Inspiração Saúde   |   01/10/2018   |   101 visualizações

Na década de 90 surgiu nos Estados Unidos o movimento conhecido como Outubro Rosa, com o objetivo de estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente e tem o intuito de compartilhar informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização acerca da doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade. A campanha é simbolizada pelo famoso laço cor-de-rosa.

O câncer de mama está entre os tumores malignos que mais acometem mulheres em todo o mundo e também no Brasil – algo em torno de 25% da população feminina – ficando atrás apenas do câncer de pele. Ele geralmente costuma atingir mulheres a partir dos 35 anos de idade, sendo que seu risco aumenta consideravelmente partir dos 50 anos.

Pela relevância da doença o importante é, na realidade, ficarmos atentos a ela durante todos os outros meses do ano. No entanto, este mês é representativo para a causa, tornando-se especial e destacado dos demais. Além dos movimentos de conscientização, durante o mês de outubro diversas instituições disponibilizam exames gratuitos, a fim de encorajar as mulheres a realizá-los e tratar qualquer problema encontrado precocemente, visto que, nos estágios iniciais, o câncer de mama responde muito melhor às terapêuticas.

Sobre o câncer de mama

A doença surge quando uma mutação genética em alguma célula do tecido mamário causa a multiplicação desenfreada de células anormais. Tal proliferação forma um tumor que pode crescer muito rapidamente, mas também pode ter um curso lento.

Alguns fatores podem estar relacionados ao desenvolvimento da doença, como:

➡ histórico familiar de câncer de mama e/ou ovário, principalmente se em parente de primeiro grau com menos de 50 anos de idade;
➡ primeira menstruação antes dos 12 anos;
➡ menopausa tardia, ou seja, após os 55 anos;
➡ não ter tido filhos;
➡ não ter amamentado;
➡ primeira gestação após os 30 anos;
➡ história prévia de reposição hormonal, principalmente se por duração superior a cinco anos;
➡ sedentarismo;
➡ abuso de bebidas alcoólicas;
➡ exposições repetidas a radiações ionizantes, tais como raios-X;

➡ acúmulo de gordura na região abdominal de mulheres menopausadas (após a menopausa);

➡ uso de cosméticos com alumínio e parabenos. Estudos mostram que essas duas substâncias foram sido encontradas em células mamárias de pacientes com câncer. Embora a relação de causa e efeito não seja 100% comprovada, ou seja, não há prova concreta que ligue os antitranspirantes convencionais (com alumínio) ao câncer de mama, muitos pesquisadores insistem em afirmar que há perigos, sim, ao utilizar esses produtos.

Prevenindo o câncer de mama

Segundo o INCA, cerca de 30% dos casos dessa patologia podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis. Veja só alguns deles:

  • Praticar atividade física regularmente
  • Alimentar-se de forma saudável
  • Manter o peso corporal adequado
  • Evitar o consumo de bebidas alcoólicas
  • Amamentar
  • Uso de cosméticos livres de alumínio e parabenos, como os que você encontra aqui www.useorganico.com.br

Autoexame das mamas

Conhecer o próprio corpo está entre um dos cuidados fundamentais para identificar qualquer tipo de doença, inclusive o câncer de mama. Por isso, é aconselhável que as mulheres criem o hábito de palpar as mamas, prestando sempre bastante atenção no que é normal para elas e identificando quando há qualquer alteração. Esse autoexame deve ser feito pelo uma vez por mês, idealmente entre o 3º e 5º dias do ciclo menstrual. Além da pesquisa de nódulos, é importante avaliar a coloração da pele das mamas e se a mesma apresenta alterações de textura ou relevo. Outros sintomas que podem estar relacionados ao câncer de mama são alterações nos mamilos, presença de gânglios nas axilas ou no pescoço e saída de líquidos anormais das mamas. É claro que esses sinais também podem ser achados benignos, porém uma avaliação médica é essencial nessas situações.
Outubro Rosa e o Câncer de Mama

Outubro Rosa na Use Orgânico

Nós, da Use Orgânico, travamos uma luta diária para promover e distribuir saúde através de nossos produtos. Sabemos que, ao optar por um produto natural e orgânico, você estará deixando de lado uma série de substâncias químicas prejudiciais à sua saúde e potencialmente relacionadas ao desenvolvimento do câncer e de outras doenças.

Então, nada mais justo que incentivarmos e compartilharmos a importância desta data. Para isso, a Use Orgânico promoverá diversas ações especiais durante o mês de Outubro. Acompanhe nossas redes sociais e vista essa camisa você também!

#useorganico

Comentários

Bitnami