Aromaterapia Sustentabilidade   |   11/05/2021   |   1.17 Mil visualizações

O que você vai ler aqui: qual a relação entre a produção de óleos essenciais e sustentabilidade? Como escolher um óleo essencial.

Não é segredo para ninguém que a gente adora usar óleos essenciais e tê-los por perto no nosso dia a dia.

Mas você já parou para pensar sobre o tanto de matéria vegetal necessária para a extração dessas maravilhas?

Os óleos essenciais são a parte mais concentrada da planta com a qual teremos contato. Para extrair um litro de óleo essencial de lavanda são necessários, em média, 300 quilos de flores. Ou seja, em cada vidrinho de 10 ml que chega em nossas casas, há aproximadamente 3 quilos de flores de lavanda!

Outros exemplos: para extrair 1 litro de óleo essencial alecrim são necessários 100 quilos de matéria vegetal; para o tea tree são necessários 70 quilos de planta; do gerânio, 500 quilos e para extrair 1 litro de óleo essencial de jasmim são necessários 1.000 quilos de flores!!!

Óleos Essenciais e Sustentabilidade
Para extração de 1litro de óleo essencial de lavanda, são necessários, em média, 300 quilos de flores.

A partir dessas informações, podemos começar a entender um dos fatores para a diferença de preço entre os diferentes tipos de óleos essenciais, uma vez que cada planta tem uma “produtividade” diferente.

Mas para além de entender a diferença de valor, essas informações são importantes para que a gente se relacione com os óleos essenciais de maneira sustentável e responsável. Ali, dentro do vidrinho âmbar, está um ser vivo e não um “remedinho natural” que podemos usar indiscriminadamente.

Quando nos damos conta da quantidade de matéria vegetal presente em cada gota, passamos a pensar melhor antes de usá-la. Eu honro cada gotinha de óleo essencial. Eu me relaciono com cada um desses seres vegetais em sua plenitude. Aprendo com eles. 

Com isso, não quero dizer que não devemos mais utilizar óleos essenciais, mas sim que  não podemos banalizá-los. Antes de escolher o melhor óleo essencial para comprar, tenha claro qual é o seu objetivo, pesquise as propriedades e as contraindicações (sim, alguns óleos essenciais possuem contraindicações!). Informação é fundamental para fazer uma escolha sustentável. 

Na loja virtual da Use Orgânico é possível encontrar muitas informações sobre os óleos essenciais disponíveis. Ali é um excelente lugar para pesquisar antes da sua escolha.

E não precisamos ter todos os óleos essenciais em casa! Eu sei que a empolgação é grande quando conhecemos todas as possibilidades da aromaterapia. Mas lembre-se: usamos gotinha por gotinha. Então, podemos ir adquirindo-os aos poucos. Essa pode ser uma forma excelente de realmente explorar todas as possibilidades de cada óleo essencial, pois quando passamos um tempo nos relacionando com apenas um óleo, podemos conhecê-lo profundamente e daí partir para outro. É uma ótima forma de estudo.

Então, fica combinado: a partir de hoje temos clareza sobre o quão concentrados são os óleos essenciais e sobre o quanto de matéria vegetal é necessária para sua extração. A partir de agora, usaremos com ainda mais responsabilidade e cuidado. Assim, é benéfico para a gente e para natureza! 😉

Comentários

Não tóxico

Não testado
em animais

Livre de
parabenos

Vegano

Gluten-Free