Sustentabilidade   |   07/11/2017   |   570 visualizações

Você sabe o que significa essa palavra Cruelty-free? Já ouviu falar? Faz alguma ideia? Pois então, hoje falaremos desse assunto com um conceito novo de consciência.

O que é?

A tradução significa “livre de crueldade”, que são produtos que não foram testados em animais.

Essa consciência vem cada vez mais sendo adquiridas por consumidores que não querem contribuir com testes de laboratórios em animais, que nada mais são do que cobaias, sem ter o direito de se defender.

O aumento da procura por esses produtos livre de crueldade vem se tornando maior dia após dia. O mercado da beleza orgânica em especial, vem se especializando em se adequar as normas que esse conceito exige.

Essas empresas têm como objetivo, orientar e informar aos seus clientes que seus produtos têm real comprometimento com o meio ambiente e também com a vida dos animais e dos humanos, não usando nenhum tipo de cobaia, ou gerando abuso e sofrimento aos mesmos.

Eis a questão! Responda uma pergunta:

  1. Você sabe identificar um produto Cruelty-free?

Existem “empresas cruelty-free”?

Claro, existem empresas especializadas em dar um fim nos testes em animais.  Não somente o produto é livre de crueldade, mas todos os ingredientes que estão na fórmula também são livres de agentes prejudiciais a vida.

Mas vamos a pergunta feita anteriormente, você conhece alguma empresa que atue dessa maneira? Por que é tão difícil encontrar? Vamos citar alguns pontos:

  • Muitas empresas não tem o comprometimento com seu público-alvo, não deixando transparecer sua procedência. Para um produto ser considera Crulty-free é preciso estar na lista do PETA, que é uma lista de empresas no qual os produtos estão devidamente dentro das regras;
  • Todo produto livre de crueldade deve conter o selo que garante que o produto não foi testado em animais e que também não possui nenhum componente de origem animal.
  • Se ainda você tiver alguma dúvida, poderá entrar em contato com o SAC da empresa e entender melhor como ela trabalha. Uma empresa séria e comprometida com seus ideais tem o dever de esclarecer todas as suas dúvidas

Conheça os principais animais que são frequentemente testados em laboratórios!

Os coelhos são testados para fins de produtos cosméticos, ao fim de cada experimento, o animal é sacrificado para análise dos efeitos das substâncias em seu organismo.

Já os roedores têm função da realização de testes em novos medicamentos, como: novas drogas para tratamento de patologias.

Informações sobre testes em animais

Os testes em animais são feitos para testar se determinada medicação funciona. Já que não é permitida a experiência em humanos, então, os animais fazem esse papel, onde opiniões divergem, já que é fundamental para alguns, crueldade para outros.

E você? Como interpreta essa questão?

A utilização de animais para testes, com fins cosméticos, vem trazendo a morte de vários animais e demonstra ser uma crueldade absurda! Se tivéssemos a coragem de nos colocar no lugar do animal, não teríamos a determinação de comprarmos batons e maquiagens ou outros cosméticos que fossem feitos com base no sofrimento de uma vida!

E com certeza você nem sequer consegue imaginar como esses animais sofrem… na verdade, partes deles são retiradas, muitas vezes, somente para criar um produto!

Vamos conhecer alguns ingredientes escondidos em produtos de beleza e que você não sabia que é de origem animal:

  1. Tutano de boi: usado para nutrir os cabelos;
  2. Carmim: é um corante extraído dos corpos secos de insetos com finalidade de dar pigmentação aos batons e outros produtos de maquiagem;
  3. Queratina: essa proteína encontrada em algumas partes de alguns animais, tem função de hidratação e reconstrução dos fios dos cabelos;
  4. Lanolina: substância serosa extraída da pele da ovelha, tem como agente promover hidratação na pele, unhas e cabelos;
  5. Ácido hialurônico: de origem aviária, esse ácido faz preenchimento de rugas e linhas de expressão.

Invista em Cosméticos Veganos

Cosméticos veganos entram na classificação Cruelty-free, já que não possuem rastros de origem animal e nem realizam testes laboratoriais nos bichinhos.

Talvez você pense que a variedade seja pouca, por ser um mercado em crescimento, mas aí você se engana. Hoje há inúmeros produtos, para todos os gostos, e vocé encontra na loja da Use Orgânico. Entre eles:

E muitas vezes esses produtos vêm com embalagens recicláveis, assim fazendo um bem tremendo para o meio ambiente, evitando também um maior acúmulo de lixo.

Além de todas essas informações, você sabia que esses produtos de origem animal podem causar alergia?

Diversas reações em sua pele podem ocorrer, devido ao excesso de produtos químicos adicionados. Mas você sabia que há sim a substituição desses ingredientes por produtos mais naturais e com 0% de agentes nocivos para tratamento da pele e dos cabelos?

Um exemplo disso é que o colágeno – que geralmente é utilizado na indústria do cosmético, pode ser substituído por proteína de soja ou até mesmo pelo óleo de amêndoas, e o melhor de tudo, dando excelentes resultados, porém, sem agredir o organismo por não conter substâncias prejudiciais.

Segue algumas substituições de ingredientes que podem ser feitas em sua rotina:

  • Tutano de boi por algas;
  • Queratina por óleo amla (fruta groselha proveniente mais comumente da índia);
  • Ácido Hialurônico por óleos vegetais;

Com certeza aqui nessa matéria, você pôde conferir sobre um novo conceito, onde a sensibilidade com os animais se torna de grande valor. O termo Cruelty-free visa livrar o sofrimento dos animais e faz com que criemos a consciência do extermínio da escravização desses indefesos para bens estéticos.

Agora que você já conhece esse terno, verificou de que forma é feita os testes, os principais animais; conheceu os ingredientes que estão nos rótulos e ainda entendeu que há sim a possibilidade de fazer substituições, sem perder a função e qualidade, opte por produtos orgânicos sempre e permita que os seres vivos viam felizes e em paz.

Trabalhemos todos para termos, em conjunto, um planeta mais saudável e consciente, estar engajado para isso, é o primeiro passo e se torna um grande  salto para transformarmos o mundo em algo melhor!

Vamos fazer nossa parte!

#useorganico

Comentários

Não tóxico

Não testado
em animais

Livre de
parabenos

Vegano

Gluten-Free