Sustentabilidade   |   25/09/2017   |   151 visualizações

Olá, tudo bem?

Hoje nesse artigo falaremos sobre construções sustentáveis, ideias e materiais inovadores que ajudam o nosso meio ambiente. Essa prática é reconhecida pela construção civil e tem um papel fundamental para o planeta.

Com o objetivo de minimizar os impactos no ambiente que a construção civil traz, o conceito sustentável( de construções sustentáveis ) já faz arte da rotina de muitas empresas e pessoas interessadas.

Há diversos desafios, e aliar essa demanda com a criação de prédios e casas se faz necessário para o nosso próprio bem.

Então:

  • Como reduzir e usar melhor os recursos de uma forma inteligente e ecológica?
  • Como reduzir gastos?
  • E o mais importante, como preservar o meio ambiente na construção civil?

Conheça agora as 8 ideias e materiais mais inovadores que existem hoje na engenharia

  1. Telhado verde para a sustentabilidade

Telhado verde é uma das opções na promoção de uma construção sustentável, que consiste na aplicação de uma camada vegetal sobre uma base impermeável. É uma solução termoacústica, já que isola a passagem de calor, frio e até ruídos para o interior da construção.  Contribui na redução de gastos de energia, uma ótima alternativa de economia e ainda permite um visual lindo e diferente, com certeza vale a pena espalhar essa ideia nas comunidades.

  1. Painel solar

De que maneira poderíamos obter mais energia de forma sustentável? Essa é a proposta do painel solar, que se mostra uma alternativa que vem crescendo e ganhando cada vez mais lugar no mercado. O painel tem a função de captar a luz solar e transformá-la em eletricidade.

Deve ser instalado em telhados, porém, há algumas recomendações, vamos ver?

  • O painel deve estar livre de ventos e sombras, pois interfere diretamente na produtividade do produto;
  • Verificar se o telhado suporta o peso do painel;
  • E um item muito importante; é que deve existir uma boa circulação de ar no local onde vai ser instalado o painel solar, pois pode ter um superaquecimento das células.
  1. Coletor de água

A chuva é um recurso natural precioso e permitir o uso na construção civil de forma inteligente é unir o útil ao agradável. A reserva de água poderá ser usada na rega de jardins, lavagem de piso e carro. Só não é permitido para o consumo próprio. Temos a cultura de não sabermos aproveitar a água, há muito desperdício. E como bem é conhecido, a água pode acabar no planeta sim!

O coletor é usado de forma muito simples, que não requer muita engenharia e gastos. O retorno financeiro é resgatado muito rapidamente. É baseado por calhas e condutores que vão ser destinadas a um reservatório. Confere aí todo o procedimento:

  1. A água passa pela calha;
  2. Segue para o filtro;
  3. E por último, o armazenamento na cisterna.

Muito simples!

  1. Tijolo ecológico
    Novos materiais/ideias usados nas construções sustentáveis

Tijolo de isopor é uma novidade para a construção sustentável. São muito econômicos, chegando a 50% mais baratos que o convencional. Mas esse tipo na verdade, não é como isopor comum que se encontra em papelaria, mas é sim mais leve, econômico e sustentável.

Esse tipo de isopor serve de isolante térmico, perfeito para diminuir o calor. Por se tratar de um material de vida longa, não estraga facilmente e também não atrai insetos, muito comum em ambientes de construção.

  1. Casa sustentável

Um novo conceito na arquitetura tem a ver com uma casa sustentável, que pode ser até 25% mais barata e leva apenas poucos dias para ficar pronta.

Surgida na Europa, esse conceito chegou ao Brasil há pouco tempo. Necessita de apenas quatro funcionários para erguer, e em uma semana todo o alicerce está pronto. Garantimos que será um sucesso no bairro. Citaremos algumas das vantagens desse tipo de casa:

  • O material dessa casa é resistente a fogo, água e cupim;
  • É instalado um purificador que filtrar a água antes que ela chegue à torneira da residência;
  • Esse tipo de material pode suportar até tremores de 9 graus na escala Richter e ventos de até 300 km/h;
  • Possuem isolamento térmico e acústico, feitos a partir de espuma e fios de vidro por dentro e por fora, assim mantendo uma temperatura agradável dentro da casa tanto no frio quanto no calor.
  1. Jardim de pet
    Novos materiais/ideias usados nas construções sustentáveis

É um sistema de jardim vertical, que pode ser usado tanto na área externa quanto na interna. São arranjos naturais feitos de garrafas pets recicláveis, que podem ser instaladas nas paredes.  Uma ideia simples e rápida de ser feita. Esse sistema permite que as plantas e flores sejam regadas normalmente.

Confira também: Dicas de como cultivar plantas em apartamento !

  1. Móveis de papelão
    Novos materiais/ideias usados nas construções sustentáveis

Já pensou em mobiliar sua casa com móveis de papelão? Essa é uma estratégia moderna e sustentável que pode, inclusive, ficar muito bonita! Pois então, saiba que há cadeiras, bancos, mesas, estantes e muito mais, todos feitos de papelão. O papelão corrugado é utilizado nesse tipo de conceito, pois suporta até 200 kg sobre ele. Então não se preocupe, você pode sentar tranquilamente em sua cadeira de papelão.

  1. Iluminação natural

A iluminação artificial a partir de lâmpadas é o conceito mais conhecido no meio da construção civil. Mas para diminuir o impacto ao meio ambiente ideias como a iluminação natural veio para ficar.

Para utilizar bem a luz natural nos ambientes é preciso verificar o local destinado, observar à posição do sol, assim aproveitando ao máximo esse tipo de iluminação nos cômodos que vão necessitar de mais luz.

A construção civil é uma das que mais causam impacto no meio ambiente. No Brasil aproximadamente 35% de todos os materiais extraídos da natureza tais como: madeira, metais, areia e pedras são usados pela construção. E para diminuir esse impacto todo o conceito ecológico está ao nosso favor.

Vimos aqui nesse artigo, várias ideias e materiais com uma proposta a ter menos impacto no nosso planeta. A questão ambiental vem sendo debatida há muito tempo e em vários países no mundo. E são propostas que não tem um custo alto, pois o benefício será para todos, tanto para quem está aderindo, quanto para o meio ambiente.

Ficou surpreendido com tantas possibilidades? Você consegue implantar algum deles?

Sucesso!

#useorganico

Comentários

Não tóxico

Não testado
em animais

Livre de
parabenos

Vegano

Gluten-Free