Inspiração   |   13/10/2017   |   143 visualizações

Imagine mochilas sendo produzidas com algodão cultivado em pequena escala, sem produtos químicos e o tingimento feito com materiais locais. Adicione ainda um tecido desenvolvido com folhas de abacaxi e trabalhado em teares tradicionais. Parece um sonho? Mas isso já existe em Bangladesh, uma das regiões do mundo que mais é palco de histórias sobre trabalho escravo.

Este trabalho é fruto da iniciativa da dupla Luke Swanson e Brooke McEver, que, incomodados com as péssimas condições trabalhistas no país asiático, criou a marca Tripty. A fabricante não só trabalha com práticas sustentáveis como também cria oportunidades dignas aos moradores locais.

Marca usa abacaxi para produzir mochilas de forma ética em Bangladesh

Tripty/Divulgação

Há pouco menos de quatro anos, o Rana Plaza, edifício de oito andares que abrigava um complexo de fábricas têxteis em Bangladesh, desabou – matando mais de mil pessoas e deixando mais de duas mil feridas. Nessa época, a dupla estava no local já pensando em criar a marca e o ocorrido só apressou o desenvolvimento do projeto.

Marca usa abacaxi para produzir mochilas de forma ética em Bangladesh

Tripty/Divulgação

A ideia ajuda comunidades locais. Agricultores confeccionam o tecido com folhas de abacaxi e algodão, o resultado é um material similar à lona. Já as mulheres fazem artesanalmente o revestimento das mochilas usando tecido dos sáris (traje muito utilizado pelas mulheres indianas), além de assumirem outras funções no processo.
Marca usa abacaxi para produzir mochilas de forma ética em Bangladesh

Confira o vídeo abaixo que mostra esse belo trabalho:

Quer saber mais sobre o projeto? Então clique aqui.

Fonte: Ciclovivo

#useorganico

Comentários

Não tóxico

Não testado
em animais

Livre de
parabenos

Vegano

Gluten-Free