Bem Estar Sustentabilidade | 07/02/2020 | 1.67 Mil visualizações
O Greenwashing: Marketing Verde Disfarçado de Sustentabilidade é real! E nos últimos anos, o debate a favor da preservação do ambiente e valorização da sustentabilidade tem se tornado cada vez mais presente em todos os setores comerciais, e com isso muitas empresas vêem a necessidade de rever seus produtos e serviços afim de se adequar a esse movimento ecológico. E você já parou pra se perguntar se o marketing verde disfarçado de sustentabilidade existe?
Porém, boa parte das empresas se aproveitam dessa “onda verde” para lucrar mais, sem se importar verdadeiramente com a causa e com os consumidores. Essa prática ecologicamente incorreta que usa o marketing verde para se promover enganando a população consumidora é chamada de Greenwashing.
O termo Greenwhashing foi publicado pela primeira vez em um artigo da revista New Scientist no ano de 1989 e quer dizer ‘’Lavagem Verde’’ ou ‘’Maquiagem Verde’’ e pode ser praticado por empresas públicas e privadas, ONGs e governos que promovem propagandas que se dizem sustentáveis e conscientes ecologicamente, mas que na verdade não são.
Cuidado com o greenwashing
“Mas então quer dizer que eu não posso confiar em tudo que se diz ecológico e sustentável?” Infelizmente é isso mesmo, não pode. É fundamental que você conheça as características dessa prática do Greenwashing para que possa fazer escolhas corretas.
7 Sinais para identificar o falso sustentável
Para que você não seja enganado, aprenda a identificar as principais estratégias utilizadas pelas empresas que não estão comprometidas com a responsabilidade ambiental:
O que fazer?
Fique sempre atento aos rótulos dos produtos que você deseja comprar para não cair no conto do Greewashing.
- Estude e Desvende os Selos;
- Busque informações detalhadas sobre a empresa;
- Não confie somente em palavras, exija provas concretas;
- Cobre as empresas e denuncie práticas abusivas aos canais de defesa do consumidor.
Agora que você já tem conhecimento sobre a prática do Marketing Verde Disfarçado de Sustentabilidade, ou Greenwashing, e consegue perceber os indícios do falso sustentável, exija das empresas as certificações ambientais e dados estatísticos que provam a preocupação com a preservação do meio ambiente, e compartilhe essas informações para que mais pessoas não caiam na onda do greenwashing e possam fazer escolhas verdadeiramente conscientes e sustentáveis.
Vamos juntos nessa?
Fonte: Idec.