Você já ouviu falar em argila medicinal? Já usou? Sabe quais são os benefícios que ela pode trazer? Acompanhe nossa matéria e fique por dentro dos diversos benefícios que se pode alcançar através do uso das argilas.
A argila é um elemento da natureza retirada do solo e que possui propriedades medicinais, ela tem o poder da cura, não é à toa que os índios utilizam muito as argilas como medicamento.
Esse mineral de rochas sedimentares é composto por grãos finos de silicatos de alumínio, junto com óxidos que vão lhe proporcionar diversas tonalidades e propriedade.
Por ser um mineral, é comum ser usados nas grandes indústrias como, por exemplo:
- Criação de louças
- Cerâmicas
- Objetos de decoração
Porém a argila vem sendo usada cada vez mais para tratamentos estéticos e alternativos, pois a cada dia descobrem-se novos benefícios do uso desse produto orgânico.
Componentes da argila
- Ferro
- Magnésio
- Manganês
- Silício
- Potássio
- Sódio
Mas afinal, para que serve?
Existem diversos benefícios da argila quando em contato com a pele, entre eles:
- Tem o poder de prevenir o envelhecimento natural,
- Limpar,
- Esfoliar,
- Amenizar manchas e etc.
- Também tem ação medicinal,
- Acalma inflamações,
- Ativa a circulação sanguínea,
- Melhora o viço e vitalidade da pele.
- Ajuda a prevenir os efeitos do tempo,
- Ajuda a tirar manchas superficiais.
- Ajuda ainda a acalmar inflamações e ativar a circulação,
- Melhora a vitalidade da pele.
Existem alguns tipos de argila, e cada uma possuí uma função diferente. Venha descobrir as indicações delas!
Argila branca
O uso dessa argila é aconselhado para peles sensíveis e desidratadas. Por ser da cor branca possuí um maior percentual de alumínio natural e o ph é próximo ao da pele. Tem função de clarear, absorver a oleosidade da pele sem prejudicar, também serve como cicatrizante e suavizante.
É mais indicada para a pele do rostos.
Argila vermelha
Rica em cobre e ferro naturais, essa argila serve para prevenir o envelhecimento da pele e hidrata-a ao mesmo tempo. Pode ser um auxiliar na perda de medidas.
Argila rosa
Feita da mistura da argila branca e vermelha, ela é muito indicada para pele sensível e delicada, pois é mais suave em relação às outras. Possuí ação cicatrizante, desinfetante e suavizante.
Argila verde
É a argila que possuí a maior diversidade de elementos, muito indicada para peles oleosas e com acne. Pois tem ação tonificante, adstringente, e estimulante. Além disso tudo, serve como analgésico e cicatrizante.
Argila cinza
Usada em peles oleosas e com manchas, na sua composição está presente o titânio, que ajuda ao combate as espinhas e cravos, além de ser um ótimo esfoliante. Ela é um antioxidante natural, essencial para retardar o envelhecimento da pele.
Argila marrom
Essa é uma argila difícil de encontrar, muito rara, isso é devido a sua pureza. É muito eficaz contra espinhas e tem ação de rejuvenescer a pele.
Argila preta
A mais nobre de todas, é encontrada também no formato de lama vulcânica. Essa argila preta é superindicada para fazer a desintoxicação da pele, especialmente em peles oleosas. Tem função anti-inflamatória e é capaz de ajudar a combater e prevenir o estresse, dado suas propriedades medicinais.
Argila dourada
A argila dourada tem função tonificante para a pele e é indicada para mulheres acima dos 60 anos, pois é onde a pele precisa de mais cuidados.
Cuidados básicos!
Caso for manusear a argila em casa, deve ser armazenada em embalagens limpas e bem fechadas. Para usá-la, basta adicionar água filtrada e misturar até que fique homogênea.
Vamos a uma receita?
Quem não gosta de uma receita simples e fácil de fazer em casa?
Para deixar a pele saudável não é preciso muito investimento. Vamos aqui mostrar uma receita para todos os tipos de pele e que você poderá fazer a qualquer momento.
Separe aí:
- 3 gotas de óleo essencial de sua preferência
- 10 gramas de hidratante facial
- Um pouco de água filtrada
- Argila rosa, o suficiente para dar liga
Ok, agora que já tem os ingredientes na mão, misture todos com cuidado até que virem uma pasta homogênea. Aplique imediatamente em todo o rosto, cuidando com a área dos olhos, a argila irá secar nesse momento, então é hora de relaxar, ler um livro ou assistir a um programa de televisão favorito. Deixe agir por 20 minutos e lave com bastante água.
Propriedades medicinais
Podemos classificar a argila em 3 principais camadas, para fins terapêuticos que são:
- A Absorção: a argila incha em contato com a água, tornando-se maleável, por conta disso age muito bem contra edemas, inchaços e inflamações.
- A Adsorção: a argila fixa as moléculas de elementos mais e menos grossos do meio externo para o interno. Esse fenômeno físico-químico está ligado na eliminação de toxinas no organismo.
- A libertação dos seus constituintes: tem efeito protetor e libertador de toxinas, principalmente nas mucosas digestivas.
Existe algum malefício?
A argila é um produto de origem vegetal, mas deve-se ter cuidados, cada pele exige uma atenção especial, nesse caso haverá um tipo de argila especial para seu caso.
- Pessoas que têm alergias a algum componente que faça parte da composição da argila, não deve fazer uso dela.
- Peles lesionadas não devem receber nenhum tipo de argila.
- Mulheres grávidas estão liberadas, para fazer o uso dela.
No início do tratamento com a argila pode ser que a pele fique um pouco ressecada, por isso é muito importante aliar com uma boa hidratação natural.
Antes e depois do uso da argila!
Depois do uso da argila, a pessoa sente a pele mais firme, elástica, desintoxicada, brilhosa e com poros mais fechados. Terá uma melhora significativa na circulação sanguínea, e em consequência disso, poderá diminuir o quadro de celulite e até mesmo da gordura localizada.
E você… já usou algum tipo de argila? Quais destas argilas você gostou ou tem a necessidade de usar?
Esperamos que tenha gostado da matéria sobre os benefícios desse elemento natural que é muito benéfico para a saúde da pele.
Grande abraço de toda nossa equipe orgânica e sustentável!
#useorganico