Sustentabilidade   |   25/11/2017   |   3.69 Mil visualizações

Olá leitor, tudo bem com você? Aqui nesse artigo, vamos falar um pouco sobre de que maneira podemos ajudar na preservação da água, um bem tão importante. Mas primeiro, vamos entender o conceito de água e seu valor para a vida.

Água é o elemento essencial para a vida e todo mundo já sabe. Nesse sentido, a escassez de água está se tornando uma realidade que só tende a crescer e o planeta terra necessita de mudanças, não podemos mais continuar com esse desperdício e falta de consciência.

96,5 % do planeta é coberto de água salgada, mas apenas 2,5% é de água doce. E para completar 69% de água doce disponível está nas geleiras.

Conscientização é o caminho para preservação da água, e de que forma podemos ajudar?

São ações simples do dia-dia, que todos nós cidadãos deveríamos tomar como hábito. Claro, que não depende somente disso, o Estado deve estar ao lado, alindo com programas de incentivos para que essa batalha da preservação seja conquistada por um trabalho coletivo.

O conceito de água e seus números reais já apresentamos, vamos para a prática?
O que você pode fazer para ajudar na preservação da água

Vamos pensar positivamente, pois nem tudo está perdido, toda a ação é difícil no começo, requer persistência e vontade. Mas tornando-se um hábito, precisamos sim, acreditar que cada atitude pode influenciar diretamente na preservação do líquido mais precioso do planeta, a ÁGUA!

Antes leitor, você pode responder três perguntas super-rápidas? Vamos testar seu nível de conscientização.

  1. De que forma você contribui para a preservação da água? Se sim, quais são as suas atitudes?
  2. Sua conta de água está muito alta?
  3. Sua conscientização é somente na sua casa, ou leva para seu ambiente de trabalho?

Reflita um pouco nesse momento e passe a ler as dicas que vamos passar agora, elas servem tanto para fazer na sua casa, como no ambiente de trabalho. São atitudes simples que não vão atrapalhar sua rotina corrida, pelo contrário, irão te ajudar ainda mais.

Dicas para fazer em sua casa!

  1. Feche a torneira

Feche a torneira na escovação dos dentes, durante a lavagem da louça suja, enquanto você se ensaboa no banho.

Faz sentido ver a água escorrer enquanto faz alguma dessas ações? Não. Então por que não iniciar pelo mais simples? Fechando somente o registro na hora do banho para passar o sabonete, já é uma economia de 70% no consumo de água durante 30 dias.

Sabe quanto litros são necessários para escovar os dentes? 500 ml de água em média, mas imagine quantos litros são desperdiçados fazendo a escovação com a torneira aberta?

Doze litros indo para o “lixo” e seu dinheiro também!

  1. Máquina de lavar consciente
    O que você pode fazer para ajudar na preservação da água

Responda esse questionário antes de entramos nesse ponto do consumo da máquina.

  • De quanto em quanto tempo você usa a máquina de lavar?
  • Você espera acumular roupa para usá-la?
  • Você utiliza a capacidade correta para a quantidade de roupa?

Então, se você responde respondeu não para alguma dessas perguntas, você certamente está fazendo errado e perdendo dinheiro. Vamos separar os itens mais relevantes na hora de usar a máquina de lavar.

  • Acumular roupa não é sinal de desleixo, e sim de economia. Lavar poucas peças não faz sentido, tanto para sua máquina quanto para o consumo de água. Escolha um dia da semana para isso, além de economizar água, vai economizar seu tempo e energia elétrica também, que por sinal, está um absurdo de cara.
  • Utilize sua máquina de lavar na capacidade total dela. A redução do número de lavagens pode economizar uma grande quantidade de volume de água, essa economia pode chegar a 240 litros por lavagem.

Ficou convencido? Depois de passar por esses números, acredito que você leitor vai repensar na sua próxima lavagem de roupa.

  1. Lavagem do seu carro

Sabemos que hoje já existem lavagens especiais para os carros, que utilizam o sistema ecológico e isso é superinteressante para os consumidores que tem essa consciência. Mas nem todo mundo tem acesso, outros por que não tem em sua cidade ou até mesmo tem pessoas que gostam de lavar seu próprio carro.

Ao lavar o carro, dê preferência ao balde e a esponja no lugar da mangueira, que é um grande vilão para o desperdício. A não ser que sua mangueira tenha o medidor de fluxo, na qual você controla a saída de água.

Se utilizar apenas 6 baldes, a economia chegará a cento e cinquenta litros por lavagem. Impressionante, não é mesmo?

  1. Água para as plantas

De que forma você rega suas plantas? Você sabia que pode usar água que já foi usada para regar suas plantinhas?

Vamos mostrar para vocês que é possível. Ao lavar frutas e verduras normalmente, você costuma as deixar de molho não é mesmo? Então, em vez de jogar fora essa água que ficou ali, aproveite e utilize nas suas plantas.

Claro, que o volume de água vai depender do seu estilo de vida, mas são esses pequenos detalhes que fazem a diferença. Quando se trata de economia com a água, nada é bobagem!

  1. Coletor

Para quem estiver com muita vontade de ser tornar um cidadão responsável e ecologicamente responsável, essa atitude que vamos mostrar, pode te levar a economizar muito. Criando um coletor de água da chuva, você pode armazenar esse líquido preciosíssimo na sua casa ou condomínio.

Um coletor pode chegar ao percentual 50% de economia no consumo. Com essa água armazenada, poderá regar o jardim, usar na limpeza de pátios e na limpeza de carros. Lembrando que a água da chuva não é recomendada para o consumo.

Chegamos ao fim das dicas de como você pode ajudar na preservação da água. Percebeu que são ações simples e totalmente praticáveis em seu lar e vida? Pense sempre em atividades que não desperdice a água e nem seu tempo.

Vamos pôr em prática?

O desafio é grande, mas não é impossível, aquela velha frase que diz: “e cada um fazer sua parte” não poderia melhor de encaixar aqui nesse artigo.

Contribua para o planeta que tanto contribuí para sua vida e saúde, vamos deixar as futuras gerações confortáveis e deixar o planeta “descansar” um pouco. Ele anda bastante sobrecarregado. Gostou do texto? Vamos começar esse processo espalhando essa ideia essencial a vida de todas as pessoas do mundo!

Compartilhe se você é a #favordavida e a #favordaágua!

#USEORGANICO

Comentários

Não tóxico

Não testado
em animais

Livre de
parabenos

Vegano

Gluten-Free