Inspiração Saúde   |   23/05/2018   |   59 visualizações

Limão é uma fruta com benefícios incríveis para a saúde.
Quem já adotou tomar água morna com limão pela manhã?! Que equilibra o PH, fortalece o sistema imunológico entre tantos outros benefícios?

Agora queremos falar do óleo essencial de limão, que está presente na sua casca! Traz tantos ou mais benefícios do que consumir o suco: eles têm sido usados ​​na medicina ayurvédica para tratar um amplo espectro de condições de saúde por pelo menos 1.000 anos.

O limão que falaremos aqui é do tipo siciliano, diferente do nosso limão tahiti, verdinho – este tem uma cor amarela linda!

Óleo essencial de limão –  Citrus limon  é uma planta pertencente à família Rutaceae.

Pés de limão  são cultivados em países de todo o mundo, embora sejam nativoa da Ásia e acredita-se que foram trazidas para a Europa por volta de 200 dC.

Na América, marinheiros ingleses usavam limões no mar para se proteger do escorbuto e das condições causadas por infecções bacterianas.

Conheça os usos e benefícios do óleo essencial de limão siciliano:

1. Cuidados com a pele

O Óleo essencial de limão é um bom remédio para restaurar o brilho da pele opaca. É adstringente e desintoxicante na natureza e rejuvenesce a pele flácida ou cansada.

Suas propriedades anti-sépticas ajudam no tratamento de espinhas e várias outras doenças da pele. O limão também é recomendado para reduzir o excesso de óleo na pele.

IMPORTANTE: assim, como o uso da fruta é desaconselhável sob o sol, seu óleo essencial também é, caso queira tratar a pele com este óleo, o melhor horário é  a noite.

2. Atenua o estresse

Óleo essencial de limão é calmante por natureza, assim diminui a fadiga mental, cansaço, tonturas , ansiedade , nervosismo e tensão nervosa.

Tem a capacidade de refrescar a mente, criando uma mentalidade positiva e eliminando as emoções negativas.

A inalação deste óleo ajuda a aumentar a concentração e o estado de alerta. O óleo de limão pode, portanto, ser usado em difusor a vapor frio num ambiente corporativo.
Além de amenizar a apatia!

3. Funciona como agente antimicrobiano

Estudos mostram que o óleo essencial de limão funciona como um agente antimicrobiano natural por causa de dois compostos dominantes encontrados no óleo: limoneno e b-pineno.

Isso faz com que o óleo de limão seja uma ferramenta poderosa na limpeza e proteção de alimentos, porém também ajuda a neutralizar as bactérias presentes no ar, por isso é um óleo ideal para ambientes de trabalho, pois pode prevenir gripes e resfriados – além do controle de stress.

Para isso pingue 5 gotas do óleo no difusor a vapor frio 

4. Desinfetante Natural:

Quer se afastar do álcool e da água sanitária para desinfetar suas bancadas e limpar seu chuveiro mofado?

Adicionar 40 gotas de óleo de limão e 20 gotas de óleo de tea tree em um frasco de spray de 500ml
encha com água pura, mais uma colher de sopa de vinagre branco.

Este produto de limpeza natural pode ser usado para matar bactérias em sua casa, especialmente em lugares como sua cozinha e banheiro.

5. Fortalece o sistema imunológico

Este óleo tem um alto teor de vitamina C , o que o torna um ótimo estímulo para o sistema imunológico do corpo.

Além disso, estimula os glóbulos brancos, aumentando assim a sua capacidade de combater doenças. Este óleo também melhora a circulação sanguínea em todo o corpo.

Para apoiar o sistema imune, use 1 gota deste óleo essencial na sola de cada pé antes de dormir.

6. Trata distúrbios estomacais

Como o óleo essencial de limão é carminativo: tem ação contra gases-  pode ser usado no tratamento de vários problemas estomacais, incluindo indigestão, acidez , dores de estômago e câimbras.

7. Pode promover a perda de peso

O óleo essencial de limão pode ajudar  na quebra da gordura corporal e assim, perder peso

Como o óleo de grapefruit, um dos melhores óleos essenciais para perda de peso , o limão também contém d-limoneno, que é conhecido por ajudar a apoiar o seu metabolismo e limpar as glândulas linfáticas, o que pode ajudar na perda de peso.

Para massagens de drenagem linfática você pode usar até 3 gotas do óleo essencial diluído em 10ml de óleo vegetal ou creme base.

Mais uma vez é importante que não se exponha ao sol ao usá-lo. Programe suas massagens após as 17hrs.

8. Remove adesivos e chicletes

Adesivos e chicletes saem fácil com óleo essencial de limão. Basta pingar de 3 a 5 gotas do óleo no local afetado, espere agir de 5 a 10 minutos e remova tudo com um pano úmido.

9. Limpar Muco

Para ajudar a eliminar o muco e aliviar o congestionamento, inale o óleo de limão diretamente da garrafa ou  misture 2-3 gotas com meia colher de chá de óleo vegetal e aplique-o topicamente no peito e no nariz.

10. Aliviar náusea :

Para aliviar náuseas e reduzir vômitos, inalar óleo de limão diretamente da garrafa ou ainda 5 gotas  no aromatizador a vaporem ou misturar de 2–3 gotas com meia colher de chá de óleo de coco e aplicar topicamente nas têmporas, peito e nuca.

11. Suporte hepático:

Este óleo é valioso também para o fígado, pois como vimos ele pode quebrar gorduras e ainda desintoxica !
Para isso em 10ml/g de óleo carreador ou creme neutro pingue 3 gotas de óleo essencial de limão siciliano – aplique na região do fígado após as 18hrs já que é fototóxico.

PRECAUÇÕES

Óleo essencial de limão pode causar fotossensibilidade quando usado topicamente, por isso é importante evitar a luz solar direta até 12 horas após o uso dele.

O Óleo essencial de limão pode ser agressivo na pele  de algumas pessoas, então faça um teste no braço ou perna antes de usá-lo topicamente.

Apenas para ter certeza de que você não terá uma reação adversa. Ao usar óleo de limão deve ser diluído  com um óleo vegetal  ou creme neutro, especialmente em áreas sensíveis como o rosto.

#useorganico

Comentários

Bitnami