Saúde   |   17/05/2018   |   514 visualizações

Desfrutar de uma dieta equilibrada e saudável é um dilema difícil de resolver. Por um lado você tem uma rotina extremamente agitada, por outro o seu orçamento pode dificultar fazer escolhas saudáveis em todas as refeições.

Nessa hora só tem uma saída: criar uma horta doméstica e eliminar de vez as suas preocupações.

Não sabe por que criar um canteiro de vegetais e legumes em sua casa ou apartamento? Não se preocupe!

Veja neste post os motivos para ter uma horta em casa e como essa escolha pode mudar a sua vida, de uma vez por todas. Confira como essa simples decisão é capaz de afetar a sua saúde, da sua família e muito mais.

1. Aprenda a cuidar de sua saúde

A primeira grande vantagem de uma horta em casa é aprender a cuidar da sua saúde e de sua família, sem dúvida. Com a rotina agitada e diversos compromissos do dia, fica difícil ter certeza da procedência dos alimentos que está levando para dentro de sua casa.

Até mesmo algumas opções que se dizem orgânicas são recheadas de agrotóxicos e organismos geneticamente modificados. Isso sem esquecer os produtos industrializados, que são verdadeiros venenos para o nosso organismo.

Você até pode não perceber o impacto dessas escolhas ruins agora, mas com o passar do tempo a conta chega. Seu organismo fica debilitado, desenvolve doenças gravíssimas por causa dos produtos químicos e por aí vai.

A melhor forma de evitar essas dores de cabeça é cultivar o seu próprio alimento. Assim, além de contar com todo o charme de uma horta em casa, você ainda tem certeza da procedência das leguminosas e hortaliças.

Portanto, não deixe de criar uma mini horta na sua casa para fazer o plantio de legumes e vegetais. A sua saúde só tem a agradecer!

2. Colabora para aliviar o estresse
Horta doméstica: 5 motivos para ter uma em sua casa!

A nossa rotina está cada vez mais agitada e os compromissos não param de chegar. Trabalho, estudo, família, amigos, lazer, e a lista não tem fim.

É quase impossível atender a todas essas demandas e não se sentir cansada e estressada pelo menos uma vez na vida. Aliás, o estresse é uma das doenças mais comuns nesse século, justamente por essa vida tão corrida.

Ter uma horta doméstica é uma ótima oportunidade para se desligar do mundo e focar no seu canteiro por algumas horas. Esse espaço exige cuidados específicos para que as plantas cresçam de forma saudável, como rega, adubo, limpeza e etc.

Que tal dedicar esses momentos para você e à sua família. Engaje as crianças nessa brincadeira séria e mãos na terra!

Com certeza é uma ótima forma de renovar as suas energias, aliviar o estresse e colecionar períodos de qualidade ao redor de quem você ama. Em suma, trata-se de uma oportunidade imperdível para cuidar de sua saúde mental.

Então, aproveite essa chance e crie hoje mesmo uma horta em sua casa ou apartamento. Seu humor vai melhorar bastante depois disso, acredite!

3. Alimentos sempre disponíveis

É sexta-feira a noite, você está com uma preguiça gigante e, de repente, bate aquela fome. Você não está disposta para cozinhar tarde da noite. Logo, uma saladinha natural cairia muito bem, não é mesmo?

Mas você percebe que se esqueceu de fazer a feira da semana. Em outras palavras, não tem o que precisa para fazer aquela salada saborosa e rápida para aliviar a forme.

A única alternativa é ir até o supermercado, enfrentar uma fila gigantesca, trânsito e tudo mais para comprar comida. E olha que para encontrar opções saudáveis não é assim tão fácil, hein!

Se você tivesse uma horta doméstica a situação seria outra. Bastava ir até o quintal, ou varanda, e colher alguns vegetais e leguminosas. Em seguida, era só preparar a deliciosa salada e comer.

Viu como é muito mais prático e libertador ter uma horta em casa? Sendo assim, não deixe de criar esse espaço o quanto antes em sua casa ou apê.

4. Ajuda a fazer escolhas saudáveis
Horta doméstica: 5 motivos para ter uma em sua casa!

Lembra do exemplo da sexta a noite no item anterior? Você provavelmente iria resolver esse problema pedindo comida em casa, não é?

Mas o que tem de errado com isso? Tudo!

Você não conhece a procedência desses alimentos, não faria escolhas saudáveis e ainda ia consumir comidas que só fazem mal para você.

Com uma horta em casa tudo fica diferente, afinal você tem uma saída mais rápida para matar a fome e basta dar alguns passos para colher alimentos fresquinhos e totalmente orgânicos.

Para quem está tentando se engajar em uma dieta mais saudável, ter uma horta em casa pode ser determinante para mantê-lo nos eixos e evitar fugir da alimentação regrada.

Desta forma, não deixe de montar uma horta doméstica e recheá-la de produtos saudáveis e fáceis de preparar. Eles, com certeza, serão a sua salvação em momentos tentadores!

5. É uma ótima forma de economizar

Viver uma vida saudável não é muito fácil. Basta você olhar na prateleira do supermercado, na sessão de produtos orgânicos e vai entender do que estou falando.

Como são alimentos de origem artesanal, eles custam muito mais caro que as opções comuns e pouco saudáveis. Daí, você tem apenas duas opções: coloca a mão no bolso para fazer escolhas saudáveis, ou vai pelo mais barato e sacrifica a sua saúde.

Qual você prefere?

Mas não precisa ser sempre assim! Com uma horta doméstica o custo é muito inferior as compras no supermercado e você ainda pode desfrutar de uma dieta saudável.

Tudo o que você precisa fazer é montar esse espaço em seu quintal, comprar as sementes e plantar o que quiser. Assim, tanto a sua saúde como o seu bolso ficam felizes com essa escolha!

Agora você não tem mais desculpas para não entrar de cabeça em uma alimentação saudável e a falta de dinheiro não pode ser mais uma desculpa. Crie a sua horta hoje mesmo e desfrute de todos esses benefícios.

Gostou dessas vantagens de uma horta doméstica? Já tem um espaço verde em sua casa ou pretende criar um? Deixe os seus comentários abaixo!

#useorganico

Comentários

Não tóxico

Não testado
em animais

Livre de
parabenos

Vegano

Gluten-Free