Saúde   |   23/02/2019   |   28.15 Mil visualizações

O que você vai ler aqui: Propriedades terapêuticas do óleo essencial de cravo; Como utilizá-lo.

O cravo-da-índia é um tempero indiano muito popular na culinária, mas na aromaterapia esse produto natural também tem o seu papel de destaque. O óleo essencial de cravo possui diversos benefícios à saúde, bem-estar e beleza.

Fator que tornou essa planta muito comum em lojas de produtos naturais e disponível em diversos formatos e soluções. Você ainda não conhece o óleo essencial de cravo e suas vantagens?

Veja neste post tudo o que você precisa saber sobre o óleo extraído do cravo, quando usá-lo e as melhores formas de incluí-lo em sua rotina. Leia este conteúdo agora mesmo e tire todas as suas dúvidas!

Para que serve o óleo essencial de cravo?

Óleo essencial de cravo: Entenda os benefícios e como usa-lo!

Em primeiro lugar, precisamos conhecer as propriedades do óleo essencial de cravo. São muitas as vantagens atribuídas a esse ingrediente e sua utilização vem desde a China Antiga, quando membros da corte de Han usavam o cravo para disfarçar o mau hálito e afastar a peste.

No mundo moderno os benefícios do cravo e seus óleos essenciais também não foram esquecidos, pelo contrário. É cada vez mais comum encontrar esse ingrediente em nossas casas, prateleiras de lojas e até mesmo em estabelecimentos de saúde.

Veja para que serve o óleo essencial de cravo, a seguir:

Alivia dores

O óleo essencial de cravo possui propriedades analgésicas e anti-inflamatórias, provenientes do eugenol. Graças a isso ele pode ser usado para combater diversas dores, como dor de dente, gengiva, dores nas articulações, dor de cabeça e etc.

Para o caso de dores provocadas por inflamação, o óleo essencial de cravo também é um ótimo aliado. Seu uso promove a extinção das bactérias responsáveis pela inflamação e ajudam na cicatrização do ferimento.

Combate fungos

A ação antifúngica do óleo de cravo também é outra característica importante desse produto natural. É um ótimo aliado para acabar com fungos e micro-organismos em ambientes e até mesmo sobre a pele.

O óleo de cravo também é usado para combater e amenizar os sintomas do pé de atleta, micoses, frieiras e outras doenças fúngicas. Também é comum encontrar esse ingrediente em medicamentos destinados a cura desse tipo de problema.

Você também pode usá-lo para combater mofo em ambientes, roupas, armários e outras regiões. Pode ser colocado em regiões fechadas justamente para evitar que esses fungos se proliferem.

Combate problemas respiratórios

Por ser um expectorante natural, o óleo essencial de cravo ajuda a expelir muco e fluídos que congestionam as vias respiratórias e causam problemas ao respirar. Algumas doenças respiratórias tratadas com óleo de cravo são: pneumonia, sinusite, tosse, asma, bronquite e outras.

O óleo de cravo pode ser usado nesses casos para remover o muco preso nas vias respiratórias e melhorar a respiração. Contudo, por combater fungos e bactérias, também é um ótimo aliado para minimizar as chances de irritações e alergias respiratórias.

Controla a diabetes

O óleo de cravo é um regulador natural do volume de açúcar no sangue, sendo muito indicado para as pessoas com diabetes. O seu consumo aumenta a resposta do organismo a insulina, que é a substância responsável por regular o nível de açúcar em nosso sangue.

Com o nível de insulina regulado no organismo e a produção equilibrada, todos os malefícios da diabetes são evitados.

Cura distúrbios digestivos

Diarreia, azia, náuseas e má digestão também podem ser amenizadas pelo óleo essencial de cravo-da-índia. Ele age diretamente no aparelho digestivo, aliviando o desconforto causado por esses problemas instantaneamente.

Estimula a concentração

O óleo de cravo estimula a concentração, o foco e dá mais energia para sua rotina diária. Por isso, também é muito usado em ambientes destinado a estudo e trabalho.

Reduz a acne

Quem sofre de acne e espinha também pode usar o óleo de cravo como cura. Por ter ação anti-inflamatória ele ajuda na cicatrização, regula a oleosidade da pele e diminui o aparecimento dessas úlceras.

Tratamento de lesões

O óleo de cravo também é comumente usado para o alívio de dor em lesões musculares. Geralmente é utilizado como massageador para aliviar a dor na região e combater o inchaço, mas sua propriedade analgésica é que cuida de reduzir a intensidade do desconforto.

Tratamento odontológico

Dores de dente, gengiva e cáries também podem ser tratadas a partir do óleo essencial de cravo. Por isso, é um produto muito comum no tratamento odontológico e caseiro de problemas bucais.

Também pode ser usado para controlar o mau hálito ou evitá-lo. O uso desse produto impede que as bactérias se formem na boca, que são as responsáveis pelo mau cheiro.

Reforça a imunidade

Para quem sofre com imunidade baixa pode contar com o óleo essencial de cravo. Ele aumenta as defesas do organismo contra diversas doenças, além de manter fungos e bactérias longe de você.

Efeito afrodisíaco

Algumas pesquisas e crendices populares consideram o óleo de cravo como afrodisíaco, sendo muito usado na culinária Indiana por sinal. Essa característica ajuda a aumentar a libido e também combater problemas como a ejaculação precoce e impotência sexual.

Como usar o óleo de cravo?

Óleo essencial de cravo: Entenda os benefícios e como usa-lo!

O óleo de cravo-da-índia pode ser encontrado em sua versão natural e super concentrada em lojas de produtos naturais. Dessa forma não é recomendado o seu consumo e nem a aplicação direta sobre a pele e mucosas.

Você pode diluí-lo em água ou algum óleo carreador para deixar a fórmula mais branda e evitar complicações. A partir daí pode usá-lo em uma almofada para cheirar, no caso de problemas respiratórios, colocá-lo em um ambiente como perfume ou ainda optar por difusores elétricos.

Outra opção para usar o óleo essencial de cravo é pingar algumas gotas em seu hidratante corporal ou creme de massagem. Ao fazer isso você pode usá-lo para combater e minimizar as dores nas articulações.

Já as pessoas que sofrem com doenças de pele causadas por fungos podem aplicar algumas gotas diretamente na área afetada. Contudo, procure orientações com um especialista para não exagerar na utilização do óleo de cravo.

Gostou de aprender mais sobre o óleo de cravo-da-índia, seus benefícios e como usá-lo em seu dia a dia? Então, compartilhe este post e ajude suas amigas a conhecerem esse produto natural maravilhoso e com diversos benefícios para nossa saúde.

#useorganico

Comentários

Não tóxico

Não testado
em animais

Livre de
parabenos

Vegano

Gluten-Free