Bem Estar   |   09/12/2017   |   1.07 Mil visualizações

Você conhece os óleos essenciais? Saiba que esse elemento da natureza tem inúmeros benefícios e propriedades que só fazem bem a beleza e a saúde. Acompanhe nossa matéria e fique por dentro!

Os óleos essenciais são elementos lipossolúveis, isto é, são aquelas que são solúveis em gorduras. São compostos feitos a partir do interior das plantas como:

  • Folhas de eucaliptos
  • Gramíneas
  • Cedro
  • Flores, como jasmim
  • Cascas de frutas
  • Raízes

Embora sejam chamados de óleo, eles não são oleosos como se imagina. São elementos altamente concentrados, exigindo que sejam misturados com um óleo “carreador”, para diluição.

Um único óleo essencial pode conter mais de 100 tipos compostos, cada um apresentando propriedades e finalidades diferentes. Por isso o óleo pode ser usado para várias ações terapêuticas.

Como é extraído o óleo essencial?
Óleos essenciais: benefícios e propriedades

A maioria dos processos para transformação desses óleos, é feita através da destilação a vapor, uma técnica antiga e econômica. A matéria-prima é extraída das folhas e colocada em um recipiente com água destilada e a partir disso esse material é aquecido até chegar à ebulição, com o vapor da água, a substâncias são arrastadas até chegar ao condensador, onde irá resfriar e voltar ao seu estado inicial: Líquido.

Há outras técnicas, confira:

  • Extração
  • Prensagem mecânica
  • Extração com fluído supercrítico

Descubra os principais óleos essenciais e para que servem!

  1. Óleo Essencial de Anis: antisséptico, expectorante e estimulante, atua também como repelentes de insetos.
  2. Óleo Essencial de Café: usado em técnicas de massagem, na forma diluída atua como termogênico.
  3. Óleo Essencial de Coco: na área da cosmética natural para cabelos ressecados e peles ressecadas.
  4. Óleo Essencial de Lavanda: aromatizar ambientes, usados em perfumes e sabonetes orgânicos.
  5. Óleo Essencial de Laranja: antisséptico, calmante e sedativo.
  6. Óleo Essencial de Alecrim: antisséptico, analgésico e estimulante, para cosméticos serve para fortalecer o cabelo.
  7. Óleo Essencial de Melão: ótimo para massagens
  8. Óleo Essencial de Eucalipto: expectorante, cicatrizante, calmante e estimulante, e também atua como repelente de mosquitos.
  9. Óleo Essencial de Chocolate: atua como estimulante usado em imersão em clínicas estéticas e pode ser usado para auxiliar em massagens.
  10. Óleo Essencial de Canela: afrodisíaco.

Que situações e onde usar?
Óleos essenciais: benefícios e propriedades

O uso dos óleos essenciais tem finalidade terapêutica, então são diversos métodos de aplicação. Podendo ser através de inalação, que geralmente é para tratamentos ao aparelho respiratório, como asma e sinusite. Outro tipo de aplicação é por meio de banhos e compressas, com função relaxante.

Esses óleos servem para diversos fins, como:

  • Massagem,
  • Cremes para o rosto,
  • Argila terapêutica,
  • Todos os artifícios para fins estéticos.

Algumas técnicas são restritas somente a profissionais capacitados com curso de aromatologia.

Você sabia?

Pesquisas feitas pelo Instituto de Envelhecimento e Saúde do Hospital Geral de Newcastle, indicaram que o uso dos óleos essenciais tem um valor significativo no tratamento contra a doença de Alzheimer, podendo aliviar e melhorar os sintomas.

Vamos aos benefícios!
Óleos essenciais: benefícios e propriedades

  1. Combate às infecções: o óleo de Melissa por ter efeitos antimicrobianos auxilia para barrar as infecções.
  1. Pele saudável: os óleos podem ser usados como um tratamento natural para a pele. Ajudando a melhorar a cicatrização, problemas de acnes, só por meio dos produtos naturais. Que beleza!
  1. Combate à depressão: óleos que contenham propriedades antidepressivas e sedativas auxiliam diretamente no equilíbrio emocional da pessoa, consequentemente combatendo a depressão.
  1. TPM: dados da Nursing and Midwifery Studies, apontam que o óleo essencial pode combater os sintomas de TPM, um vilão na vida da mulher.
  1. Sistema linfático: com o auxílio das drenagens linfáticas, o uso de óleos essências torna-se um aliado. Já que a massagem proporciona um estímulo na circulação sanguínea, o óleo entra como regenerador das células e assim restabelece o equilíbrio do corpo e ainda de quebra, hidrata e rejuvenesce o aspecto da pele.

Aromaterapia

É uma terapia que tem por função estimular o sistema nervoso central através do uso dos óleos para tratar algum sintoma que o paciente esteja se queixando. Traz efeitos benéficos para quem está utilizando, como sensação de bem-estar, pois as moléculas da essência chega ao lóbulo olfativo, parte do cérebro responsável pelo olfato.

Quem pode usar?

O uso dos óleos essenciais é indicado para mulheres, homens, idosos e crianças, portanto, não há contraindicação, pois é um produto de origem vegetal, extraído de plantas.

Apenas em caso do uso em bebês, recomenda-se o uso de óleos mais suaves, pois eles são mais sensíveis. Em mulheres grávidas o cuidado é maior, alguns princípios ativos do óleo não são recomendados o uso, por isso é bom consultar um especialista em orgânico como nós, antes de efetuar sua compra!

Receita caseira

Todo mundo gosta de uma dica para que possamos fazer em casa não é mesmo?

Vamos passar uma receita simples e possível de fazer em casa, com o uso de cascas de frutas, como por exemplos: Limão e laranja, frutas ácidas que exalam um perfume maravilhoso e natural.

Para isso, basta colocar 1 litro de água para ferver, assim que a água estiver borbulhando jogue as cascas de alguma fruta cítrica de sua de preferência e deixe descansar em infusão. A função da água é: Extrair o óleo essencial da casca da fruta.

Essa receita é muito indicada para retirar aquele cheiro de gordura que fica na casa quando fritamos alguma coisa na cozinha. Uma ótima ideia também que serve para umidificar o ambiente em dias de tempo seco.

Sabe aquele cheiro de mofo que fica dentro dos armários e você não consegue tirar de jeito nenhum?

Saiba que o uso novamente de cascas secas de frutas cítricas ou de cravo é muito bom para amenizar esse cheiro. Basta fazer uma trouxinha desses ingredientes em um saquinho de tecido tipo sachê e deixar espalhado em armários, gavetas e até sapateira.

E você… já usou óleos essenciais? Quais destes óleos essenciais você gostou mais?

Esperamos que tenha gostado da matéria sobre os benefícios dos óleos essenciais. Qualquer dúvida, estamos à disposição!

Grande abraço de toda nossa equipe sustentável e orgânica!

#useorganico

Comentários