Beleza   |   31/10/2018   |   1.07 Mil visualizações

A pitanga, ou Eugenia Uniflora que é o nome científico da planta, é 100% brasileira e encontrada na Mata Atlântica e na Amazônia. É uma fruta muito comum na casa dos brasileiros, estando presente na maioria dos quintais e jardins.

Com cor avermelhada, daí veio o nome em tupi guarani, é agridoce e com um sabor azedinho que conquista até os paladares mais requintados. Você provavelmente já deve ter encontrado uma pitangueira por aí, nome dado à árvore de onde vem o fruto.

Mas já parou para pensar nos benefícios da pitanga para os cabelos e para nossa saúde? Se ainda não, você chegou ao conteúdo certo.

Veja neste post as vantagens promovidas pela pitanga nos cuidados com os fios e entenda porque inclui-la no seu dia a dia hoje mesmo. Acompanhe também algumas formas comuns de incorporá-la a sua rotina e dicas de como fazer um bom proveito dessa planta.

Leia este conteúdo agora mesmo e descubra todos os benefícios que a pitanga pode trazer para sua rotina e tire as suas dúvidas. Confira!

Hidrata os fios

A pitanga é rica em vitamina A que ajuda a hidratar os cabelos e também a pele. A hidratação promovida pela pitanga, ou extrato de suas folhas, mantém seus cabelos mais bonitos, saudáveis e hidratados.

Para quem sofre com cabelos secos, pode usar desse ingrediente natural para melhorar esse aspecto. Um aliado e tanto na hora de ter madeixas mais lindas, com balanço e sedosas.

Previne a queda
Quais os benefícios da pitanga para os cabelos e como usa-la?

O chá das folhas de pitanga ajuda a prevenir a queda dos cabelos, graças as suas propriedades restauradoras dos fios. O seu consumo ajuda a diminuir os sintomas da calvície em homens e mulheres, evitando a queda dos fios.

É claro que a queda de cabelo pode ter muitas causas, no entanto, a pitanga pode ser um agente natural para combater ou diminuir esses sintomas.

Controla a oleosidade

O extrato do fruto da pitanga pode ser usado para regular a oleosidade natural dos fios, que são responsáveis pelo ressecamento e descamação do couro cabeludo. Pessoas que sofrem com a caspa, portanto, podem usar da pitanga como aliada para renovar o couro cabeludo.

Além disso, suas propriedades anti-inflamatórias são úteis para combater infecções e problemas com bactérias. Mais um ponto para manter seu couro cabeludo saudável e contribuir para a beleza e saúde dos fios.

Fortalece e regenera

O extrato de pitanga possui muitos nutrientes essenciais para a saúde dos cabelos, como vitaminas A, B1, B2, B3 e C, sais minerais (ferro, cálcio e fósforo) e proteínas. Quando combinado com as propriedades da aloe vera, copaíba e cupuaçu ajuda a fortalecer e regenerar os fios.

Essas vantagens contribuem para que você tenha cabelos mais fortes e saudáveis, combatendo as pontas duplas, ressecamento e até a queda dos fios. Cabelos danificados por química também podem usar da pitanga para regenerar a saúde natural dos fios e combater os problemas do excesso de procedimentos.

Limpeza profunda

O último dos benefícios da pitanga para os cabelos é a higienização profunda promovida por essa planta 100% brasileira. As propriedades da pitanga removem todas as impurezas e sujeiras dos fios, sem agredir a estrutura dos cabelos.

É uma forma de manter suas madeixas limpas, sedosas e hidratadas sem nenhuma química e risco para sua saúde. Além é claro do perfume adorável da planta, um cheiro característico, agradável e refrescante.

Como usar a pitanga nos cuidados com os fios?
Quais os benefícios da pitanga para os cabelos e como usa-la?

Depois de ver todos esses benefícios da pitanga para os cabelos, com certeza você está ansiosa por experimentar esse produto natural, não é? E não é para menos, afinal existem muitas vantagens na utilização desse produto tanto para os cabelos como toda a sua saúde.

Mas, como é possível usar a pitanga nos cuidados com os fios? Veja as formas mais comuns desse ingrediente natural e descubra como usá-lo no seu dia a dia.

Chás de pitanga

Uma das formas mais usadas é o chá das folhas da pitanga que, como já vimos, serve para evitar a queda dos cabelos. Basta colocar algumas folhas da planta em uma panela, juntamente com água filtrada e deixar ferver por alguns minutos.

Na sequência você pode ingerir esse chá durante o dia, ou então fazer uma lavagem dos fios com esse líquido precioso. O chá é muito saboroso e tem muitas outras vantagens para nossa saúde, enquanto a lavagem dos fios também pode ser muito útil para resultados mais rápidos nas madeixas.

Óleo de pitanga

O óleo essencial de pitanga também é outra forma de incluir a fruta nos cuidados com o seu cabelo. Você pode colocar algumas gotas em seu shampoo, condicionador, finalizador ou creme de pentear.

Ao fazer isso, você automaticamente tem acesso a todos os benefícios da pitanga para os cabelos que vimos neste post e muito mais. Experimente incluir o óleo de pitanga nos tratamentos capilares que já usa e surpreenda-se com os resultados.

Shampoo natural

Para quem quer ter acesso a todas as vantagens da pitanga para os fios, ainda pode encontrar shampoos naturais a base da planta. Já pensou ter aquele cheirinho adorável da pitanga nos seus cabelos após o banho?

Vale ressaltar um destaque especial entre esses produtos: O shampoo sólido de pitanga da Cativa Natureza. Além de todos os benefícios da pitanga para os cabelos que vimos neste post, o produto da Cativa ainda rende até 40 lavagens.

Tratamentos capilares

Por fim, a pitanga ainda pode ser integrada a outros tratamentos capilares, tais como: tônicos capilares, géis multifuncionais, condicionadores, finalizadores, máscaras capilares, kits completos de tratamento, géis modeladores e muito mais.

Informe-se sobre os diversos tratamentos que incluem a pitanga e leve todos os benefícios dessa planta para o seu dia a dia através da saúde capilar. As suas madeixas agradecem e sua autoestima também.

Gostou de saber dos benefícios da pitanga para os cabelos? Aproveite para ver os produtos a base dessa planta em nossa Loja e leve essas vantagens para o seu dia a dia.

#useorganico

Comentários

Bitnami