proliferam nele. Não importa para onde você vai, precisa usar esse produto e até carregá-lo em sua bolsa de um lado para outro.

O desodorante se torna ainda mais indispensável em épocas de calor, em que costumamos suar mais. Mas, mesmo no inverno e nas temperaturas mais baixas, não podemos deixar de usá-lo.

O que poucas pessoas sabem é que os desodorantes comuns são prejudiciais a saúde. Esse risco ao nosso organismo se dá através do alumínio, presente na maioria das fórmulas convencionais de desodorantes e antitranspirantes.

A única forma de ficar livre desses perigos é escolher um desodorante natural ou orgânico. Trata-se de um produto produzido com ingredientes encontrados na natureza e que não causam risco algum à nossa saúde.

2. Enxaguante bucal

O enxaguante bucal é um grande aliado da higiene pessoal. Esse produto é importante pois, mesmo com uma escovação completa, nem todas as impurezas e sujeiras são removidas de nossa boca. Além disso, os enxaguantes bucais são ótimas opções para combater a placa bacteriana, mau hálito e entre outros problemas.

Porém, os enxaguantes convencionais na verdade podem agredir o interior da nossa boca, devido aos ingredientes colocados em sua fórmula. Enxaguantes que contenham muito álcool, por exemplo, agridem a mucosa bucal, podem causar desconforto e até a proliferação de bactérias.

Sabendo que existem formas naturais de combater o mau hálito, como o óleo de melaleuca, por que não usá-las também no enxaguante bucal? Esses produtos naturais deixam o seu hálito mais fresco, boca e dentes mais limpos e tudo isso sem correr nenhum risco.

3. Esfoliante para o corpo
Higiene pessoal: 7 alternativas para evitar produtos químicos nos cuidados diários!

A nossa pele é o maior órgão do corpo humano e, por causa disso, está sujeita a inúmeros problemas, desafios e lesões. No corpo isso é visto com a descamação da pele, pele morta sobre a derme, células mortas e as impurezas do próprio ambiente.

Para quem quer manter a pele sempre linda e jovem, não pode deixar de usar esfoliantes corporais. Esses produtos ajudam na higiene pessoal, removendo todas as impurezas da pele e resíduos que comprometem a saúde e beleza da derme.

A única ressalva, no entanto, é para usar produtos naturais e não os químicos vendidos por aí. Alguns esfoliantes comuns levam petrolatos e outras substâncias químicas em suas fórmulas que, apesar de ajudarem na limpeza da pele, acabam por gerar sérias doenças com a utilização prolongada.

4. Hidratante corporal

Estamos na estação mais fria do ano e a nossa pele é quem mais sofre nessa época. O ressecamento e a descamação da pele são mais frequentes nesse período, mas também podem aparecer a qualquer momento.

O fato é que a hidratação do corpo é algo muito importante para a higiene pessoal e também à nossa saúde. Afinal de contas, só com a hidratação em dia é possível desfilar por aí com uma pele linda, jovem e muito atraente.

Por sorte, também existem hidratantes corporais naturais e orgânicos. Desta forma, você mantém sua pele sempre hidratada e radiante, mas sem utilizar de produtos químicos que acabam agravando o ressecamento e gerando sérias doenças de pele. Fique alerta!

5. Óleo para o corpo

Mais uma forma incrível de manter a sua pele em dia e evitar os problemas causados pelo ressecamento excessivo. Os óleos para o corpo podem ser usados como complemento da hidratação, para pegar aquela cor mais bronzeada, ou ainda como tratamento para alergias e irritações.

Mas é claro que a essa altura deste post você já entendeu que não pode usar qualquer óleo no seu corpo, não é? É exatamente isso!

Nada de pegar aqueles óleos comuns, vendidos em farmácias e supermercados. Preste muita atenção ao rótulo e aos ingredientes usados na fórmula do produto para evitar riscos desnecessários. E, claro, sempre que possível escolha opções naturais e compre em lojas especializadas para evitar problemas.

6. Pasta de dente natural
Higiene pessoal: 7 alternativas para evitar produtos químicos nos cuidados diários!

Você já deve saber da importância de escovar os dentes corretamente e cuidar da sua saúde bucal, não é? Na vida adulta nascem os dentes fixos, aqueles que ficarão até o fim da vida e que não serão mais repostos em nenhum momento.

Isso quer dizer que se não cuidarmos deles adequadamente, vamos enfrentar problemas bucais e estéticos no futuro. Então é melhor cuidar bem deles, iniciando com uma boa escovação e a escolha de um excelente creme dental.

E claro que não poderíamos deixar de citar os produtos naturais para esse fim, como as pastas de dente sem flúor, que além de mais eficazes também não agridem o esmalte do dente e nem a sua estrutura. Em outras palavras, realmente cuidam de seus dentes e de sua saúde bucal com você merece.

7. Sabonete corporal

E se estamos falando de higiene pessoal, sabonetes corporais não poderiam faltar nessa lista. Eles são muito usados durante o banho, como uma forma de remover as impurezas do corpo e trazer aquele maravilhoso perfume de banho recém-tomado.

E saiba que também existem sabonetes naturais para o corpo. Produzidos a partir de substâncias 100% naturais, livre de químicas e com aromas maravilhosos, são uma ótima escolha para quem quer dar aquele up na sua higiene pessoal e levar uma vida mais saudável.

A melhor parte é que você mesma pode fazer os seus sabonetes naturais, ou quem sabe comprá-los em uma loja especializada. Não há desculpas para não incluí-los em sua higiene pessoal hoje mesmo!

#useorganico

Comentários

Não tóxico

Não testado
em animais

Livre de
parabenos

Vegano

Gluten-Free