Saúde   |   02/02/2018   |   704 visualizações

Os óleos essenciais têm despertado a atenção de muitas pessoas, pois são ótimas opções para substituir produtos industrializados e melhorar muito a saúde de seus usuários.

Porém, a maior dúvida é como usar esse produto em seu dia a dia e obter o melhor efeito dessa mistura. Saiba que existem muitas possibilidades para incorporar essa opção 100% natural em sua rotina e, com certeza, os resultados serão maravilhosos.

Confira neste post duas formas incríveis para usar os óleos essenciais na sua pele ou na sua casa, escritório, etc. Conheça as dosagens corretas desse produto e como conseguir mais perfume e saúde com ele.

Óleos essenciais para a pele
Óleos essenciais: como usá-los ?

Os óleos podem ser usados para proteger a pele ou deixá-la mais bonita. Nesses casos, eles são diluídos em água ou outros óleos base, com o intuito de minimizar a irritação ou possíveis alergias.

Para melhores resultados recomenda-se consultar um aromaterapeuta experiente ou um farmacêutico. Esses profissionais poderão ajudá-lo a escolher o melhor produto e a composição adequada, de acordo com sua necessidade.

A utilização de óleos essenciais na pele é mais frequente nos seguintes casos:

Tratamento de espinhas

Alguns estudos comprovaram que os óleos essenciais ajudam a combater a acne e as espinhas. É o caso do óleo da árvore de chá, perfeito para combater e prevenir infecções na pele.

Para ter esse efeito, misture 5 gotas de óleo em uma colher de chá de Aloe Vera em gel ou pomada. Procure usar a babosa o mais pura possível para ter melhores resultados.

Em seguida, aplique sobre a região afetada com a ponta dos dedos, um algodão ou mesmo um cotonete.  A mistura pode ser preservada na geladeira por até uma semana e aplicada várias vezes durante esse período.

Para evitar queimaduras provenientes da Aloe Vera em contato com o Sol utilize essa composição à noite, antes de ir dormir ou após o banho combinado?

Antibiótico para lesões na pele

Pequenas feridas, picadas de insetos inflamadas e cortes podem ser curados, com a ajuda desses produtos naturais. Tudo graças às propriedades antibióticas e anti-inflamatórias dessas misturas. Você não sabe como usar os óleos essenciais em ferimentos?

Misture duas ou três gotas de óleo de lavanda, melaleuca, eucalipto ou hortelã-pimenta para cada colher de chá de uma base natural. Depois que a ferida parar de sangrar, limpe a região com água e sabão neutro e aplique a mistura.

Também é possível criar uma compressa e fixá-la junto ao ferimento para evitar o inchaço da região e combater futuros sangramentos. Só é preciso aumentar a dosagem da mistura e diluí-la em água morna destilada.

Combate a queimaduras

Você curtiu um final de semana incrível na praia, mas esqueceu do protetor solar natural e o pior aconteceu. Agora sua pele está bem vermelha e ardendo muito.

Os óleos essenciais são muito úteis como remédio natural para o combate a queimaduras. O melhor de tudo é que se trata de um medicamente 100% natural e muito fácil de fazer, veja só!

Misture óleo de lavanda, helichrysum ou de rosa em uma colher de chá de gel de Aloe Vera. Espalhe a mistura diretamente sobre a queimadura e faça aplicações diárias, até que a ardência e vermelhidão diminuam.

Outra opção é criar um Spray e borrifar a solução na queimadura. Nesse caso, misture um copo de suco de Aloe Vera com óleo de coco, vitamina E, e oito gotas dos óleos essenciais de lavanda, melaleuca e camomila romana. Coloque tudo dentro de uma garrafa Spray bem vedada e agite antes de usar.

Repelente natural

Os repelentes comuns, vendidos em farmácia, são carregados de toxinas e não possuem um cheiro muito agradável. Como alternativa você pode usar de uma mistura à base de óleos de essências para manter os insetos bem longe.

Para isso, adicione duas colheres de sopa de qualquer óleo base em um frasco e a mesma quantidade de hamamélis. Complete a mistura com cinquenta gotas de óleo de eucalipto limão e 10 gotas de lavanda, cedro e alecrim.

Reserve a mistura em uma pequena garrafa Spray e aplique sobre a pele. Lembre-se de agitar bem antes de usar para misturar todos os ingredientes e melhorar o efeito.

Você também pode colocar essa solução em um difusor e fixá-lo a uma janela para acabar com os insetos no quarto de seu filho, ou mesmo em outros cômodos da sua residência. Além de expulsar pernilongos, moscas e o Aedes Aegypti, sua casa ficará mais perfumada.

Perfumar e refrescar ambientes
Óleos essenciais: como usá-los ?

Os óleos naturais ficaram muito famosos por serem usados em ambientes como perfumes e refrescantes.

Afinal, produtos a base de óleos essenciais, possuem um perfume incrível e podem causar relaxamento, alívio do estresse e até mesmo melhorar o sono, sabia?

Confira algumas dicas sobre como usar óleos essenciais com essa finalidade:

Spray de cheiro e limpeza

Para quem adora um cheirinho de limpeza, mas quer fugir dos produtos tóxicos, essa é uma ótima opção. Além de ajudar na limpeza, os óleos essenciais não agridem a sua saúde, de seus familiares e bichinhos.

Pegue um copo com água e adicione vinagre ou hamamélis. Coloque de quinze a vinte gotas de seu óleo essencial favorito e complete com algumas gotas de detergente neutro para ajudar na limpeza pesada.

Você pode usar essa mistura para limpar superfícies de móveis ou vidros. Enquanto o produto evapora, o ambiente recebe um cheiro agradável que mantém a sensação de limpeza e frescor por mais tempo.

Bucha de algodão perfumada

Quer substituir a naftalina de seu dia a dia? Conheça uma opção mais cheirosa e menos perigosa para preservar suas roupas.

Adicione duas gotas de qualquer óleo essencial, um de sua preferência, em uma bucha de algodão. Enrole em um pedaço de pano pequeno, de modo a formar uma pequena trouxinha.

Basta deixar esse objeto dentro de armários, guarda-roupas, sapateiras e até mesmo dentro de fronhas e travesseiros. É uma ótima opção para evitar o mofo e o cheiro de roupas guardadas que ninguém gosta, não é mesmo?

Aplique essas sugestões em sua rotina doméstica ou mesmo no trabalho. Optar por óleos essenciais é uma excelente opção para manter sua saúde em dia e não agredir o meio ambiente. Experimente!

Tem mais sugestões sobre como usar os óleos essenciais? Deixe o seu comentário abaixo e compartilhe as suas misturas secretas!

#useorganico

Comentários

Não tóxico

Não testado
em animais

Livre de
parabenos

Vegano

Gluten-Free