A Use Orgânico realizou a primeira cobertura colaborativa das Feiras Bio Brazil Fair | Biofach| Naturaltech, maior evento de sustentabilidade da América Latina, que ocorreu no Pavilhão de Exposições do Anhembi, entre 5 a 8 de junho de 2019.
Junto com algumas marcas parceiras, convidamos um time de Criadoras de Conteúdo com foco em Beleza Consciente, Produtos Naturais, Orgânicos e Veganos, para apresentar para o público os principais lançamentos, dicas e tendências do setor. A cobertura é uma iniciativa da Use Orgânico em parceria com as jornalistas Marcela Rodrigues (do canal A Naturalissima), Nyle Ferrari (blogueira e autora do livro Beleza Natural), Karina Viega (Youtuber especializada em beleza natural e aromaterapia), além da publicitária e culinarista vegana Samanta Luz, da Influencer Fernanda Floret, autora do blog “Vestida de Mãe”, sobre maternidade e da Nanda Cury, que cria conteúdo sobre alimentação vegana crua e beleza consciente.
Além de entrevistar empreendedores, convidados e personalidades nossas Embaixadoras testaram produtos e lançamentos das marcas e palestraram ao longo das 120 horas de programação gratuita, agregando importantes reflexões para o público, ávido por insights de quem vivencia a cosmética natural no dia a dia é insider desse mercado.
Esta foi a maior edição já realizada do evento. No total, 672 empresas expositoras participaram das Feiras Bio Brazil Fair, Biofach e Natural Tech 2019, um crescimento de 33% com relação a 2018. O número de compradores também aumentou 21%. Foram quase 45 mil visitantes, do Brasil e do mundo. Com base nas rodadas de negócio realizadas durante o evento, a organização da feira estima que até o final do ano sejam concretizados mais de R$ 1 bilhão em vendas.
O sucesso do evento mostra o aumento no interesse por produtos orgânicos, naturais e veganos e os novos desafios para conquistar consumidores e empreendedores que buscam produtos mais naturais, orgânicos e veganos de qualidade.
Cresce a demanda (e a oferta) por Produtos Veganos
Dentre as tendências identificadas, vale destacar o aumento expressivo de produtos veganos na feira. Consumir itens livres de ingredientes de origem animal e de testes em animais deixou de ser um comportamento de nicho para se impor com uma força expressiva de mercado, alinhada com tendências mundiais, que indicam o crescimento global e nacional do veganismo. Este movimento impulsiona o mercado a se reinventar e a estar mais alinhado com valores como a ética, a transparência em todos os processos, além da preservação da saúde das pessoas, o respeito à vida dos animais e à Natureza.
Desde a alimentação até a cosmética, passando por produtos de limpeza, a palavra vegano estampava embalagens e rótulos, estando presente nas falas de consumidores, palestrantes e das marcas mais engajadas. Empreendedores e lojistas que buscam conquistar consumidores conscientes devem se aprofundar em conhecer o perfil desse público, que cresce a cada dia no Brasil e no mundo. Para Nanda Cury, uma das nossas embaixadoras veganas na feira, “O consumidor vegano é mais exigente e conectado, tem acesso à informações que possibilitam a identificação, a recusa e a denúncia do Greenwashing, praticado cada vez mais por grandes corporações que tem lançado linhas sem nada de origem animal e sem testes em animais, de olho em conquistar uma fatia desse mercado, mas por outro lado sem qualquer comprometimento ético com as demais práticas e linhas de produtos da empresa.”
No âmbito da cosmética natural, a jornalista Marcela Rodrigues, Embaixadora da Use Orgânico na feira, que palestrou sobre as principais tendências mundiais do mercado da beleza natural, destaca o minimalismo conectado a busca por cosméticos multifuncionais, sem gênero, como tendências importantes e que se conectam.
A beleza com abordagem holística, de dentro pra fora, pode incluir desde o uso de cristais ao resgate de rituais de beleza ancestrais. O uso de óleos essenciais na composição dos produtos possibilita benefícios estéticos e também ativa propriedades de Aromaterapia, outra tendência forte e cada vez mais presente nos lançamentos das marcas, seja na cosmética ou em itens como o AromaStick, um difusor pessoal de óleos essenciais, já disponível em nossa loja, importado com exclusividade pelo grupo Biouté, que também agrega as marcas de Cosméticos Naturais e Orgânicos Alva, Lafe’s , Benecos, You&Oil, entre outras.
No vídeo a seguir, primeiro da série com a cobertura da Use Orgânico, nossas Embaixadoras mostram os destaques da feira. Acompanhem os próximos posts para conferir os lançamentos das marcas parceiras, que apoiaram a nossa cobertura:
Agradecimentos a AhoeAloe, Almanati, Arte dos Aromas, Bioart, Biowash, Biozgreen, Cativa Naturaza, Elemento Mineral, Grupo Bioute, Organela, Souvie.
#useorganico