Bem Estar   |   01/02/2018   |   11.57 Mil visualizações

O Olíbano é  uma pequena árvore que cresce até seis metros de altura com abundantes folhas e flores brancas/rosa pálido, que produz em sua casca uma resina de goma.
O Óleo de Olíbano  é um óleo essencial extraído desta resina aromática dissolvida em álcool  para posterior destilação a vapor.

Historicamente o Óleo de Olíbano tem uso milenar em cerimônias religiosas. Foi ofertado para Jesus na manjedoura e ainda é usado como incenso nas igrejas até hoje para purificar e sacramentar rituais sacrossantos.

Óleos essenciais são polivalentes: desempenham funções no corpo, na mente e até no estado de espírito. Veja quais são as propriedades do Óleo de Olíbano:

1. Auxilia na redução do estresse e acalma as emoções

Ao ser inalado, leva a uma redução do ritmo cardíaco e atua na melhora da pressão arterial. Ainda tem propriedades ansiolíticas que agem na redução dos estados de depressão; porém, ao contrário das medicações para estes fins, não apresenta efeitos colaterais como sonolência (quando usado dentro de dosagens seguras).

2. Auxilia a função do sistema imunológico prevenindo doenças

Estudos demonstraram que o Óleo de Olíbano é capaz de aumentar a imunidade, auxiliando a eliminar bactérias patogênicas, vírus e até mesmo atuando contra alguns tipos de cânceres. Pode ser usado para combater formação de germes na pele e cavidade oral. Por isso muitas pessoas optam por usar o Óleo de Olíbano para prevenir e/ou aliviar de forma natural problemas de saúde bucal. Suas qualidades anti-sépticas podem ajudar a prevenir a gengivite, mau hálito, dores de dente, feridas na boca entre outras.

3. Astringente e atua contra germes e bactérias nocivas

O Óleo de Olíbano é um potente anti-séptico e desinfetante. É capaz de eliminar os germes de qualquer ambiente de forma natural e pode substituir produtos químicos de limpeza doméstica. No entanto por ser um óleo essencial nobre e relativamente mais caro, o uso mais proveitoso é em relação à saúde.

4. Atua na cura da derme e impede sinais de envelhecimento

O Óleo de Olíbano é capaz de fortalecer a pele e melhorar seu tom, elasticidade, auxiliar na barreira de proteção cutânea e até na melhora de manchas. Colabora na tonificação e rejuvenescimento, reduz a aparência de cicatrizes e acnes e também auxilia na cicatrização de feridas.
Ainda pode ajudar na melhora de  estrias, cicatrizes cirúrgicas ou manchas (por exemplo, melasma) e para uniformizar e hidratar a pele seca ou rachada.
Óleo de Olíbano - Seus Benefícios e Como Usar
6. Balancear os níveis hormonais

O óleo de olíbano reduz sintomas da TPM e menopausa ao equilibrar os níveis hormonais. Pode ajudar a aliviar dores, cólicas, constipação, dores de cabeça, ansiedade, náuseas e irritação. O óleo de olíbano também ajuda a regular a produção de estrogênio e pode reduzir o risco de desenvolvimento de tumores ou cistos em mulheres na pré menopausa.

7. Facilita a digestão

Óleo de Olíbano auxilia o sistema digestivo a desintoxicar efetivamente e ajuda a estimular movimentos intestinais, melhorando o esvaziamento gástrico, reduzindo dores estomacais e ajudando a aliviar enjoos.
Facilita a diurese ao auxiliar na drenagem do excesso de água do abdômen, que pode causar inchaço. Também pode aliviar dores abdominais relacionadas ao período menstrual. Atua acelerando a secreção das enzimas relacionadas à digestão como também auxilia a melhora da circulação – que é um processo base fundamental para uma boa saúde digestiva. 

Foram constatado benefícios na redução de sintomas de síndrome do intestino permeável (leaky gut syndrome), colite crônica, colite ulcerativa e doença de Crohn.

8. Age como auxiliar do sono

O Óleo de Olíbano auxilia na redução da ansiedade ou estresse crônico que podem deixá-lo(a) acordado(a) à noite. Tem aroma calmante e aterrador, bem suave, capaz de ajudar a adormecer. Este óleo essencial abre as vias respiratórias, permitindo ao corpo chegar a uma temperatura ideal para dormir e também pode eliminar dores musculares  que atrapalham o sono e o mantém acordado.

9. Auxilia na diminuição da dor e inflamações

Óleo de Olíbano pode inibir a produção de moléculas inflamatórias ligadas à doenças como artrite, asma, distúrbios intestinais dolorosos, entre outras condições.
É coadjuvante em conter processos degenerativos das cartilagens e também apresentou redução significativa processos inflamatórios do sistema nervoso, sendo portanto uma opção natural para tratamentos de quadros dolorosos relacionados a músculos, articulações e tendões.
Óleo de Olíbano - Seus Benefícios e Como Usar
Conheça agora algumas formas de uso do óleo essencial de olíbano

1. Banho de alívio do estresse

O Óleo de Olíbano traz tranquilidade, relaxamento e satisfação. Na banheira coloque até 7 gotas de olíbano para aliviar o estresse.
Durante o banho, com o chuveiro desligado, misture de três a cinco gotas do óleo em uma colher de sopa de um sabonete neutro, como este de Camomila, calêndula e aloe vera da Arte dos Aromas. Então, massageie delicadamente o corpo todo e logo após continue o banho.

Você também pode adicionar olíbano a um difusor de óleo para o combate da ansiedade e relaxar em qualquer ambiente. Algumas pessoas acreditam que a fragrância do incenso pode aumentar sua intuição e conexão espiritual. Para isso, acrescente três gotas em um difusor de aromas como estes da Hathas

2. Agente de higiene bucal

Por conta do poder anti-séptico o Óleo de Olíbano agrega benefício extra em todas as fases da higiene bucal.
Em produtos dentais 100% naturais, você pode acrescentar 1 gota do óleo para cada 10ml ou 10g de produto. Este óleo é perfeitamente seguro para uso na cavidade oral e ao adicioná-lo você pode prevenir problemas de saúde dentária como cáries, mau hálito, gengivites ou infecções.

3. Coadjuvante  anti-envelhecimento e anti rugas

O Óleo de Olíbano é um potente adstringente e ajuda a proteger as células da epiderme.
É útil para amenizar imperfeições cutâneas, poros dilatados e prevenir rugas, até mesmo dando efeito lifting à pele, atuando de forma natural contra os sinais de envelhecimento .

Pode ser usado em toda área em que a pele se torne flácida e sem viço. Misture seis gotas em um creme base neutro, como este da Arte dos Aromas. Apesar das medidas estarem em proporções seguras, existe a sensibilidade pessoal, portanto é importante testar antes de aplicar em toda região.

4. Cicatrizes, marcas de estrias e remédio para espinhas

O Óleo de Olíbano é valioso para cicatrizar feridas e é capaz de ajudar na prevenção e ainda na diminuição das já existentes. Também pode ajudar no clareamento de manchas escuras causadas por marcas de espinhas, inflamações da pele, eczemas ou melasma.

Use duas a três gotas em 10ml de óleo vegetal carreador ou 10g de creme neutro e aplique diretamente sobre a pele. Não use em feridas abertas, apenas em feridas que estão cicatrizando.

Precaução e segurança:

Não houve notas sobre efeitos colaterais. Não é tóxico, irritante ou sensibilizante, nas devidas dosagens de segurança. Porém o óleo essencial de olíbano não deve ser usado durante a gravidez, pois atua como emenagogo, ou seja, pode estimular a menstruação.

As dicas de uso aqui escritas estão dentro do padrão de segurança para este óleo essencial – não nos responsabilizamos pelo uso indevido.
Em caso de dúvida ou outros problemas de saúde mais graves, um aromaterapeuta deve ser consultado.

#useorganico

Comentários

Não tóxico

Não testado
em animais

Livre de
parabenos

Vegano

Gluten-Free